Retenção e fidelização de clientes: família de amigos da Rádio 9 de Julho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elaine Cristina da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33930
Resumo: A estratégia de marketing trata o relacionamento com o cliente como uma ferramenta para alavancar vantagem competitiva. Atrair novos clientes certamente é um dos esforços realizados pelas organizações, conquistar cada vez mais uma fatia maior do mercado certamente é uma meta que a maioria das empresas buscam, porém uma nova ação tem tomado maiores dimensões dentro das corporações: manter clientes. Neste contexto foi utilizado como unidade de pesquisa a projeto “Família de Amigos” da Rádio 9 de Julho – uma rádio católica que opera na freqüência 1600MHz, AM, na cidade de São Paulo. O projeto consiste na arrecadação financeira através dos ouvintes, o processo dá-se de forma espontânea, o ouvinte contatar a rádio via telefone ou internet para “torna-se um amigo”, ou seja, um mantedor da rádio e inicia a contribuição mensal no valor mínimo de R$8,00 através de boleto bancário enviado por correio na residência do ouvinte. A rádio objetiva manter a organização em atividade plena exclusivamente com a contribuição advinda do projeto, porém há alto índice de abandono, o que coloca em atenção a forma que a rádio está conduzindo o processo de adesão, comunicação e relacionamento com seus ouvintes. Vale lembrar que o projeto “Família de Amigos da Rádio 9 de Julho” está inserido num mercado migratório aonde os clientes abandonam e retornam constantemente. O estudo apontou a necessidade da rádio em investir em ações que podem agregar valor ao projeto “Família de Amigos da Rádio 9 de Julho”, as ferramentas de marketing proposta para investimento foram: canal de comunicação (internet), comunicação institucional do projeto, relacionamento com os ouvintes, comunicação como as paróquias, ações promocionais e ações sociais
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