Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantoan, Maria Teresa Égler
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/434
Resumo: Com a intenção de explorar esse debate sobre inclusão e escolaridade, vamos analisar alguns pontos polêmicos que cercam essa situação de mudança, nos dias atuais, diante de inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial. Mais do que avaliar os argumentos contrários e favoráveis às políticas educacionais inclusivas, abor-darei, entre seus aspectos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e diferenças, que envolve o entendimento, a elaboração de tais políticas e todas as iniciativas visando à transformação das esco-las, para se ajustarem aos princípios inclusivos de educação. Descritores – Inclusão escolar; inclusão; educação. ABSTRACT – his paper will focus on the challenge that we are facing at presenting, that is, the right to be equal, and the right to be different at school. The issue is polemical and it is vital to accept an imperative condition: we have the right to be equal when the difference diminishes us, and we have the right to be different when the equalness deprives us of our individual characteristics. The Brazilian educational policy must consider this challenge to improve actions aiming at making our public schools open to diversity. Key-words – School inclusion; inclusion; education.
id PUC_RS-18_7621a3b41352b8e97f840b2b8af0ce39
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/434
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalhaInclusão escolarinclusãoeducaçãoCom a intenção de explorar esse debate sobre inclusão e escolaridade, vamos analisar alguns pontos polêmicos que cercam essa situação de mudança, nos dias atuais, diante de inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial. Mais do que avaliar os argumentos contrários e favoráveis às políticas educacionais inclusivas, abor-darei, entre seus aspectos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e diferenças, que envolve o entendimento, a elaboração de tais políticas e todas as iniciativas visando à transformação das esco-las, para se ajustarem aos princípios inclusivos de educação. Descritores – Inclusão escolar; inclusão; educação. ABSTRACT – his paper will focus on the challenge that we are facing at presenting, that is, the right to be equal, and the right to be different at school. The issue is polemical and it is vital to accept an imperative condition: we have the right to be equal when the difference diminishes us, and we have the right to be different when the equalness deprives us of our individual characteristics. The Brazilian educational policy must consider this challenge to improve actions aiming at making our public schools open to diversity. Key-words – School inclusion; inclusion; education.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/434Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/434/330Mantoan, Maria Teresa Églerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/434Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
title Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
spellingShingle Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
Mantoan, Maria Teresa Égler
Inclusão escolar
inclusão
educação
title_short Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
title_full Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
title_fullStr Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
title_full_unstemmed Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
title_sort Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha
author Mantoan, Maria Teresa Égler
author_facet Mantoan, Maria Teresa Égler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantoan, Maria Teresa Égler
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
inclusão
educação
topic Inclusão escolar
inclusão
educação
description Com a intenção de explorar esse debate sobre inclusão e escolaridade, vamos analisar alguns pontos polêmicos que cercam essa situação de mudança, nos dias atuais, diante de inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial. Mais do que avaliar os argumentos contrários e favoráveis às políticas educacionais inclusivas, abor-darei, entre seus aspectos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e diferenças, que envolve o entendimento, a elaboração de tais políticas e todas as iniciativas visando à transformação das esco-las, para se ajustarem aos princípios inclusivos de educação. Descritores – Inclusão escolar; inclusão; educação. ABSTRACT – his paper will focus on the challenge that we are facing at presenting, that is, the right to be equal, and the right to be different at school. The issue is polemical and it is vital to accept an imperative condition: we have the right to be equal when the difference diminishes us, and we have the right to be different when the equalness deprives us of our individual characteristics. The Brazilian educational policy must consider this challenge to improve actions aiming at making our public schools open to diversity. Key-words – School inclusion; inclusion; education.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/434
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/434/330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)
Educação; v. 29 n. 1 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741794807808