Educação vital para a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419 |
Resumo: | Este texto é um ensaio crítico, cujo objetivo é repensar a Escola a partir da educação, o instituído a partir do instituinte, a instituição a partir da vida e da cultura. Analisa-se o desdobramento histórico da Escola em suas relações com a “cultura” ordenadora e controladora do mercado, que a distanciam das culturas vivas, próximas e remotas. Descritores – Escola; cultura; ética. ABSTRACT – This paper is a critical essay, which aims to rethink about school from education, about the instituted from the institucionary, about institution itself from life and culture perspective. The historical development of school is analyzed in its relations to the market´s ordination and control drives, on the assumption that such relations set school apart both from neighbour and far away cul-tures. Key-words – School; culture; ethics. |
id |
PUC_RS-18_9af2e4fbce3c843dc61648389744fde5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/419 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação vital para a escolaEscolaculturaéticaEste texto é um ensaio crítico, cujo objetivo é repensar a Escola a partir da educação, o instituído a partir do instituinte, a instituição a partir da vida e da cultura. Analisa-se o desdobramento histórico da Escola em suas relações com a “cultura” ordenadora e controladora do mercado, que a distanciam das culturas vivas, próximas e remotas. Descritores – Escola; cultura; ética. ABSTRACT – This paper is a critical essay, which aims to rethink about school from education, about the instituted from the institucionary, about institution itself from life and culture perspective. The historical development of school is analyzed in its relations to the market´s ordination and control drives, on the assumption that such relations set school apart both from neighbour and far away cul-tures. Key-words – School; culture; ethics.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419/316Casali, Alípioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/419Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação vital para a escola |
title |
Educação vital para a escola |
spellingShingle |
Educação vital para a escola Casali, Alípio Escola cultura ética |
title_short |
Educação vital para a escola |
title_full |
Educação vital para a escola |
title_fullStr |
Educação vital para a escola |
title_full_unstemmed |
Educação vital para a escola |
title_sort |
Educação vital para a escola |
author |
Casali, Alípio |
author_facet |
Casali, Alípio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casali, Alípio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola cultura ética |
topic |
Escola cultura ética |
description |
Este texto é um ensaio crítico, cujo objetivo é repensar a Escola a partir da educação, o instituído a partir do instituinte, a instituição a partir da vida e da cultura. Analisa-se o desdobramento histórico da Escola em suas relações com a “cultura” ordenadora e controladora do mercado, que a distanciam das culturas vivas, próximas e remotas. Descritores – Escola; cultura; ética. ABSTRACT – This paper is a critical essay, which aims to rethink about school from education, about the instituted from the institucionary, about institution itself from life and culture perspective. The historical development of school is analyzed in its relations to the market´s ordination and control drives, on the assumption that such relations set school apart both from neighbour and far away cul-tures. Key-words – School; culture; ethics. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/419/316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 28 No. 2 (2005) Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005) Educação; v. 28 n. 2 (2005) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741770690560 |