O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_ed7395e180d7231b859c9af38756318f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168779 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-ScTDICÉtica na EscolaCultura EscolarTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Este estudo traz reflexões sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação por estudantes de uma escola rural de São Joaquim (SC), tendo em vista a questão da ética no uso dessas tecnologias. O objetivo geral do estudo foi o de compreender qual a importância e os usos que os estudantes fazem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, definindo como objetivos específicos: entender a importância que os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I veem nas TDIC; ii) descrever quais os usos das TDIC que são feitos por esses estudantes e iii) entender como os estudantes imaginam esta inserção das TDIC no contexto escolar. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica do estudo e uma pesquisa de campo com uso de questionários aplicados com sete (07) estudantes do 4º ano e nove (09) estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os resultados da pesquisa mostram que os estudante, mesmo residindo em áreas afastadas dos centros urbanos maiores já possuem conhecimento sobre as TDIC e, principalmente na escola, fazem uso das mesmas para realização de trabalhos e pesquisas escolares. As respostas também evidenciam a importância da formação docente voltada para as TDIC, haja vista que muitos docentes ainda não dominam as tecnologias.Florianópolis, SCTeixeira, Graziela Gomes SteinUniversidade Federal de Santa CatarinaGil, Sandra Schlischting Nunes2016-09-28T21:52:34Z2016-09-28T21:52:34Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T21:52:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T21:52:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc |
title |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc |
spellingShingle |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc Gil, Sandra Schlischting Nunes TDIC Ética na Escola Cultura Escolar |
title_short |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc |
title_full |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc |
title_fullStr |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc |
title_full_unstemmed |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc |
title_sort |
O uso de tecnologias no contexto escolar: o que pensam estudantes de uma escola do interior de São Joaquim-Sc |
author |
Gil, Sandra Schlischting Nunes |
author_facet |
Gil, Sandra Schlischting Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Graziela Gomes Stein Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Sandra Schlischting Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Ética na Escola Cultura Escolar |
topic |
TDIC Ética na Escola Cultura Escolar |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28T21:52:34Z 2016-09-28T21:52:34Z 2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652323144073216 |