Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ana Maria Faccioli de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Paroneto, Glaura Morais, Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu, Linhares, Martha Maria Prata, Ribeiro, Ormezinda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420
Resumo: O trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. Descritores – Formação de professores; sala de aula; subjetividade; práticas discursivas. ABSTRACT – This study presents an analysis of the discursive practices, which are present in an extended education course for teachers. The purpose of this analysis was to understand the conceptions of the teachers/students about what it means to be a teacher and what teacher training means. Starting from a reflection about their own educational practice, we aim at understanding how such conceptions were built, for while deciphering them, we are able to break them up. The data was obtained from class registers, course conclusion studies and semi-structured interviews with the students. The self-experience proposed by Foucault, was our guide in the reflection about the results that point to changes in students positioning of self in relation to their life and work. Talking about their activities,professors and students are able to see that the course provoked attempts of transgression, after ques-tioning what is already established, said and thought. Key-words – Formation of professors; classroom; subjectivity; practical of the speech.
id PUC_RS-18_f984811ff1174c6828c248e83675c0f3
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/420
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigosFormação de professoressala de aulasubjetividadepráticas discursivasO trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. Descritores – Formação de professores; sala de aula; subjetividade; práticas discursivas. ABSTRACT – This study presents an analysis of the discursive practices, which are present in an extended education course for teachers. The purpose of this analysis was to understand the conceptions of the teachers/students about what it means to be a teacher and what teacher training means. Starting from a reflection about their own educational practice, we aim at understanding how such conceptions were built, for while deciphering them, we are able to break them up. The data was obtained from class registers, course conclusion studies and semi-structured interviews with the students. The self-experience proposed by Foucault, was our guide in the reflection about the results that point to changes in students positioning of self in relation to their life and work. Talking about their activities,professors and students are able to see that the course provoked attempts of transgression, after ques-tioning what is already established, said and thought. Key-words – Formation of professors; classroom; subjectivity; practical of the speech.Editora da PUCRS - ediPUCRS2006-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)Educação; v. 28 n. 2 (2005)1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420/317Camargo, Ana Maria Faccioli deParoneto, Glaura MoraisBernardes, Sueli Teresinha de AbreuLinhares, Martha Maria PrataRibeiro, Ormezinda Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-31T12:33:44Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/420Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-05-31T12:33:44Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
spellingShingle Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
Camargo, Ana Maria Faccioli de
Formação de professores
sala de aula
subjetividade
práticas discursivas
title_short Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_full Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_fullStr Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_full_unstemmed Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
title_sort Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
author Camargo, Ana Maria Faccioli de
author_facet Camargo, Ana Maria Faccioli de
Paroneto, Glaura Morais
Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu
Linhares, Martha Maria Prata
Ribeiro, Ormezinda Maria
author_role author
author2 Paroneto, Glaura Morais
Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu
Linhares, Martha Maria Prata
Ribeiro, Ormezinda Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Ana Maria Faccioli de
Paroneto, Glaura Morais
Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu
Linhares, Martha Maria Prata
Ribeiro, Ormezinda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
sala de aula
subjetividade
práticas discursivas
topic Formação de professores
sala de aula
subjetividade
práticas discursivas
description O trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. Descritores – Formação de professores; sala de aula; subjetividade; práticas discursivas. ABSTRACT – This study presents an analysis of the discursive practices, which are present in an extended education course for teachers. The purpose of this analysis was to understand the conceptions of the teachers/students about what it means to be a teacher and what teacher training means. Starting from a reflection about their own educational practice, we aim at understanding how such conceptions were built, for while deciphering them, we are able to break them up. The data was obtained from class registers, course conclusion studies and semi-structured interviews with the students. The self-experience proposed by Foucault, was our guide in the reflection about the results that point to changes in students positioning of self in relation to their life and work. Talking about their activities,professors and students are able to see that the course provoked attempts of transgression, after ques-tioning what is already established, said and thought. Key-words – Formation of professors; classroom; subjectivity; practical of the speech.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420/317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 28 No. 2 (2005)
Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2005)
Educação; v. 28 n. 2 (2005)
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128741771739136