Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Aimi,Deusodete Rita Silva, Tada,Iracema Neno Cecilio, Souza,Ana Maria de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002
Resumo: Este artigo aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar a partir de um estudo teórico, buscando aproximações com o Materialismo Histórico-Dialético. Inicialmente expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais nacionais e internacionais com vistas à defesa dos direitos humanos. Em seguida discute-se a institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão nos contextos social e escolar. Finalmente, apresentam-se algumas reflexões sobre possíveis contribuições da Psicologia Escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação, possibilitando o oferecimento de educação de qualidade a todos, sem distinção. Como resultado, detectou-se a importância de estabelecer coletivamente estratégias para superar as limitações surgidas no cotidiano escolar que envolvem a informação e formação de novos posicionamentos que sejam realmente inclusivos.
id PUC_RIO-24_551695c9bea4bcf801e8126cdabc3cc7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722014000200002
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contextoInclusão escolarambiente escolarPsicologia EscolarEste artigo aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar a partir de um estudo teórico, buscando aproximações com o Materialismo Histórico-Dialético. Inicialmente expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais nacionais e internacionais com vistas à defesa dos direitos humanos. Em seguida discute-se a institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão nos contextos social e escolar. Finalmente, apresentam-se algumas reflexões sobre possíveis contribuições da Psicologia Escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação, possibilitando o oferecimento de educação de qualidade a todos, sem distinção. Como resultado, detectou-se a importância de estabelecer coletivamente estratégias para superar as limitações surgidas no cotidiano escolar que envolvem a informação e formação de novos posicionamentos que sejam realmente inclusivos.Universidade Estadual de Maringá2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/1413-737218196001info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo,Marasella del Cármen Silva RodriguesAimi,Deusodete Rita SilvaTada,Iracema Neno CecilioSouza,Ana Maria de Limapor2014-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722014000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-10-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
title Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
spellingShingle Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues
Inclusão escolar
ambiente escolar
Psicologia Escolar
title_short Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
title_full Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
title_fullStr Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
title_full_unstemmed Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
title_sort Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
author Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues
author_facet Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues
Aimi,Deusodete Rita Silva
Tada,Iracema Neno Cecilio
Souza,Ana Maria de Lima
author_role author
author2 Aimi,Deusodete Rita Silva
Tada,Iracema Neno Cecilio
Souza,Ana Maria de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues
Aimi,Deusodete Rita Silva
Tada,Iracema Neno Cecilio
Souza,Ana Maria de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
ambiente escolar
Psicologia Escolar
topic Inclusão escolar
ambiente escolar
Psicologia Escolar
description Este artigo aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar a partir de um estudo teórico, buscando aproximações com o Materialismo Histórico-Dialético. Inicialmente expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais nacionais e internacionais com vistas à defesa dos direitos humanos. Em seguida discute-se a institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão nos contextos social e escolar. Finalmente, apresentam-se algumas reflexões sobre possíveis contribuições da Psicologia Escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação, possibilitando o oferecimento de educação de qualidade a todos, sem distinção. Como resultado, detectou-se a importância de estabelecer coletivamente estratégias para superar as limitações surgidas no cotidiano escolar que envolvem a informação e formação de novos posicionamentos que sejam realmente inclusivos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-737218196001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906121777152