Educação vital para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casali, Alípio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419
Resumo: Este texto é um ensaio crítico, cujo objetivo é repensar a Escola a partir da educação, o instituído a partir do instituinte, a instituição a partir da vida e da cultura. Analisa-se o desdobramento histórico da Escola em suas relações com a “cultura” ordenadora e controladora do mercado, que a distanciam das culturas vivas, próximas e remotas. Descritores – Escola; cultura; ética. ABSTRACT – This paper is a critical essay, which aims to rethink about school from education, about the instituted from the institucionary, about institution itself from life and culture perspective. The historical development of school is analyzed in its relations to the market´s ordination and control drives, on the assumption that such relations set school apart both from neighbour and far away cul-tures. Key-words – School; culture; ethics.
id PUC_RS-18_9af2e4fbce3c843dc61648389744fde5
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/419
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Educação vital para a escolaEscolaculturaéticaEste texto é um ensaio crítico, cujo objetivo é repensar a Escola a partir da educação, o instituído a partir do instituinte, a instituição a partir da vida e da cultura. Analisa-se o desdobramento histórico da Escola em suas relações com a “cultura” ordenadora e controladora do mercado, que a distanciam das culturas vivas, próximas e remotas. Descritores – Escola; cultura; ética. ABSTRACT – This paper is a critical essay, which aims to rethink about school from education, about the instituted from the institucionary, about institution itself from life and culture perspective. The historical development of school is analyzed in its relations to the market´s ordination and control drives, on the assumption that such relations set school apart both from neighbour and far away cul-tures. Key-words – School; culture; ethics.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419/316Casali, Alípioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/419Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação vital para a escola
title Educação vital para a escola
spellingShingle Educação vital para a escola
Casali, Alípio
Escola
cultura
ética
title_short Educação vital para a escola
title_full Educação vital para a escola
title_fullStr Educação vital para a escola
title_full_unstemmed Educação vital para a escola
title_sort Educação vital para a escola
author Casali, Alípio
author_facet Casali, Alípio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casali, Alípio
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
cultura
ética
topic Escola
cultura
ética
description Este texto é um ensaio crítico, cujo objetivo é repensar a Escola a partir da educação, o instituído a partir do instituinte, a instituição a partir da vida e da cultura. Analisa-se o desdobramento histórico da Escola em suas relações com a “cultura” ordenadora e controladora do mercado, que a distanciam das culturas vivas, próximas e remotas. Descritores – Escola; cultura; ética. ABSTRACT – This paper is a critical essay, which aims to rethink about school from education, about the instituted from the institucionary, about institution itself from life and culture perspective. The historical development of school is analyzed in its relations to the market´s ordination and control drives, on the assumption that such relations set school apart both from neighbour and far away cul-tures. Key-words – School; culture; ethics.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419/316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)
Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)
Educação; v. 28 n. 2 (2005)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741770690560