Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002 |
Resumo: | Este artigo aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar a partir de um estudo teórico, buscando aproximações com o Materialismo Histórico-Dialético. Inicialmente expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais nacionais e internacionais com vistas à defesa dos direitos humanos. Em seguida discute-se a institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão nos contextos social e escolar. Finalmente, apresentam-se algumas reflexões sobre possíveis contribuições da Psicologia Escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação, possibilitando o oferecimento de educação de qualidade a todos, sem distinção. Como resultado, detectou-se a importância de estabelecer coletivamente estratégias para superar as limitações surgidas no cotidiano escolar que envolvem a informação e formação de novos posicionamentos que sejam realmente inclusivos. |
id |
PUC_RIO-24_551695c9bea4bcf801e8126cdabc3cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722014000200002 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contextoInclusão escolarambiente escolarPsicologia EscolarEste artigo aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar a partir de um estudo teórico, buscando aproximações com o Materialismo Histórico-Dialético. Inicialmente expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais nacionais e internacionais com vistas à defesa dos direitos humanos. Em seguida discute-se a institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão nos contextos social e escolar. Finalmente, apresentam-se algumas reflexões sobre possíveis contribuições da Psicologia Escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação, possibilitando o oferecimento de educação de qualidade a todos, sem distinção. Como resultado, detectou-se a importância de estabelecer coletivamente estratégias para superar as limitações surgidas no cotidiano escolar que envolvem a informação e formação de novos posicionamentos que sejam realmente inclusivos.Universidade Estadual de Maringá2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/1413-737218196001info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo,Marasella del Cármen Silva RodriguesAimi,Deusodete Rita SilvaTada,Iracema Neno CecilioSouza,Ana Maria de Limapor2014-10-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722014000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2014-10-13T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto |
title |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto |
spellingShingle |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues Inclusão escolar ambiente escolar Psicologia Escolar |
title_short |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto |
title_full |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto |
title_fullStr |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto |
title_full_unstemmed |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto |
title_sort |
Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto |
author |
Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues |
author_facet |
Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues Aimi,Deusodete Rita Silva Tada,Iracema Neno Cecilio Souza,Ana Maria de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Aimi,Deusodete Rita Silva Tada,Iracema Neno Cecilio Souza,Ana Maria de Lima |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues Aimi,Deusodete Rita Silva Tada,Iracema Neno Cecilio Souza,Ana Maria de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar ambiente escolar Psicologia Escolar |
topic |
Inclusão escolar ambiente escolar Psicologia Escolar |
description |
Este artigo aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar a partir de um estudo teórico, buscando aproximações com o Materialismo Histórico-Dialético. Inicialmente expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais nacionais e internacionais com vistas à defesa dos direitos humanos. Em seguida discute-se a institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão nos contextos social e escolar. Finalmente, apresentam-se algumas reflexões sobre possíveis contribuições da Psicologia Escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação, possibilitando o oferecimento de educação de qualidade a todos, sem distinção. Como resultado, detectou-se a importância de estabelecer coletivamente estratégias para superar as limitações surgidas no cotidiano escolar que envolvem a informação e formação de novos posicionamentos que sejam realmente inclusivos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722014000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-737218196001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.19 n.2 2014 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127906121777152 |