Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ormezzano, Graciela Rene
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442
Resumo: Propondo uma discussão sobre as propostas epistemológicas e as metodologias da pro-dução científica originada nos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação, o artigo volta-se a uma reflexão sobre a educação num cenário industrial-tecnológico dos dias atuais além de uma carac-terização de paradigmas que coexistem no campo da educação e, portanto, na produção do conheci-mento desta área. Valendo-se dos achados de uma pesquisa, em que são discutidas as abordagens metodológicas, opções paradigmáticas e formas de olhar a realidade, são apontadas limitações que sugerem um reexame das estratégias e mecanismos relativos à produção do conhecimento nesses cursos. Descritores – Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos. ABSTRACT – This paper discusses about epistemological and methodological approaches at Post-graduation Courses in Education, reflecting about the actual industrial-technologic scene and presents the characteristics of different paradigms that coexist in education field and in the knowledge produc-tion of this area, Using the results of an investigation about methodological approach, paradigmatic choose and different ways of looking reality, limitations are signalized suggesting a new evaluation of strategies and mechanisms used in that courses. Key-words – Education research; epistemological aspects; methodological aspects.
id PUC_RS-18_f00575948d4423ce3f0cdf1022240bf3
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/442
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em EducaçãoPesquisa em educaçãoaspectos epistemológicosaspectos metodológicosPropondo uma discussão sobre as propostas epistemológicas e as metodologias da pro-dução científica originada nos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação, o artigo volta-se a uma reflexão sobre a educação num cenário industrial-tecnológico dos dias atuais além de uma carac-terização de paradigmas que coexistem no campo da educação e, portanto, na produção do conheci-mento desta área. Valendo-se dos achados de uma pesquisa, em que são discutidas as abordagens metodológicas, opções paradigmáticas e formas de olhar a realidade, são apontadas limitações que sugerem um reexame das estratégias e mecanismos relativos à produção do conhecimento nesses cursos. Descritores – Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos. ABSTRACT – This paper discusses about epistemological and methodological approaches at Post-graduation Courses in Education, reflecting about the actual industrial-technologic scene and presents the characteristics of different paradigms that coexist in education field and in the knowledge produc-tion of this area, Using the results of an investigation about methodological approach, paradigmatic choose and different ways of looking reality, limitations are signalized suggesting a new evaluation of strategies and mechanisms used in that courses. Key-words – Education research; epistemological aspects; methodological aspects.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442/338Ormezzano, Graciela Reneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/442Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
title Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
spellingShingle Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
Ormezzano, Graciela Rene
Pesquisa em educação
aspectos epistemológicos
aspectos metodológicos
title_short Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
title_full Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
title_fullStr Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
title_full_unstemmed Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
title_sort Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
author Ormezzano, Graciela Rene
author_facet Ormezzano, Graciela Rene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ormezzano, Graciela Rene
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em educação
aspectos epistemológicos
aspectos metodológicos
topic Pesquisa em educação
aspectos epistemológicos
aspectos metodológicos
description Propondo uma discussão sobre as propostas epistemológicas e as metodologias da pro-dução científica originada nos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação, o artigo volta-se a uma reflexão sobre a educação num cenário industrial-tecnológico dos dias atuais além de uma carac-terização de paradigmas que coexistem no campo da educação e, portanto, na produção do conheci-mento desta área. Valendo-se dos achados de uma pesquisa, em que são discutidas as abordagens metodológicas, opções paradigmáticas e formas de olhar a realidade, são apontadas limitações que sugerem um reexame das estratégias e mecanismos relativos à produção do conhecimento nesses cursos. Descritores – Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos. ABSTRACT – This paper discusses about epistemological and methodological approaches at Post-graduation Courses in Education, reflecting about the actual industrial-technologic scene and presents the characteristics of different paradigms that coexist in education field and in the knowledge produc-tion of this area, Using the results of an investigation about methodological approach, paradigmatic choose and different ways of looking reality, limitations are signalized suggesting a new evaluation of strategies and mechanisms used in that courses. Key-words – Education research; epistemological aspects; methodological aspects.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442/338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)
Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)
Educação; v. 29 n. 1 (2006)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741809487872