[pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BHEATRIX BIENEMANN FAVERO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34139
Resumo: [pt] Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pela prática científica ao mundo nos últimos anos, os profissionais e estudantes da Psicologia ainda se mostram resistentes ao uso do método científico na área. As origens de tais objeções e as variáveis que as influenciam ainda são incertas, fazendo-se necessário estudos que busquem investiga-las. A ideia principal apresentada neste estudo é a de que as concepções de ciência e método científico entre os profissionais e estudantes brasileiros de Psicologia são insuficientes. Para se testar as hipóteses derivadas dessa ideia, buscou-se avaliar essas concepções por meio de duas perguntas abertas sobre o tema e um questionário sociodemográfico. A amostra de respondentes ficou composta por 791 pessoas, estudantes (n = 407) e profissionais (n = 384) de todo Brasil, com idades entre 17 a 67 anos (M = 29,07; DP = 9,02), sendo 68,5 por cento do sexo feminino. As respostas foram analisadas por meio da Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondências, com o auxílio da interface IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os participantes possuem concepções muito diversas em relação à ciência e ao método científico, predominando a noção de que a ciência é um método de aquisição de conhecimento, porém sem entrar em muitos detalhes sobre como se dá o funcionamento desse método. Ressalta-se a importância de um aprendizado aprofundado sobre metodologia científica nos cursos de Psicologia.
id PUC_RIO-1_fbd658b46081fffa69f32980b3af65e0
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34139
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA [en] PSYCHOLOGY PROFESSIONALS AND STUDENT S CONCEPTIONS ABOUT SCIENCE AND SCIENTIFIC METHOD [pt] EPISTEMOLOGIA[pt] IRAMUTEQ[pt] ANALISE TEXTUAL[pt] ANALISE DE CONTEUDO[pt] METODOLOGIA[en] EPISTEMOLOGY[en] IRAMUTEQ[en] TEXTUAL ANALYSIS[en] CONTENT ANALYSIS[en] METHODOLOGY[pt] Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pela prática científica ao mundo nos últimos anos, os profissionais e estudantes da Psicologia ainda se mostram resistentes ao uso do método científico na área. As origens de tais objeções e as variáveis que as influenciam ainda são incertas, fazendo-se necessário estudos que busquem investiga-las. A ideia principal apresentada neste estudo é a de que as concepções de ciência e método científico entre os profissionais e estudantes brasileiros de Psicologia são insuficientes. Para se testar as hipóteses derivadas dessa ideia, buscou-se avaliar essas concepções por meio de duas perguntas abertas sobre o tema e um questionário sociodemográfico. A amostra de respondentes ficou composta por 791 pessoas, estudantes (n = 407) e profissionais (n = 384) de todo Brasil, com idades entre 17 a 67 anos (M = 29,07; DP = 9,02), sendo 68,5 por cento do sexo feminino. As respostas foram analisadas por meio da Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondências, com o auxílio da interface IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os participantes possuem concepções muito diversas em relação à ciência e ao método científico, predominando a noção de que a ciência é um método de aquisição de conhecimento, porém sem entrar em muitos detalhes sobre como se dá o funcionamento desse método. Ressalta-se a importância de um aprendizado aprofundado sobre metodologia científica nos cursos de Psicologia.[en] Despite the numerous benefits of scientific practice to the world in recent years, the professionals and students of the Psychology are still resistant to the use of the scientific method in this area. The origins of such objections and the variables that influence them are uncertain, requiring studies to investigate them. The main idea presented in this study is that the conceptions of science and scientific method among Brazilian professionals and students of Psychology are insufficient. In order to test the hypotheses derived from this idea, the aim of this study was to evaluate the psychology professionals and student s conceptions about science and scientific method through two open questions and a sociodemographic questionnaire. The sample of respondents was composed of 791 people, students (n = 407) and professionals (n = 384) from Brazil, aged between 17 and 67 years (M = 29.07, SD = 9.02), 68,5 percent women. The analysis of the texts occurred through the Descending Hierarchical Classification and Correspondence Factor Analysis with the aid of the IRaMuTeQ, an interface of textual analysis. The analysis revealed that the participants have very different conceptions about science and scientific method, dominating the notion that science is a method of acquiring knowledge, but without more details about how this method works. It is important to emphasize the importance of learning about scientific methodology in Psychology courses.MAXWELLJULIANE CALLEGARO BORSABHEATRIX BIENEMANN FAVERO2018-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34139porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34139Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
[en] PSYCHOLOGY PROFESSIONALS AND STUDENT S CONCEPTIONS ABOUT SCIENCE AND SCIENTIFIC METHOD
title [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
spellingShingle [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
BHEATRIX BIENEMANN FAVERO
[pt] EPISTEMOLOGIA
[pt] IRAMUTEQ
[pt] ANALISE TEXTUAL
[pt] ANALISE DE CONTEUDO
[pt] METODOLOGIA
[en] EPISTEMOLOGY
[en] IRAMUTEQ
[en] TEXTUAL ANALYSIS
[en] CONTENT ANALYSIS
[en] METHODOLOGY
title_short [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_full [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_fullStr [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_full_unstemmed [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_sort [pt] CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
author BHEATRIX BIENEMANN FAVERO
author_facet BHEATRIX BIENEMANN FAVERO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JULIANE CALLEGARO BORSA
dc.contributor.author.fl_str_mv BHEATRIX BIENEMANN FAVERO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EPISTEMOLOGIA
[pt] IRAMUTEQ
[pt] ANALISE TEXTUAL
[pt] ANALISE DE CONTEUDO
[pt] METODOLOGIA
[en] EPISTEMOLOGY
[en] IRAMUTEQ
[en] TEXTUAL ANALYSIS
[en] CONTENT ANALYSIS
[en] METHODOLOGY
topic [pt] EPISTEMOLOGIA
[pt] IRAMUTEQ
[pt] ANALISE TEXTUAL
[pt] ANALISE DE CONTEUDO
[pt] METODOLOGIA
[en] EPISTEMOLOGY
[en] IRAMUTEQ
[en] TEXTUAL ANALYSIS
[en] CONTENT ANALYSIS
[en] METHODOLOGY
description [pt] Apesar dos inúmeros benefícios proporcionados pela prática científica ao mundo nos últimos anos, os profissionais e estudantes da Psicologia ainda se mostram resistentes ao uso do método científico na área. As origens de tais objeções e as variáveis que as influenciam ainda são incertas, fazendo-se necessário estudos que busquem investiga-las. A ideia principal apresentada neste estudo é a de que as concepções de ciência e método científico entre os profissionais e estudantes brasileiros de Psicologia são insuficientes. Para se testar as hipóteses derivadas dessa ideia, buscou-se avaliar essas concepções por meio de duas perguntas abertas sobre o tema e um questionário sociodemográfico. A amostra de respondentes ficou composta por 791 pessoas, estudantes (n = 407) e profissionais (n = 384) de todo Brasil, com idades entre 17 a 67 anos (M = 29,07; DP = 9,02), sendo 68,5 por cento do sexo feminino. As respostas foram analisadas por meio da Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondências, com o auxílio da interface IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os participantes possuem concepções muito diversas em relação à ciência e ao método científico, predominando a noção de que a ciência é um método de aquisição de conhecimento, porém sem entrar em muitos detalhes sobre como se dá o funcionamento desse método. Ressalta-se a importância de um aprendizado aprofundado sobre metodologia científica nos cursos de Psicologia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34139
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34139&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790158987460608