Competitive strategies and financial performance of consumer sector brazilian non cyclical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pletsch, Caroline Sulzbach
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Magro, Cristian Bau Dal, Silva, Alini da, Lavarda, Carlos Eduardo Facin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/82709
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a influência das estratégias competitivas de acordo com as tipologias de Miles e Snow no desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e quantitativa. A amostra é composta por 39 empresas do setor de consumo não-cíclico, listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2013, que possuíam todos os dados necessários para a realização deste estudo. Para a análise dos dados, foi aplicada a análise multivariada (ANOVA). Os resultados demonstraram que há relação entre as estratégias empresarias e as medidas de desempenho econômico-financeiro das empresas analisadas, apresentando significância nos indicadores de liquidez corrente e liquidez seca. As empresas categorizadas na estratégia analítica foram as que apresentaram maior média nos indicadores de liquidez corrente e liquidez seca. Assim, pode-se inferir que empresas que mantem um equilíbrio entre estratégia prospectora (dinâmica) e defensiva (estável) tem a tendência de apresentar maiores índices de liquidez.
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spelling Competitive strategies and financial performance of consumer sector brazilian non cyclicalESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS BRASILEIRASCompetitive StrategiesTypologies of Miles and SnowFinancial performance.Estratégias CompetitivasTipologias de Miles e SnowDesempenho econômico-financeiro.Este estudo teve como objetivo analisar a influência das estratégias competitivas de acordo com as tipologias de Miles e Snow no desempenho econômico-financeiro de empresas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e quantitativa. A amostra é composta por 39 empresas do setor de consumo não-cíclico, listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2013, que possuíam todos os dados necessários para a realização deste estudo. Para a análise dos dados, foi aplicada a análise multivariada (ANOVA). Os resultados demonstraram que há relação entre as estratégias empresarias e as medidas de desempenho econômico-financeiro das empresas analisadas, apresentando significância nos indicadores de liquidez corrente e liquidez seca. As empresas categorizadas na estratégia analítica foram as que apresentaram maior média nos indicadores de liquidez corrente e liquidez seca. Assim, pode-se inferir que empresas que mantem um equilíbrio entre estratégia prospectora (dinâmica) e defensiva (estável) tem a tendência de apresentar maiores índices de liquidez.This study aimed to analyze to what extent the competitive strategies, according to the typology of Miles and Snow, explain the financial performance of Brazilian companies in the non-cyclical consumer sector. The sample consists of 39 companies in the non-cyclical consumer sector, listed on BM & FBOVESPA, in the 2013 period, which had all the data necessary for the research. For data analysis, we used the nonparametric Kruskal-Wallis. It concludes that the business strategies partly explain the economic and financial performance measures of the analyzed companies, with significance in profitability indicators in equity and current liquidity. Companies that adopt prospector strategy, tend to get higher returns on equity, and those who adopt analytical strategy may have better indicator of current liquidity. On the other hand, companies with reactive strategy tend to have less performance than return on equity and current liquidity.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/8270910.11606/rco.v9i25.82709Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 9 No. 25 (2015); 16-30Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 9 Núm. 25 (2015); 16-30Revista de Contabilidade e Organizações; v. 9 n. 25 (2015); 16-301982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/82709/107579https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/82709/146312Copyright (c) 2015 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPletsch, Caroline SulzbachMagro, Cristian Bau DalSilva, Alini daLavarda, Carlos Eduardo Facin2020-06-25T13:36:40Zoai:revistas.usp.br:article/82709Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:40Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
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