Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuleski, Silvana Calvo [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010
http://hdl.handle.net/11449/6368
Resumo: A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.
id UNSP_f8d9bc3d20bf8b3177d15ba1be7536a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6368
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-culturalRepensando los trastornos de aprendizaje a partir de la psicología histórico-culturalRethinking learning disabilities seen from historical and cultural psychologyPsicologia histórico-culturaldistúrbios de aprendizagemproblemas de escolarizaçãoPsicología histórico-culturaltrastornos de aprendizajeproblemas de escolarizaciónHistorical and Cultural Psychologylearning disabilitiesschool problemsA psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.La psicología histórico-cultural asume que el factor biológico determina la base de las reacciones innatas de los individuos. Sobre esta base se constituye todo el sistema de reacciones adquiridas, siendo éstas determinadas, más por la estructura del medio cultural del niño, que por las disposiciones biológicas. Si es por medio del proceso de apropriación de la cultura que cada hombre adquiere las capacidades humanas, la comprensión actual respecto a los trastornos de aprendizaje puede ser reconfigurada, demostrando que mediaciones adecuadas y consistentes pueden tener carácter revolucionario para el aprendizaje, al hacer presente el talento cultural cuando el talento biológico no se revela como esperado.Historical and Cultural Psychology foregrounds that the biological factor determines the basis of the individuals innate reactions. The entire system of acquired reactions, determined more on the structure of the child s environment than on biological presuppositions, is constituted on this basis. If all human beings acquire their capacities through the process of cultural appropriation, current understanding on learning disabilities may be re-designed. It may be shown that adequate and consistent mediations may be revolutionary when they concretize the cultural talent in the case that the biological talent fails to reveal itself as expected.UNESPUniversidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de PsicologiaUNESP Departamento de Psicologia Programa de Doutorado em Educação EscolarUNESPUNESP Departamento de Psicologia Programa de Doutorado em Educação EscolarUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Maringá (UEM)Tuleski, Silvana Calvo [UNESP]Eidt, Nádia Mara [UNESP]2014-05-20T13:21:55Z2014-05-20T13:21:55Z2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article531-540application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/636810.1590/S1413-73722007000300010S1413-73722007000300010S1413-73722007000300010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:22:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6368Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:11:52.103595Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
Repensando los trastornos de aprendizaje a partir de la psicología histórico-cultural
Rethinking learning disabilities seen from historical and cultural psychology
title Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
spellingShingle Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
Tuleski, Silvana Calvo [UNESP]
Psicologia histórico-cultural
distúrbios de aprendizagem
problemas de escolarização
Psicología histórico-cultural
trastornos de aprendizaje
problemas de escolarización
Historical and Cultural Psychology
learning disabilities
school problems
title_short Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_full Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_fullStr Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
title_sort Repensando os distúrbios de aprendizagem a partir da psicologia histórico-cultural
author Tuleski, Silvana Calvo [UNESP]
author_facet Tuleski, Silvana Calvo [UNESP]
Eidt, Nádia Mara [UNESP]
author_role author
author2 Eidt, Nádia Mara [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuleski, Silvana Calvo [UNESP]
Eidt, Nádia Mara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia histórico-cultural
distúrbios de aprendizagem
problemas de escolarização
Psicología histórico-cultural
trastornos de aprendizaje
problemas de escolarización
Historical and Cultural Psychology
learning disabilities
school problems
topic Psicologia histórico-cultural
distúrbios de aprendizagem
problemas de escolarização
Psicología histórico-cultural
trastornos de aprendizaje
problemas de escolarización
Historical and Cultural Psychology
learning disabilities
school problems
description A psicologia histórico-cultural assume que o fator biológico determina a base das reações inatas dos indivíduos. Sobre esta base se constitui todo o sistema de reações adquiridas, sendo estas determinadas mais pela estrutura do meio cultural da criança do que pelas disposições biológicas. Se é por meio do processo de apropriação da cultura que cada homem adquire as capacidades humanas, a compreensão atual acerca dos distúrbios de aprendizagem pode ser reconfigurada, demonstrando que mediações adequadas e consistentes podem ter caráter revolucionário para a aprendizagem, ao tornarem presente o talento cultural quando o talento biológico não se revela como esperado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
2014-05-20T13:21:55Z
2014-05-20T13:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007.
1413-7372
http://hdl.handle.net/11449/6368
10.1590/S1413-73722007000300010
S1413-73722007000300010
S1413-73722007000300010.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300010
http://hdl.handle.net/11449/6368
identifier_str_mv Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 3, p. 531-540, 2007.
1413-7372
10.1590/S1413-73722007000300010
S1413-73722007000300010
S1413-73722007000300010.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo
0,229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 531-540
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129498554564608