Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003 |
Resumo: | Esta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês. |
id |
PUC_RIO-24_8047a664b79022b2a02fe778a09e194f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722013000400003 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervençãoRelação mãe-criançapráticas de criação infantilintervenção psicológicaEsta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês.Universidade Estadual de Maringá2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003Psicologia em Estudo v.18 n.4 2013reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722013000400003info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Sária CristinaRodrigues,Olga Maria Piazentin RolimAltafim,Elisa Rachel Pisanipor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722013000400003Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2015-06-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção |
title |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção |
spellingShingle |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção Nogueira,Sária Cristina Relação mãe-criança práticas de criação infantil intervenção psicológica |
title_short |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção |
title_full |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção |
title_fullStr |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção |
title_sort |
Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção |
author |
Nogueira,Sária Cristina |
author_facet |
Nogueira,Sária Cristina Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Altafim,Elisa Rachel Pisani |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Altafim,Elisa Rachel Pisani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira,Sária Cristina Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Altafim,Elisa Rachel Pisani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação mãe-criança práticas de criação infantil intervenção psicológica |
topic |
Relação mãe-criança práticas de criação infantil intervenção psicológica |
description |
Esta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722013000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.18 n.4 2013 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127906075639808 |