[en] COMPETITIVE POSITIONING WITHIN THE STRATEGIC GROUPS OF THE BRAZILIAN PHARMACEUTICAL INDUSTRY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6991@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6991@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6991 |
Resumo: | [pt] Diferentemente de várias pesquisas que estudam as diferenças de desempenho somente entre grupos estratégicos para verificar as implicações nos resultados das empresas devido ao posicionamento estratégico adotado, este estudo tem por objetivo examinar tais diferenças não só entre, mas também dentro dos grupos estratégicos para responder à esta mesma questão. Utilizando um banco de dados com informações da indústria farmacêutica brasileira no período de 1999 a 2002, esta pesquisa toma por base o estudo de Miller e Dess sobre tipologias para identificar os grupamentos existentes e as estratégias relevantes neste segmento industrial, buscando relacionar o posicionamento competitivo utilizado pelas empresas ao desempenho observado. Os resultados obtidos sugerem que os melhores desempenhos pertencem aos grandes laboratórios estrangeiros que fabricam medicamentos de marca e que utilizam estratégias simultâneas de baixo custo e diferenciação em um escopo amplo de atuação de mercado. Estes resultados mostram ainda indícios de que a tipologia de Miller e Dess descreve o posicionamento estratégico das empresas dentro da indústria farmacêutica brasileira melhor do que a tipologia de Porter. Por fim, o estudo sugere que nenhuma empresa possui vantagem competitiva pelo fato de estar posicionada como principal, secundária ou solitária dentro dos grupos estratégicos desta indústria. |
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[en] COMPETITIVE POSITIONING WITHIN THE STRATEGIC GROUPS OF THE BRAZILIAN PHARMACEUTICAL INDUSTRY [pt] POSICIONAMENTO COMPETITIVO DENTRO DOS GRUPOS ESTRATÉGICOS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA [pt] ESTRATEGIA[pt] POSICIONAMENTO COMPETITIVO[pt] INDUSTRIA FARMACEUTICA[pt] GRUPO ESTRATEGICO[en] STRATEGY[en] COMPETITIVE POSITIONING[en] PHARMACEUTICAL INDUSTRY[en] STRATEGIC GROUP[pt] Diferentemente de várias pesquisas que estudam as diferenças de desempenho somente entre grupos estratégicos para verificar as implicações nos resultados das empresas devido ao posicionamento estratégico adotado, este estudo tem por objetivo examinar tais diferenças não só entre, mas também dentro dos grupos estratégicos para responder à esta mesma questão. Utilizando um banco de dados com informações da indústria farmacêutica brasileira no período de 1999 a 2002, esta pesquisa toma por base o estudo de Miller e Dess sobre tipologias para identificar os grupamentos existentes e as estratégias relevantes neste segmento industrial, buscando relacionar o posicionamento competitivo utilizado pelas empresas ao desempenho observado. Os resultados obtidos sugerem que os melhores desempenhos pertencem aos grandes laboratórios estrangeiros que fabricam medicamentos de marca e que utilizam estratégias simultâneas de baixo custo e diferenciação em um escopo amplo de atuação de mercado. Estes resultados mostram ainda indícios de que a tipologia de Miller e Dess descreve o posicionamento estratégico das empresas dentro da indústria farmacêutica brasileira melhor do que a tipologia de Porter. Por fim, o estudo sugere que nenhuma empresa possui vantagem competitiva pelo fato de estar posicionada como principal, secundária ou solitária dentro dos grupos estratégicos desta indústria.[en] Unlike many researches that study performance differences only among strategic groups to verify the implications on firms results due to their strategic positioning, this study aims to examine such differences not only among, but also within strategic groups in order to answer the same question. Using a database that contains information about the Brazilian pharmaceutical industry from 1999 to 2002, this research employs Miller and Dess study about typologies as a base to identify existing groups and their relevant strategies in this industrial sector, and to relate the competitive positioning of firms to their achieved performance. Obtained results suggest that the best performances belong to foreign giant laboratories that produce branded drugs and that simultaneously utilize low cost and differentiation strategies with a broad market orientation. Furthermore, the aforementioned attained results show strong indicia that Miller and Dess typology describes strategic positioning of firms within the Brazilian pharmaceutical industry better than Porter s typology does. Finally, this study suggests that no company has competitive advantage because of its positioning as a core, secondary or solitary firm within the strategic groups of this industry.MAXWELLJORGE FERREIRA DA SILVAAUGUSTO CESAR ARENARO E MELLO DIAS2005-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6991@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6991@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6991porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6991Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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