Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442 |
Resumo: | Propondo uma discussão sobre as propostas epistemológicas e as metodologias da pro-dução científica originada nos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação, o artigo volta-se a uma reflexão sobre a educação num cenário industrial-tecnológico dos dias atuais além de uma carac-terização de paradigmas que coexistem no campo da educação e, portanto, na produção do conheci-mento desta área. Valendo-se dos achados de uma pesquisa, em que são discutidas as abordagens metodológicas, opções paradigmáticas e formas de olhar a realidade, são apontadas limitações que sugerem um reexame das estratégias e mecanismos relativos à produção do conhecimento nesses cursos. Descritores – Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos. ABSTRACT – This paper discusses about epistemological and methodological approaches at Post-graduation Courses in Education, reflecting about the actual industrial-technologic scene and presents the characteristics of different paradigms that coexist in education field and in the knowledge produc-tion of this area, Using the results of an investigation about methodological approach, paradigmatic choose and different ways of looking reality, limitations are signalized suggesting a new evaluation of strategies and mechanisms used in that courses. Key-words – Education research; epistemological aspects; methodological aspects. |
id |
PUC_RS-18_f00575948d4423ce3f0cdf1022240bf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/442 |
network_acronym_str |
PUC_RS-18 |
network_name_str |
Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em EducaçãoPesquisa em educaçãoaspectos epistemológicosaspectos metodológicosPropondo uma discussão sobre as propostas epistemológicas e as metodologias da pro-dução científica originada nos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação, o artigo volta-se a uma reflexão sobre a educação num cenário industrial-tecnológico dos dias atuais além de uma carac-terização de paradigmas que coexistem no campo da educação e, portanto, na produção do conheci-mento desta área. Valendo-se dos achados de uma pesquisa, em que são discutidas as abordagens metodológicas, opções paradigmáticas e formas de olhar a realidade, são apontadas limitações que sugerem um reexame das estratégias e mecanismos relativos à produção do conhecimento nesses cursos. Descritores – Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos. ABSTRACT – This paper discusses about epistemological and methodological approaches at Post-graduation Courses in Education, reflecting about the actual industrial-technologic scene and presents the characteristics of different paradigms that coexist in education field and in the knowledge produc-tion of this area, Using the results of an investigation about methodological approach, paradigmatic choose and different ways of looking reality, limitations are signalized suggesting a new evaluation of strategies and mechanisms used in that courses. Key-words – Education research; epistemological aspects; methodological aspects.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442Educação; Vol. 29 No. 1 (2006)Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006)Educação; v. 29 n. 1 (2006)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442/338Ormezzano, Graciela Reneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:11:22Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/442Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:11:22Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação |
title |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação |
spellingShingle |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação Ormezzano, Graciela Rene Pesquisa em educação aspectos epistemológicos aspectos metodológicos |
title_short |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação |
title_full |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação |
title_fullStr |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação |
title_full_unstemmed |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação |
title_sort |
Pesquisa da pesquisa: discutindo abordagens em Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Educação |
author |
Ormezzano, Graciela Rene |
author_facet |
Ormezzano, Graciela Rene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ormezzano, Graciela Rene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em educação aspectos epistemológicos aspectos metodológicos |
topic |
Pesquisa em educação aspectos epistemológicos aspectos metodológicos |
description |
Propondo uma discussão sobre as propostas epistemológicas e as metodologias da pro-dução científica originada nos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Educação, o artigo volta-se a uma reflexão sobre a educação num cenário industrial-tecnológico dos dias atuais além de uma carac-terização de paradigmas que coexistem no campo da educação e, portanto, na produção do conheci-mento desta área. Valendo-se dos achados de uma pesquisa, em que são discutidas as abordagens metodológicas, opções paradigmáticas e formas de olhar a realidade, são apontadas limitações que sugerem um reexame das estratégias e mecanismos relativos à produção do conhecimento nesses cursos. Descritores – Pesquisa em educação; aspectos epistemológicos; aspectos metodológicos. ABSTRACT – This paper discusses about epistemological and methodological approaches at Post-graduation Courses in Education, reflecting about the actual industrial-technologic scene and presents the characteristics of different paradigms that coexist in education field and in the knowledge produc-tion of this area, Using the results of an investigation about methodological approach, paradigmatic choose and different ways of looking reality, limitations are signalized suggesting a new evaluation of strategies and mechanisms used in that courses. Key-words – Education research; epistemological aspects; methodological aspects. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/442/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação; Vol. 29 No. 1 (2006) Educação; Vol. 29 Núm. 1 (2006) Educação; v. 29 n. 1 (2006) 1981-2582 0101-465X reponame:Educação instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Educação |
collection |
Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br |
_version_ |
1799128741809487872 |