Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira,Sária Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim, Altafim,Elisa Rachel Pisani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003
Resumo: Esta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês.
id PUC_RIO-24_8047a664b79022b2a02fe778a09e194f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722013000400003
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervençãoRelação mãe-criançapráticas de criação infantilintervenção psicológicaEsta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês.Universidade Estadual de Maringá2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003Psicologia em Estudo v.18 n.4 2013reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722013000400003info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Sária CristinaRodrigues,Olga Maria Piazentin RolimAltafim,Elisa Rachel Pisanipor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722013000400003Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2015-06-23T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
title Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
spellingShingle Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
Nogueira,Sária Cristina
Relação mãe-criança
práticas de criação infantil
intervenção psicológica
title_short Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
title_full Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
title_fullStr Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
title_full_unstemmed Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
title_sort Práticas educativas de mães de bebês: efeitos de um programa de intervenção
author Nogueira,Sária Cristina
author_facet Nogueira,Sária Cristina
Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim
Altafim,Elisa Rachel Pisani
author_role author
author2 Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim
Altafim,Elisa Rachel Pisani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira,Sária Cristina
Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim
Altafim,Elisa Rachel Pisani
dc.subject.por.fl_str_mv Relação mãe-criança
práticas de criação infantil
intervenção psicológica
topic Relação mãe-criança
práticas de criação infantil
intervenção psicológica
description Esta pesquisa visa descrever os efeitos de um programa de intervenção com foco nas práticas parentais de mães de bebês mediante comparações pré e pós-teste (comparação intragrupos) realizadas com grupos de mães adolescentes e mães adultas (comparação intergrupos). Participaram 40 mães, sendo 20 adolescentes e 20 adultas. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Estilos Parentais para Mães de Bebês (IEPMB), aplicado antes e após a intervenção, sendo esta caracterizada por dez encontros semanais abordando temas referentes ao ciclo do desenvolvimento humano e às práticas parentais. Os resultados apontaram para práticas educativas significativamente melhores para mães adolescentes quando comparados com mães adultas principalmente na primeira avaliação conduzida. O grupo de intervenção foi efetivo para a maioria das participantes, adultas e adolescentes, que melhoraram suas práticas parentais ou as mantiveram adequadas. Discute-se a importância de grupos interventivos para aprimorar as práticas parentais de mães de bebês.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722013000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722013000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.18 n.4 2013
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127906075639808