Gameart: a poetic of interaction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5397 |
Resumo: | This text discusses some issues related to electronic games and the simulation of reality as well as the history of their development and the role played by both artificial intelligence and the design of their interfaces towards a new poetics known as gameart |
id |
PUC_RS-12_0730d29f67a60f4de2b00f593cdfb9ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5397 |
network_acronym_str |
PUC_RS-12 |
network_name_str |
Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Gameart: a poetic of interactionGamearte: uma poética de interaçãoGamearttechnologyartificial intelligenceCybercultureGameartetecnologiainteligência artificialCiberculturaThis text discusses some issues related to electronic games and the simulation of reality as well as the history of their development and the role played by both artificial intelligence and the design of their interfaces towards a new poetics known as gameartGamearte é uma pesquisa que procura na linguagem do game eletrônico desenvolver uma poética artística digital interativa e de compartilhamento de espaços virtuais em instalações e na rede mundial de computadores, por meio da tecnologia da realidade virtual. A poética em desenvolvimento é marcada por uma reflexão onde o lúdico simula situações ou testa ruptura na desconstrução de outros modelos sociais. Modelagens físicas, mídias interativas, modificações randômicas, banco de dados iconográficos, mensagens subliminares e a inteligência artificial fazem parte dessa atmosfera virtual. Nesse sentido, o texto apresenta o desenvolvimento da pesquisa citando alguns teóricos importantes para o trabalho, tais como Ray Kurzweil, cientista e escritor que afirmou que em breve não será mais possível distinguir entre o pensamento humano e a capacidade das máquinas de processar e compreender os dados. Descreve, ainda, a história do game eletrônico, em função do seu desenvolvimento tecnológico como a aplicação da inteligência artificial e do design de suas interfaces gráficas e sensoriais.Editora da PUCRS - ediPUCRS2008-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/539710.15448/1980-3729.2004.23.5397Revista FAMECOS; Vol. 11 No. 23 (2004); 51-58Revista FAMECOS; Vol. 11 Núm. 23 (2004); 51-58Revista FAMECOS; v. 11 n. 23 (2004); 51-581980-37291415-054910.15448/1980-3729.2004.23reponame:Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologiainstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5397/3933Maciel, MarioVenturelli, Suzeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-13T21:37:09Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/5397Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecosPRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/oai||revistafamecos@gmail.com1980-37291980-3729opendoar:2017-12-13T21:37:09Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gameart: a poetic of interaction Gamearte: uma poética de interação |
title |
Gameart: a poetic of interaction |
spellingShingle |
Gameart: a poetic of interaction Maciel, Mario Gameart technology artificial intelligence Cyberculture Gamearte tecnologia inteligência artificial Cibercultura |
title_short |
Gameart: a poetic of interaction |
title_full |
Gameart: a poetic of interaction |
title_fullStr |
Gameart: a poetic of interaction |
title_full_unstemmed |
Gameart: a poetic of interaction |
title_sort |
Gameart: a poetic of interaction |
author |
Maciel, Mario |
author_facet |
Maciel, Mario Venturelli, Suzete |
author_role |
author |
author2 |
Venturelli, Suzete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Mario Venturelli, Suzete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gameart technology artificial intelligence Cyberculture Gamearte tecnologia inteligência artificial Cibercultura |
topic |
Gameart technology artificial intelligence Cyberculture Gamearte tecnologia inteligência artificial Cibercultura |
description |
This text discusses some issues related to electronic games and the simulation of reality as well as the history of their development and the role played by both artificial intelligence and the design of their interfaces towards a new poetics known as gameart |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5397 10.15448/1980-3729.2004.23.5397 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5397 |
identifier_str_mv |
10.15448/1980-3729.2004.23.5397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5397/3933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FAMECOS; Vol. 11 No. 23 (2004); 51-58 Revista FAMECOS; Vol. 11 Núm. 23 (2004); 51-58 Revista FAMECOS; v. 11 n. 23 (2004); 51-58 1980-3729 1415-0549 10.15448/1980-3729.2004.23 reponame:Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia |
collection |
Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FAMECOS: Mídia cultura e tecnologia - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistafamecos@gmail.com |
_version_ |
1799128660987346944 |