Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes,Mariana Leme da Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cabrera,Jaqueline Caldamone, Ferreira,Marcela Casacio, Vaisberg,Tânia Maria José Aiello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300010
Resumo: A presente pesquisa focaliza o imaginário coletivo de professores sobre a criança adotiva por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema e de narrativas psicanalíticas elaboradas pelas pesquisadoras após as entrevistas individuais. O conjunto do material foi analisado de acordo com a teoria psicanalítica dos campos, permitindo a apreensão de dois campos psicológicos não-conscientes, o abandono infantil e a infertilidade, os quais se articulam e dão origem ao campo mais abrangente da exclusão radical da pessoalidade originária da criança adotada.
id PUC_RIO-24_c55c02f0887fef6f4bbdc2744a5de9b7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722008000300010
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotivaadoçãoimaginário coletivoprofessoresA presente pesquisa focaliza o imaginário coletivo de professores sobre a criança adotiva por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema e de narrativas psicanalíticas elaboradas pelas pesquisadoras após as entrevistas individuais. O conjunto do material foi analisado de acordo com a teoria psicanalítica dos campos, permitindo a apreensão de dois campos psicológicos não-conscientes, o abandono infantil e a infertilidade, os quais se articulam e dão origem ao campo mais abrangente da exclusão radical da pessoalidade originária da criança adotada.Universidade Estadual de Maringá2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300010Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722008000300010info:eu-repo/semantics/openAccessPontes,Mariana Leme da SilvaCabrera,Jaqueline CaldamoneFerreira,Marcela CasacioVaisberg,Tânia Maria José Aiellopor2008-12-22T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722008000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2008-12-22T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
title Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
spellingShingle Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
Pontes,Mariana Leme da Silva
adoção
imaginário coletivo
professores
title_short Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
title_full Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
title_fullStr Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
title_full_unstemmed Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
title_sort Adoção e exclusão insidiosa: o imaginário de professores sobre a criança adotiva
author Pontes,Mariana Leme da Silva
author_facet Pontes,Mariana Leme da Silva
Cabrera,Jaqueline Caldamone
Ferreira,Marcela Casacio
Vaisberg,Tânia Maria José Aiello
author_role author
author2 Cabrera,Jaqueline Caldamone
Ferreira,Marcela Casacio
Vaisberg,Tânia Maria José Aiello
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes,Mariana Leme da Silva
Cabrera,Jaqueline Caldamone
Ferreira,Marcela Casacio
Vaisberg,Tânia Maria José Aiello
dc.subject.por.fl_str_mv adoção
imaginário coletivo
professores
topic adoção
imaginário coletivo
professores
description A presente pesquisa focaliza o imaginário coletivo de professores sobre a criança adotiva por meio do uso do procedimento de desenhos-estórias com tema e de narrativas psicanalíticas elaboradas pelas pesquisadoras após as entrevistas individuais. O conjunto do material foi analisado de acordo com a teoria psicanalítica dos campos, permitindo a apreensão de dois campos psicológicos não-conscientes, o abandono infantil e a infertilidade, os quais se articulam e dão origem ao campo mais abrangente da exclusão radical da pessoalidade originária da criança adotada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722008000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.13 n.3 2008
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127904562544640