O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Patricia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Piccinini, Cesar Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25700
Resumo: O estudo investigou o impacto do temperamento infantil, da responsividade materna e das práticas educativas maternas, nos problemas de externalização e na competência social de crianças. Participaram 23 díades mãecriança de diferentes níveis socioeconômicos. No 3º mês de vida do bebê avaliou-se o temperamento da criança e a responsividade materna. No 30º mês de vida da criança foram investigadas as práticas educativas maternas, os problemas de externalização e a competência social das crianças. Análise de regressão linear múltipla revelou que somente as práticas educativas foram fatores significativos para explicar a variância nos problemas de externalização e na competência social. Discute-se a relevância das práticas parentais e as limitações da avaliação do temperamento e responsividade materna como preditores para a compreensão do desenvolvimento social.
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