CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuleski, Silvana Calvo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chaves, Marta, Leite, Hilusca Alves, Ricci, Paulo Sérgio Pereira, Silva, Maria Aparecida Santiago da, Lucena, Jéssica Elise Echs
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285
Resumo: O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e  os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente.
id UFBA-10_81594ab2605733b0b8052f73eccb976e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12285
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAMarxismoEducaçãoPsicologia Histórico-CulturalFormação de ConceitosRecurso Cinematográfico.O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e  os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente.Universidade Federal da Bahia2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1228510.9771/gmed.v7i1.12285Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 141-1572175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285/9510Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuleski, Silvana CalvoChaves, MartaLeite, Hilusca AlvesRicci, Paulo Sérgio PereiraSilva, Maria Aparecida Santiago daLucena, Jéssica Elise Echs2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12285Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
spellingShingle CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Tuleski, Silvana Calvo
Marxismo
Educação
Psicologia Histórico-Cultural
Formação de Conceitos
Recurso Cinematográfico.
title_short CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_fullStr CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full_unstemmed CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_sort CINEMA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL: ENLACES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
author Tuleski, Silvana Calvo
author_facet Tuleski, Silvana Calvo
Chaves, Marta
Leite, Hilusca Alves
Ricci, Paulo Sérgio Pereira
Silva, Maria Aparecida Santiago da
Lucena, Jéssica Elise Echs
author_role author
author2 Chaves, Marta
Leite, Hilusca Alves
Ricci, Paulo Sérgio Pereira
Silva, Maria Aparecida Santiago da
Lucena, Jéssica Elise Echs
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuleski, Silvana Calvo
Chaves, Marta
Leite, Hilusca Alves
Ricci, Paulo Sérgio Pereira
Silva, Maria Aparecida Santiago da
Lucena, Jéssica Elise Echs
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo
Educação
Psicologia Histórico-Cultural
Formação de Conceitos
Recurso Cinematográfico.
topic Marxismo
Educação
Psicologia Histórico-Cultural
Formação de Conceitos
Recurso Cinematográfico.
description O artigo apresenta os encaminhamentos metodológicos e  os resultados de um Projeto de Pesquisa cujo objetivo foi verificar o desenvolvimento de conceitos científicos nos participantes a partir do trabalho educativo que analisou a história humana nas produções cinematográficas em diferentes períodos históricos. As discussões aqui expostas são produto de sete anos de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Norteados pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos que o trabalho educativo configura-se em elemento determinante para a promoção do desenvolvimento humano. Também consideramos que a arte e a ciência se apresentam como produções humanas possíveis de serem apropriadas pelos homens de maneira a gerar desenvolvimento psicológico em suas máximas potencialidades. Consideramos que a sistematização do trabalho pedagógico ofereceu condições para que os sujeitos da pesquisa avançassem conceitualmente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285
10.9771/gmed.v7i1.12285
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i1.12285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285/9510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 141-157
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516704202752