Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montezi,Aline Vilarinho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zia,Katia Panfiete, Tachibana,Miriam, Aiello-Vaisberg,Tania Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013
Resumo: A partir da compreensão de que os professores podem desempenhar importante função no processo de amadurecimento pessoal de seus alunos, estabelecemos como objetivo de pesquisa investigar seu imaginário coletivo sobre o adolescente contemporâneo. Realizamos uma entrevista grupal, em que participaram seis professores de Ensino Médio, fazendo uso do procedimento Desenhos-Estórias com Tema, que concebemos como recurso mediador-dialógico. Após a entrevista foram redigidas narrativas transferenciais sobre o acontecer clínico que, junto com os desenhos-estórias, foram psicanaliticamente consideradas, permitindo a captação interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: “mundo vegetativo”, “separando o joio do trigo” e “criança feliz, adolescente infeliz”. Concluímos que, no grupo abordado, o adolescente é concebido como passivo, infeliz e incapaz de fazer escolhas, necessitando ser guiado em sua vida.
id PUC_RIO-24_616f11edc2605607a65256f8a368b64d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722011000200013
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneoprofessoradolescênciaimaginário coletivoA partir da compreensão de que os professores podem desempenhar importante função no processo de amadurecimento pessoal de seus alunos, estabelecemos como objetivo de pesquisa investigar seu imaginário coletivo sobre o adolescente contemporâneo. Realizamos uma entrevista grupal, em que participaram seis professores de Ensino Médio, fazendo uso do procedimento Desenhos-Estórias com Tema, que concebemos como recurso mediador-dialógico. Após a entrevista foram redigidas narrativas transferenciais sobre o acontecer clínico que, junto com os desenhos-estórias, foram psicanaliticamente consideradas, permitindo a captação interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: “mundo vegetativo”, “separando o joio do trigo” e “criança feliz, adolescente infeliz”. Concluímos que, no grupo abordado, o adolescente é concebido como passivo, infeliz e incapaz de fazer escolhas, necessitando ser guiado em sua vida.Universidade Estadual de Maringá2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessMontezi,Aline VilarinhoZia,Katia PanfieteTachibana,MiriamAiello-Vaisberg,Tania Maria Josépor2011-12-06T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722011000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2011-12-06T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
title Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
spellingShingle Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
Montezi,Aline Vilarinho
professor
adolescência
imaginário coletivo
title_short Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
title_full Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
title_fullStr Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
title_full_unstemmed Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
title_sort Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo
author Montezi,Aline Vilarinho
author_facet Montezi,Aline Vilarinho
Zia,Katia Panfiete
Tachibana,Miriam
Aiello-Vaisberg,Tania Maria José
author_role author
author2 Zia,Katia Panfiete
Tachibana,Miriam
Aiello-Vaisberg,Tania Maria José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montezi,Aline Vilarinho
Zia,Katia Panfiete
Tachibana,Miriam
Aiello-Vaisberg,Tania Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv professor
adolescência
imaginário coletivo
topic professor
adolescência
imaginário coletivo
description A partir da compreensão de que os professores podem desempenhar importante função no processo de amadurecimento pessoal de seus alunos, estabelecemos como objetivo de pesquisa investigar seu imaginário coletivo sobre o adolescente contemporâneo. Realizamos uma entrevista grupal, em que participaram seis professores de Ensino Médio, fazendo uso do procedimento Desenhos-Estórias com Tema, que concebemos como recurso mediador-dialógico. Após a entrevista foram redigidas narrativas transferenciais sobre o acontecer clínico que, junto com os desenhos-estórias, foram psicanaliticamente consideradas, permitindo a captação interpretativa dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: “mundo vegetativo”, “separando o joio do trigo” e “criança feliz, adolescente infeliz”. Concluímos que, no grupo abordado, o adolescente é concebido como passivo, infeliz e incapaz de fazer escolhas, necessitando ser guiado em sua vida.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722011000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.16 n.2 2011
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127905375191040