Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Chaves,Hamilton Viana, Jucá,Ana Cleide Barros, Teixeira,Paulo André Sousa, Alves,Ricardo Rilton Nogueira, Sá,Ticiana Santiago de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014
Resumo: Este artigo apresenta a segunda etapa de uma pesquisa que visou a investigar as estratégias de mediação realizadas por crianças em situações de interação no contexto de sala de aula. Também intentou envolver os professores, através de colaboração e intervenção. O estudo, de base etnográfica, foi desenvolvido em duas escolas do município de Fortaleza, das quais uma era particular e outra, filantrópica. Os procedimentos envolveram observações e vedeogravações das atividades discursivas das crianças no cotidiano de sala de aula quando realizavam conjuntamente tarefas escolares, para posterior análise microgenética. Ao tentar resolver as atividades escolares, as crianças expressavam seus pensamentos, reorganizavam suas ações e buscavam modos viáveis e eficientes para solucionar os problemas. Foram percebidas as peculiaridades de entonação e expressão da linguagem, bem como formas de liderança e modos de legitimação da posição enunciativa de cada criança que reafirmam os processos subjetivos em curso no espaço interativo da sala de aula.
id PUC_RIO-24_8d2f6b04ca2e23a59320a137d3f1d4e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722010000100014
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de FortalezaInteraçãomediação semióticaaprendizagemEste artigo apresenta a segunda etapa de uma pesquisa que visou a investigar as estratégias de mediação realizadas por crianças em situações de interação no contexto de sala de aula. Também intentou envolver os professores, através de colaboração e intervenção. O estudo, de base etnográfica, foi desenvolvido em duas escolas do município de Fortaleza, das quais uma era particular e outra, filantrópica. Os procedimentos envolveram observações e vedeogravações das atividades discursivas das crianças no cotidiano de sala de aula quando realizavam conjuntamente tarefas escolares, para posterior análise microgenética. Ao tentar resolver as atividades escolares, as crianças expressavam seus pensamentos, reorganizavam suas ações e buscavam modos viáveis e eficientes para solucionar os problemas. Foram percebidas as peculiaridades de entonação e expressão da linguagem, bem como formas de liderança e modos de legitimação da posição enunciativa de cada criança que reafirmam os processos subjetivos em curso no espaço interativo da sala de aula.Universidade Estadual de Maringá2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014Psicologia em Estudo v.15 n.1 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000100014info:eu-repo/semantics/openAccessColaço,Veriana de Fátima RodriguesChaves,Hamilton VianaJucá,Ana Cleide BarrosTeixeira,Paulo André SousaAlves,Ricardo Rilton NogueiraSá,Ticiana Santiago depor2010-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-05-19T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
title Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
spellingShingle Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues
Interação
mediação semiótica
aprendizagem
title_short Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
title_full Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
title_fullStr Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
title_full_unstemmed Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
title_sort Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
author Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues
author_facet Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues
Chaves,Hamilton Viana
Jucá,Ana Cleide Barros
Teixeira,Paulo André Sousa
Alves,Ricardo Rilton Nogueira
Sá,Ticiana Santiago de
author_role author
author2 Chaves,Hamilton Viana
Jucá,Ana Cleide Barros
Teixeira,Paulo André Sousa
Alves,Ricardo Rilton Nogueira
Sá,Ticiana Santiago de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues
Chaves,Hamilton Viana
Jucá,Ana Cleide Barros
Teixeira,Paulo André Sousa
Alves,Ricardo Rilton Nogueira
Sá,Ticiana Santiago de
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
mediação semiótica
aprendizagem
topic Interação
mediação semiótica
aprendizagem
description Este artigo apresenta a segunda etapa de uma pesquisa que visou a investigar as estratégias de mediação realizadas por crianças em situações de interação no contexto de sala de aula. Também intentou envolver os professores, através de colaboração e intervenção. O estudo, de base etnográfica, foi desenvolvido em duas escolas do município de Fortaleza, das quais uma era particular e outra, filantrópica. Os procedimentos envolveram observações e vedeogravações das atividades discursivas das crianças no cotidiano de sala de aula quando realizavam conjuntamente tarefas escolares, para posterior análise microgenética. Ao tentar resolver as atividades escolares, as crianças expressavam seus pensamentos, reorganizavam suas ações e buscavam modos viáveis e eficientes para solucionar os problemas. Foram percebidas as peculiaridades de entonação e expressão da linguagem, bem como formas de liderança e modos de legitimação da posição enunciativa de cada criança que reafirmam os processos subjetivos em curso no espaço interativo da sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722010000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.15 n.1 2010
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904996655104