O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014 |
Resumo: | O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas. |
id |
PUC_RIO-24_4c52e8dd6ae93c74c6c5f2a810df8927 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722004000200014 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavrasleitores principiantesreconhecimento de palavrascontexto verbalO processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.Universidade Estadual de Maringá2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000200014info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Sandra Regina Kirchnerpor2005-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000200014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-10-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras |
title |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras |
spellingShingle |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras Guimarães,Sandra Regina Kirchner leitores principiantes reconhecimento de palavras contexto verbal |
title_short |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras |
title_full |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras |
title_fullStr |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras |
title_full_unstemmed |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras |
title_sort |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras |
author |
Guimarães,Sandra Regina Kirchner |
author_facet |
Guimarães,Sandra Regina Kirchner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães,Sandra Regina Kirchner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitores principiantes reconhecimento de palavras contexto verbal |
topic |
leitores principiantes reconhecimento de palavras contexto verbal |
description |
O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722004000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.9 n.2 2004 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903437422592 |