O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Sandra Regina Kirchner
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014
Resumo: O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.
id PUC_RIO-24_4c52e8dd6ae93c74c6c5f2a810df8927
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722004000200014
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavrasleitores principiantesreconhecimento de palavrascontexto verbalO processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.Universidade Estadual de Maringá2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000200014info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Sandra Regina Kirchnerpor2005-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-10-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
title O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
spellingShingle O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
Guimarães,Sandra Regina Kirchner
leitores principiantes
reconhecimento de palavras
contexto verbal
title_short O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
title_full O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
title_fullStr O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
title_full_unstemmed O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
title_sort O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
author Guimarães,Sandra Regina Kirchner
author_facet Guimarães,Sandra Regina Kirchner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Sandra Regina Kirchner
dc.subject.por.fl_str_mv leitores principiantes
reconhecimento de palavras
contexto verbal
topic leitores principiantes
reconhecimento de palavras
contexto verbal
description O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722004000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903437422592