A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Shirlei Marly
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de estudo sobre a atividade de tutoria on-line em cursos de Educação a Distância, com fundamentos na concepção ergológica de trabalho, na qual se ressalta a atividade discursiva como fonte de dados importantes sobre o modo como o trabalhador, como ser humano industrioso, investe de si em seu posto de trabalho. Por ser a linguagem o modo de concretização da atividade de tutoria, postulamos que o estudo científico a partir da episteme ergológica contribuirá para uma compreensão que vai além do que se prescreve para a tarefa do tutor, atingindo as nuances subjetivas da atividade, nas singularidades de cada cotidiano, em que o trabalhador, dialogando com professores e alunos, enfrenta os desafios de educar a distância. ******************************************************** The @tivid of tutors in distance education: ergological a look to the prescribed and lived in virtual learning environments This article proposes a study on the activity of online tutoring courses in Distance Education, with foundations in the design ergological work, in which he emphasizes the discursive activity as a source of important information on how the worker as human being industrious, invests himself in his job. Because the language mode of implementation of mentoring activity, we postulate that the scientific study from the episteme ergological contribute to an understanding that goes beyond what is prescribed for the task of the tutor, reaching the nuances of subjective activity, the singularities of each routine, the worker, talking with teachers and students facing the challenges of educating the distance. Keywords: Work; Mentoring activities; Language activity; Ergology; Dialogism
id PUC_RS-19_f922c26359644ef6d3b9d0df4bdd5b82
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/15870
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagemTrabalhoAtividade de tutoriaAtividade de linguagemErgologiaDialogismo8.01.06.00-5Este artigo apresenta uma proposta de estudo sobre a atividade de tutoria on-line em cursos de Educação a Distância, com fundamentos na concepção ergológica de trabalho, na qual se ressalta a atividade discursiva como fonte de dados importantes sobre o modo como o trabalhador, como ser humano industrioso, investe de si em seu posto de trabalho. Por ser a linguagem o modo de concretização da atividade de tutoria, postulamos que o estudo científico a partir da episteme ergológica contribuirá para uma compreensão que vai além do que se prescreve para a tarefa do tutor, atingindo as nuances subjetivas da atividade, nas singularidades de cada cotidiano, em que o trabalhador, dialogando com professores e alunos, enfrenta os desafios de educar a distância. ******************************************************** The @tivid of tutors in distance education: ergological a look to the prescribed and lived in virtual learning environments This article proposes a study on the activity of online tutoring courses in Distance Education, with foundations in the design ergological work, in which he emphasizes the discursive activity as a source of important information on how the worker as human being industrious, invests himself in his job. Because the language mode of implementation of mentoring activity, we postulate that the scientific study from the episteme ergological contribute to an understanding that goes beyond what is prescribed for the task of the tutor, reaching the nuances of subjective activity, the singularities of each routine, the worker, talking with teachers and students facing the challenges of educating the distance. Keywords: Work; Mentoring activities; Language activity; Ergology; DialogismEditora da PUCRS - ediPUCRS2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLinguística Aplicadaapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1587010.15448/1984-7726.2014.3.15870Letras de Hoje; Vol. 49 No. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344Letras de Hoje; Vol. 49 Núm. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344Letras de Hoje; v. 49 n. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-3441984-77260101-333510.15448/1984-7726.2014.3reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870/12159Alves, Shirlei Marlyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T21:41:35Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/15870Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T21:41:35Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
title A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
Alves, Shirlei Marly
Trabalho
Atividade de tutoria
Atividade de linguagem
Ergologia
Dialogismo
8.01.06.00-5
title_short A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_full A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort A ativid@de de tutores na Educação a Distância: um olhar ergológico para o prescrito e o vivido nos ambientes virtuais de aprendizagem
author Alves, Shirlei Marly
author_facet Alves, Shirlei Marly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Shirlei Marly
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Atividade de tutoria
Atividade de linguagem
Ergologia
Dialogismo
8.01.06.00-5
topic Trabalho
Atividade de tutoria
Atividade de linguagem
Ergologia
Dialogismo
8.01.06.00-5
description Este artigo apresenta uma proposta de estudo sobre a atividade de tutoria on-line em cursos de Educação a Distância, com fundamentos na concepção ergológica de trabalho, na qual se ressalta a atividade discursiva como fonte de dados importantes sobre o modo como o trabalhador, como ser humano industrioso, investe de si em seu posto de trabalho. Por ser a linguagem o modo de concretização da atividade de tutoria, postulamos que o estudo científico a partir da episteme ergológica contribuirá para uma compreensão que vai além do que se prescreve para a tarefa do tutor, atingindo as nuances subjetivas da atividade, nas singularidades de cada cotidiano, em que o trabalhador, dialogando com professores e alunos, enfrenta os desafios de educar a distância. ******************************************************** The @tivid of tutors in distance education: ergological a look to the prescribed and lived in virtual learning environments This article proposes a study on the activity of online tutoring courses in Distance Education, with foundations in the design ergological work, in which he emphasizes the discursive activity as a source of important information on how the worker as human being industrious, invests himself in his job. Because the language mode of implementation of mentoring activity, we postulate that the scientific study from the episteme ergological contribute to an understanding that goes beyond what is prescribed for the task of the tutor, reaching the nuances of subjective activity, the singularities of each routine, the worker, talking with teachers and students facing the challenges of educating the distance. Keywords: Work; Mentoring activities; Language activity; Ergology; Dialogism
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Linguística Aplicada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870
10.15448/1984-7726.2014.3.15870
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2014.3.15870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15870/12159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 49 No. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344
Letras de Hoje; Vol. 49 Núm. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344
Letras de Hoje; v. 49 n. 3 (2014): Linguagem e trabalho: diálogos entre estudos discursivos e ergológicos; 336-344
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2014.3
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1799128777553346560