A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de estudo sobre a atividade de tutoria on-line em cursos de Educação a Distância, com fundamentos na concepção ergológica de trabalho, na qual se ressalta a atividade discursiva como fonte de dados importantes sobre o modo como o trabalhador, como ser humano industrioso, investe de si em seu posto de trabalho. Por ser a linguagem o modo de concretização da atividade de tutoria, postulamos que o estudo científico a partir da episteme ergológica contribuirá para uma compreensão que vai além do que se prescreve para a tarefa do tutor, atingindo as nuances subjetivas da atividade, nas singularidades de cada cotidiano, em que o trabalhador, dialogando com professores e alunos, enfrenta os desafios de educar a distância. ******************************************************** The @tivid of tutors in distance education: ergological a look to the prescribed and lived in virtual learning environments This article proposes a study on the activity of online tutoring courses in Distance Education, with foundations in the design ergological work, in which he emphasizes the discursive activity as a source of important information on how the worker as human being industrious, invests himself in his job. Because the language mode of implementation of mentoring activity, we postulate that the scientific study from the episteme ergological contribute to an understanding that goes beyond what is prescribed for the task of the tutor, reaching the nuances of subjective activity, the singularities of each routine, the worker, talking with teachers and students facing the challenges of educating the distance. Keywords: Work; Mentoring activities; Language activity; Ergology; Dialogism |
id |
PUC_RS-19_f922c26359644ef6d3b9d0df4bdd5b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/15870 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagemTrabalhoAtividade de tutoriaAtividade de linguagemErgologiaDialogismo8.01.06.00-5Este artigo apresenta uma proposta de estudo sobre a atividade de tutoria on-line em cursos de Educação a Distância, com fundamentos na concepção ergológica de trabalho, na qual se ressalta a atividade discursiva como fonte de dados importantes sobre o modo como o trabalhador, como ser humano industrioso, investe de si em seu posto de trabalho. Por ser a linguagem o modo de concretização da atividade de tutoria, postulamos que o estudo científico a partir da episteme ergológica contribuirá para uma compreensão que vai além do que se prescreve para a tarefa do tutor, atingindo as nuances subjetivas da atividade, nas singularidades de cada cotidiano, em que o trabalhador, dialogando com professores e alunos, enfrenta os desafios de educar a distância. ******************************************************** The @tivid of tutors in distance education: ergological a look to the prescribed and lived in virtual learning environments This article proposes a study on the activity of online tutoring courses in Distance Education, with foundations in the design ergological work, in which he emphasizes the discursive activity as a source of important information on how the worker as human being industrious, invests himself in his job. Because the language mode of implementation of mentoring activity, we postulate that the scientific study from the episteme ergological contribute to an understanding that goes beyond what is prescribed for the task of the tutor, reaching the nuances of subjective activity, the singularities of each routine, the worker, talking with teachers and students facing the challenges of educating the distance. Keywords: Work; Mentoring activities; Language activity; Ergology; DialogismEditora da PUCRS - ediPUCRS2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguística Aplicadaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1587010.15448/1984-7726.2014.3.15870Letras de Hoje; Vol. 49 No. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344Letras de Hoje; Vol. 49 Núm. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344Letras de Hoje; v. 49 n. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-3441984-77260101-333510.15448/1984-7726.2014.3reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870/12159Alves, Shirlei Marlyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T21:41:35Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/15870Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T21:41:35Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem |
title |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem Alves, Shirlei Marly Trabalho Atividade de tutoria Atividade de linguagem Ergologia Dialogismo 8.01.06.00-5 |
title_short |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Alves, Shirlei Marly |
author_facet |
Alves, Shirlei Marly |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Shirlei Marly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Atividade de tutoria Atividade de linguagem Ergologia Dialogismo 8.01.06.00-5 |
topic |
Trabalho Atividade de tutoria Atividade de linguagem Ergologia Dialogismo 8.01.06.00-5 |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de estudo sobre a atividade de tutoria on-line em cursos de Educação a Distância, com fundamentos na concepção ergológica de trabalho, na qual se ressalta a atividade discursiva como fonte de dados importantes sobre o modo como o trabalhador, como ser humano industrioso, investe de si em seu posto de trabalho. Por ser a linguagem o modo de concretização da atividade de tutoria, postulamos que o estudo científico a partir da episteme ergológica contribuirá para uma compreensão que vai além do que se prescreve para a tarefa do tutor, atingindo as nuances subjetivas da atividade, nas singularidades de cada cotidiano, em que o trabalhador, dialogando com professores e alunos, enfrenta os desafios de educar a distância. ******************************************************** The @tivid of tutors in distance education: ergological a look to the prescribed and lived in virtual learning environments This article proposes a study on the activity of online tutoring courses in Distance Education, with foundations in the design ergological work, in which he emphasizes the discursive activity as a source of important information on how the worker as human being industrious, invests himself in his job. Because the language mode of implementation of mentoring activity, we postulate that the scientific study from the episteme ergological contribute to an understanding that goes beyond what is prescribed for the task of the tutor, reaching the nuances of subjective activity, the singularities of each routine, the worker, talking with teachers and students facing the challenges of educating the distance. Keywords: Work; Mentoring activities; Language activity; Ergology; Dialogism |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Linguística Aplicada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870 10.15448/1984-7726.2014.3.15870 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870 |
identifier_str_mv |
10.15448/1984-7726.2014.3.15870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870/12159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 49 No. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344 Letras de Hoje; Vol. 49 Núm. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344 Letras de Hoje; v. 49 n. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344 1984-7726 0101-3335 10.15448/1984-7726.2014.3 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1799128777553346560 |