Reflections on Initial Teacher Educatio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Assunção
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074
Resumo: This paper discusses a number of reflections on what are considered to be key issues in initial teacher education. Drawing upon work carried out in the context of teacher education and in research over the last years, this paper analyses the process of becoming a teacher, the complex and problematic nature of teaching, theory and practice in initial teacher education and the role of research and reflection, and the role and influence of teacher educators. The paper concludes with some aspects that might be developed further in the context of educational research.
id PUC_RS-18_da789d4f5ccef0d39d0b87a78e2bd385
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8074
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Reflections on Initial Teacher EducatioAlgumas Reflexões em Torno da Formação Inicial de Professoresinitial teacher educationteacher educatorsviews of the teacherprofessional socialization.formação inicialformadores de professoresconcepção de professorsocialização profissional.This paper discusses a number of reflections on what are considered to be key issues in initial teacher education. Drawing upon work carried out in the context of teacher education and in research over the last years, this paper analyses the process of becoming a teacher, the complex and problematic nature of teaching, theory and practice in initial teacher education and the role of research and reflection, and the role and influence of teacher educators. The paper concludes with some aspects that might be developed further in the context of educational research.Neste artigo apresentamos um conjunto de reflexões sobre aquilo que consideramos como (alguns dos) aspectos essenciais na formação inicial de professores. Este exercício decorre dos trabalhos em que temos estado envolvidas ao longo dos últimos anos, quer na formação de professores, quer em projectos de investigação que temos vindo a realizar neste domínio. Mais concretamente, reflectimos sobre o processo de tornar-se professor, a natureza complexa e problemática do ensino, a teoria e a prática na formação inicial e o papel da investigação e da reflexão e ainda o papel e influência dos formadores de professores. Terminamos com algumas pistas que poderão ser objecto de maior investigação e reflexão no futuro.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074Educação; Vol. 33 No. 3 (2010): Dossier - Teacher Education, curriculum and practiceEducação; Vol. 33 Núm. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e práticaEducação; v. 33 n. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074/5715Flores, Maria Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T13:21:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8074Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T13:21:58Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflections on Initial Teacher Educatio
Algumas Reflexões em Torno da Formação Inicial de Professores
title Reflections on Initial Teacher Educatio
spellingShingle Reflections on Initial Teacher Educatio
Flores, Maria Assunção
initial teacher education
teacher educators
views of the teacher
professional socialization.
formação inicial
formadores de professores
concepção de professor
socialização profissional.
title_short Reflections on Initial Teacher Educatio
title_full Reflections on Initial Teacher Educatio
title_fullStr Reflections on Initial Teacher Educatio
title_full_unstemmed Reflections on Initial Teacher Educatio
title_sort Reflections on Initial Teacher Educatio
author Flores, Maria Assunção
author_facet Flores, Maria Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv initial teacher education
teacher educators
views of the teacher
professional socialization.
formação inicial
formadores de professores
concepção de professor
socialização profissional.
topic initial teacher education
teacher educators
views of the teacher
professional socialization.
formação inicial
formadores de professores
concepção de professor
socialização profissional.
description This paper discusses a number of reflections on what are considered to be key issues in initial teacher education. Drawing upon work carried out in the context of teacher education and in research over the last years, this paper analyses the process of becoming a teacher, the complex and problematic nature of teaching, theory and practice in initial teacher education and the role of research and reflection, and the role and influence of teacher educators. The paper concludes with some aspects that might be developed further in the context of educational research.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8074/5715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 33 No. 3 (2010): Dossier - Teacher Education, curriculum and practice
Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática
Educação; v. 33 n. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128743020593152