Formação Continuada de Professores para a Diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellin, Vera Lúcia Messias Fialho
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Mendes, Enicéia Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/400
Resumo: O objetivo desse estudo foi implementar e analisar um programa de formação continuada para 30 professores durante oito meses, utilizando como me-todologia aulas dialogadas, simulações, dinâmicas de grupos, vídeos e debates, articu-lando teoria e prática no interior de um modelo circular de ação-reflexão-ação. Em cada encontro, os professores elaboraram planos de ação para desenvolverem em sala. Como resultado, dos 28 professores que concluíram o projeto, 23 afirmaram notar mudanças em sala de aula, e o ganho maior dessa formação continuada foi minimizar a ansiedade encontrada em relação à expectativa da aprendizagem dos alunos que não caminham no mesmo ritmo dos demais (mas caminham), respeitando o seu processo, acreditando nas suas possibilidades. Descritores – Formação continuada; inclusão; diversidade. ABSTRACT – The goal of this paper was to introduce and analyse a program of continuous education to 30 teachers in eight months, using as methodology dialogued classes, simulations, group dynamics, videos and discussion, articulating theory and practice in circulating model of action-reflection-action. In each meeting the teachers elaborated action plans to be developed in classrooms. As a result, from the 28 teach-ers that finished the project they do, 23 affirmed to notice changes in classroom and that, the larger earnings of that continuous formation was minimize an anxiety found in relation to the expectation of the students' learning that don't walk in the same rhythm of the others (but of they walk), respecting his/her process, believing in their possibilities. Descriptors – Continuous education; inclusion; diversity.
id PUC_RS-18_5e8cb4cc2b4e98aef25e9f5cbfa196d5
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/400
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Formação Continuada de Professores para a DiversidadeFormação ContinuadaO objetivo desse estudo foi implementar e analisar um programa de formação continuada para 30 professores durante oito meses, utilizando como me-todologia aulas dialogadas, simulações, dinâmicas de grupos, vídeos e debates, articu-lando teoria e prática no interior de um modelo circular de ação-reflexão-ação. Em cada encontro, os professores elaboraram planos de ação para desenvolverem em sala. Como resultado, dos 28 professores que concluíram o projeto, 23 afirmaram notar mudanças em sala de aula, e o ganho maior dessa formação continuada foi minimizar a ansiedade encontrada em relação à expectativa da aprendizagem dos alunos que não caminham no mesmo ritmo dos demais (mas caminham), respeitando o seu processo, acreditando nas suas possibilidades. Descritores – Formação continuada; inclusão; diversidade. ABSTRACT – The goal of this paper was to introduce and analyse a program of continuous education to 30 teachers in eight months, using as methodology dialogued classes, simulations, group dynamics, videos and discussion, articulating theory and practice in circulating model of action-reflection-action. In each meeting the teachers elaborated action plans to be developed in classrooms. As a result, from the 28 teach-ers that finished the project they do, 23 affirmed to notice changes in classroom and that, the larger earnings of that continuous formation was minimize an anxiety found in relation to the expectation of the students' learning that don't walk in the same rhythm of the others (but of they walk), respecting his/her process, believing in their possibilities. Descriptors – Continuous education; inclusion; diversity.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/400Educação; Vol. 27 No. 3 (2004)Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2004)Educação; v. 27 n. 3 (2004)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/400/297Capellin, Vera Lúcia Messias FialhoMendes, Enicéia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-30T13:23:18Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/400Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-30T13:23:18Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada de Professores para a Diversidade
title Formação Continuada de Professores para a Diversidade
spellingShingle Formação Continuada de Professores para a Diversidade
Capellin, Vera Lúcia Messias Fialho
Formação Continuada
title_short Formação Continuada de Professores para a Diversidade
title_full Formação Continuada de Professores para a Diversidade
title_fullStr Formação Continuada de Professores para a Diversidade
title_full_unstemmed Formação Continuada de Professores para a Diversidade
title_sort Formação Continuada de Professores para a Diversidade
author Capellin, Vera Lúcia Messias Fialho
author_facet Capellin, Vera Lúcia Messias Fialho
Mendes, Enicéia Gonçalves
author_role author
author2 Mendes, Enicéia Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellin, Vera Lúcia Messias Fialho
Mendes, Enicéia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
topic Formação Continuada
description O objetivo desse estudo foi implementar e analisar um programa de formação continuada para 30 professores durante oito meses, utilizando como me-todologia aulas dialogadas, simulações, dinâmicas de grupos, vídeos e debates, articu-lando teoria e prática no interior de um modelo circular de ação-reflexão-ação. Em cada encontro, os professores elaboraram planos de ação para desenvolverem em sala. Como resultado, dos 28 professores que concluíram o projeto, 23 afirmaram notar mudanças em sala de aula, e o ganho maior dessa formação continuada foi minimizar a ansiedade encontrada em relação à expectativa da aprendizagem dos alunos que não caminham no mesmo ritmo dos demais (mas caminham), respeitando o seu processo, acreditando nas suas possibilidades. Descritores – Formação continuada; inclusão; diversidade. ABSTRACT – The goal of this paper was to introduce and analyse a program of continuous education to 30 teachers in eight months, using as methodology dialogued classes, simulations, group dynamics, videos and discussion, articulating theory and practice in circulating model of action-reflection-action. In each meeting the teachers elaborated action plans to be developed in classrooms. As a result, from the 28 teach-ers that finished the project they do, 23 affirmed to notice changes in classroom and that, the larger earnings of that continuous formation was minimize an anxiety found in relation to the expectation of the students' learning that don't walk in the same rhythm of the others (but of they walk), respecting his/her process, believing in their possibilities. Descriptors – Continuous education; inclusion; diversity.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/400
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/400/297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 27 No. 3 (2004)
Educação; Vol. 27 Núm. 3 (2004)
Educação; v. 27 n. 3 (2004)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741737136128