Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara,Aline Frollini Lunardelli
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Tanamachi,Elenita de Ricio, Lopes Junior,Jair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300003
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.
id PUC_RIO-24_bb09cd325c5e4693cd95cefc80a04fc3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722006000300003
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professorconcepções de desenvolvimento e de aprendizagemtrabalho do professorTeoria do CotidianoEsta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.Universidade Estadual de Maringá2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300003Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000300003info:eu-repo/semantics/openAccessLara,Aline Frollini LunardelliTanamachi,Elenita de RicioLopes Junior,Jairpor2007-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000300003Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2007-03-14T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
spellingShingle Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
Lara,Aline Frollini Lunardelli
concepções de desenvolvimento e de aprendizagem
trabalho do professor
Teoria do Cotidiano
title_short Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_full Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_fullStr Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_full_unstemmed Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
title_sort Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor
author Lara,Aline Frollini Lunardelli
author_facet Lara,Aline Frollini Lunardelli
Tanamachi,Elenita de Ricio
Lopes Junior,Jair
author_role author
author2 Tanamachi,Elenita de Ricio
Lopes Junior,Jair
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara,Aline Frollini Lunardelli
Tanamachi,Elenita de Ricio
Lopes Junior,Jair
dc.subject.por.fl_str_mv concepções de desenvolvimento e de aprendizagem
trabalho do professor
Teoria do Cotidiano
topic concepções de desenvolvimento e de aprendizagem
trabalho do professor
Teoria do Cotidiano
description Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento/aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa. Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico. Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento/aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola. Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento/aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski. Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ações/reflexões cotidianas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722006000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.11 n.3 2006
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903863144448