[pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CECILIA MARIA MARAFELLI
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21695
Resumo: [pt] O presente trabalho está situado em um contexto mais amplo, o das pesquisas que investigam instituições educacionais que alcançam resultados positivos em avaliações oficiais, sejam elas do setor público ou do setor privado. É um recorte de outra pesquisa mais ampla, intitulada Contextos institucionais e a construção da qualidade do ensino na educação básica e que vem sendo desenvolvida desde 2009 pelo SOCED – Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. Foi utilizado material empírico derivado de um survey composto de distintos questionários aplicados aos pais, alunos e professores, de dez escolas, quatro públicas municipais e seis do setor privado na cidade do Rio de Janeiro. Do questionário respondido pelos professores foi obtida a maior parte dos dados utilizados. A pesquisa objetivou investigar o papel do professor nesse universo a partir da análise de dados como o nível socioeconômico, condições de trabalho, trajetórias profissionais, práticas pedagógicas, visões e expectativas acerca dos alunos. Foi estabelecida uma comparação entre as escolas de melhores resultados dentro do conjunto investigado, uma pública e uma do sistema privado, buscando identificar as características dos professores e de suas práticas que produzem bons desempenhos discentes, independentemente das diferenças entre os subsistemas escolares em que estejam inseridos. Com base no material empírico produzido, levantamos algumas hipóteses sobre o efeito-professor na produção de trajetórias escolares de sucesso.
id PUC_RIO-1_f7c09efcfc9f5928efb0e77b4be92a84
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:21695
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO[en] EFFECT-TEACHER?: A STUDY OF TEACHERS PROFILE IN PUBLIC AND PRIVATE SECTORS[pt] SOCIOLOGIA DA EDUCACAO[pt] SETORES PUBLICO E PRIVADO[pt] EFEITO-PROFESSOR[pt] PERFIL DOCENTE[pt] ESCOLAS DE SUCESSO[en] SOCIOLOGY OF EDUCATION[pt] O presente trabalho está situado em um contexto mais amplo, o das pesquisas que investigam instituições educacionais que alcançam resultados positivos em avaliações oficiais, sejam elas do setor público ou do setor privado. É um recorte de outra pesquisa mais ampla, intitulada Contextos institucionais e a construção da qualidade do ensino na educação básica e que vem sendo desenvolvida desde 2009 pelo SOCED – Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. Foi utilizado material empírico derivado de um survey composto de distintos questionários aplicados aos pais, alunos e professores, de dez escolas, quatro públicas municipais e seis do setor privado na cidade do Rio de Janeiro. Do questionário respondido pelos professores foi obtida a maior parte dos dados utilizados. A pesquisa objetivou investigar o papel do professor nesse universo a partir da análise de dados como o nível socioeconômico, condições de trabalho, trajetórias profissionais, práticas pedagógicas, visões e expectativas acerca dos alunos. Foi estabelecida uma comparação entre as escolas de melhores resultados dentro do conjunto investigado, uma pública e uma do sistema privado, buscando identificar as características dos professores e de suas práticas que produzem bons desempenhos discentes, independentemente das diferenças entre os subsistemas escolares em que estejam inseridos. Com base no material empírico produzido, levantamos algumas hipóteses sobre o efeito-professor na produção de trajetórias escolares de sucesso.[en] This research is a cutting from a broader research, entitled Institutional Contexts and the Construction of Teaching Quality in Basic Education and that has been developed since 2009 by SOCED - Group Research in Sociology of Education. We used empirical data derived from a survey composed of separate questionnaires to parents, students and teachers from ten schools, four public and six local private sector in the city of Rio de Janeiro. From questionnaire answered by teachers was obtained most of the data. The study investigated the role of the teacher in this universe from the analysis of data such as socioeconomic status, working conditions, career paths, pedagogical practices, visions and expectations about the students. We established a comparison between the best performing schools within the set investigated, one public and one private system, seeking to identify the characteristics of teachers and their practices that produce good performances students, regardless of the differences between the subsystems that are embedded in school. Based on empirical material produced, we raise some hypotheses about the teacher-effect in the production of well succeed school trajectories.MAXWELLZAIA BRANDAOCECILIA MARIA MARAFELLI2013-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21695porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21695Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-02-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
[en] EFFECT-TEACHER?: A STUDY OF TEACHERS PROFILE IN PUBLIC AND PRIVATE SECTORS
title [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
spellingShingle [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
CECILIA MARIA MARAFELLI
[pt] SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
[pt] SETORES PUBLICO E PRIVADO
[pt] EFEITO-PROFESSOR
[pt] PERFIL DOCENTE
[pt] ESCOLAS DE SUCESSO
[en] SOCIOLOGY OF EDUCATION
title_short [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
title_full [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
title_fullStr [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
title_full_unstemmed [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
title_sort [pt] EFEITO-PROFESSOR?: UM ESTUDO SOBRE PERFIS DOCENTES NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
author CECILIA MARIA MARAFELLI
author_facet CECILIA MARIA MARAFELLI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ZAIA BRANDAO
dc.contributor.author.fl_str_mv CECILIA MARIA MARAFELLI
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
[pt] SETORES PUBLICO E PRIVADO
[pt] EFEITO-PROFESSOR
[pt] PERFIL DOCENTE
[pt] ESCOLAS DE SUCESSO
[en] SOCIOLOGY OF EDUCATION
topic [pt] SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
[pt] SETORES PUBLICO E PRIVADO
[pt] EFEITO-PROFESSOR
[pt] PERFIL DOCENTE
[pt] ESCOLAS DE SUCESSO
[en] SOCIOLOGY OF EDUCATION
description [pt] O presente trabalho está situado em um contexto mais amplo, o das pesquisas que investigam instituições educacionais que alcançam resultados positivos em avaliações oficiais, sejam elas do setor público ou do setor privado. É um recorte de outra pesquisa mais ampla, intitulada Contextos institucionais e a construção da qualidade do ensino na educação básica e que vem sendo desenvolvida desde 2009 pelo SOCED – Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. Foi utilizado material empírico derivado de um survey composto de distintos questionários aplicados aos pais, alunos e professores, de dez escolas, quatro públicas municipais e seis do setor privado na cidade do Rio de Janeiro. Do questionário respondido pelos professores foi obtida a maior parte dos dados utilizados. A pesquisa objetivou investigar o papel do professor nesse universo a partir da análise de dados como o nível socioeconômico, condições de trabalho, trajetórias profissionais, práticas pedagógicas, visões e expectativas acerca dos alunos. Foi estabelecida uma comparação entre as escolas de melhores resultados dentro do conjunto investigado, uma pública e uma do sistema privado, buscando identificar as características dos professores e de suas práticas que produzem bons desempenhos discentes, independentemente das diferenças entre os subsistemas escolares em que estejam inseridos. Com base no material empírico produzido, levantamos algumas hipóteses sobre o efeito-professor na produção de trajetórias escolares de sucesso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21695
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21695@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822586127745024