Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7836 |
Resumo: | DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010. 261 p. A obra compõe-se de ensaios em que o tema central é a educação tomada como uma questão filosófica fundamental. Para o autor, a educação como problema de preocupação filosófica deve anteceder toda e qualquer preocupação com programas ou disciplinas. Partindo de uma crítica contundente à visão autoritária das teorias filosóficas e educacionais de cunho metafísico e tendo por referência algumas contribuições importantes do pragmatismo e da teoria crítica, Dalbosco propõe um trabalho teórico e crítico sobre a prática pedagógica e seus pressupostos como condição para o desenvolvimento de uma educação crítica e transformadora. Buscando sustentação em teóricos como Rousseau, Kant, Mead, Dewey, Adorno e Habermas, o autor articula as imbricações que existem entre teorias pedagógicas, teorias filosóficas e práticas de ensino. Em síntese, a tese que perpassa toda obra é que a pedagogia, para ser emancipadora, não pode deixar de ser um exercício filosófico. |
id |
PUC_RS-18_c627b463aaa4c4b11eccc0a07047d245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/7836 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educaçãoEducaçãofilosofia da educaçãoteorias da educaçãoDALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010. 261 p. A obra compõe-se de ensaios em que o tema central é a educação tomada como uma questão filosófica fundamental. Para o autor, a educação como problema de preocupação filosófica deve anteceder toda e qualquer preocupação com programas ou disciplinas. Partindo de uma crítica contundente à visão autoritária das teorias filosóficas e educacionais de cunho metafísico e tendo por referência algumas contribuições importantes do pragmatismo e da teoria crítica, Dalbosco propõe um trabalho teórico e crítico sobre a prática pedagógica e seus pressupostos como condição para o desenvolvimento de uma educação crítica e transformadora. Buscando sustentação em teóricos como Rousseau, Kant, Mead, Dewey, Adorno e Habermas, o autor articula as imbricações que existem entre teorias pedagógicas, teorias filosóficas e práticas de ensino. Em síntese, a tese que perpassa toda obra é que a pedagogia, para ser emancipadora, não pode deixar de ser um exercício filosófico.Editora da PUCRS - ediPUCRS2011-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPessoa e educação; teorias da educaçãoapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7836Educação; Vol. 34 No. 3 (2011): Art, culture, education: mutationsEducação; Vol. 34 Núm. 3 (2011): Arte, cultura, educación: mutacionesEducação; v. 34 n. 3 (2011): Arte, cultura, educação: mutações1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7836/6790Mühl, Eldon Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-28T16:34:01Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/7836Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2018-06-28T16:34:01Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação |
title |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação |
spellingShingle |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação Mühl, Eldon Henrique Educação filosofia da educação teorias da educação |
title_short |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação |
title_full |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação |
title_fullStr |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação |
title_full_unstemmed |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação |
title_sort |
Resenha: Pragmatismo, teoria crítica e educação |
author |
Mühl, Eldon Henrique |
author_facet |
Mühl, Eldon Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mühl, Eldon Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação filosofia da educação teorias da educação |
topic |
Educação filosofia da educação teorias da educação |
description |
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010. 261 p. A obra compõe-se de ensaios em que o tema central é a educação tomada como uma questão filosófica fundamental. Para o autor, a educação como problema de preocupação filosófica deve anteceder toda e qualquer preocupação com programas ou disciplinas. Partindo de uma crítica contundente à visão autoritária das teorias filosóficas e educacionais de cunho metafísico e tendo por referência algumas contribuições importantes do pragmatismo e da teoria crítica, Dalbosco propõe um trabalho teórico e crítico sobre a prática pedagógica e seus pressupostos como condição para o desenvolvimento de uma educação crítica e transformadora. Buscando sustentação em teóricos como Rousseau, Kant, Mead, Dewey, Adorno e Habermas, o autor articula as imbricações que existem entre teorias pedagógicas, teorias filosóficas e práticas de ensino. Em síntese, a tese que perpassa toda obra é que a pedagogia, para ser emancipadora, não pode deixar de ser um exercício filosófico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pessoa e educação; teorias da educação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7836 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7836/6790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 34 No. 3 (2011): Art, culture, education: mutations Educação; Vol. 34 Núm. 3 (2011): Arte, cultura, educación: mutaciones Educação; v. 34 n. 3 (2011): Arte, cultura, educação: mutações 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128743015350272 |