A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64284 |
Resumo: | Considerando que manter relacionamentos com o cliente é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso a longo prazo, este estudo buscou compreender como construir e manter relacionamentos duradouros com os clientes aplicando o marketing de relacionamento. Tendo como objetivo geral, a análise da influência do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização dos clientes nas organizações, para isso, pesquisou – se sobre a evolução histórica do marketing, os principais conceitos e benefícios do marketing de relacionamento e procurou também, identificar as principais estratégias do marketing de relacionamento e como aplicá-las. A metodologia utilizada para a realização desta monografia consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados ao marketing de relacionamento, com fontes secundárias e de natureza descritiva. Onde, os resultados mostram a efetividade da aplicação de ferramentas e estratégias do marketing de relacionamento como diferencial no processo de retenção e fidelização dos clientes, visto que, obtém-se uma vantagem competitiva em relação à concorrência, além de ser uma das condições mais importantes no que se refere ao crescimento de vendas de uma organização. |
id |
Krot_6c72223d6971b57cd88d181f082272c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64284 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientesRelacionamentosClientesMarketingFidelizaçãoNegócioConsiderando que manter relacionamentos com o cliente é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso a longo prazo, este estudo buscou compreender como construir e manter relacionamentos duradouros com os clientes aplicando o marketing de relacionamento. Tendo como objetivo geral, a análise da influência do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização dos clientes nas organizações, para isso, pesquisou – se sobre a evolução histórica do marketing, os principais conceitos e benefícios do marketing de relacionamento e procurou também, identificar as principais estratégias do marketing de relacionamento e como aplicá-las. A metodologia utilizada para a realização desta monografia consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados ao marketing de relacionamento, com fontes secundárias e de natureza descritiva. Onde, os resultados mostram a efetividade da aplicação de ferramentas e estratégias do marketing de relacionamento como diferencial no processo de retenção e fidelização dos clientes, visto que, obtém-se uma vantagem competitiva em relação à concorrência, além de ser uma das condições mais importantes no que se refere ao crescimento de vendas de uma organização.2023-10-02T14:05:34Z2023-10-02T14:05:34Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64284PIM, Jussara Fernandes doporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T14:05:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/64284Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-10-02T14:05:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-10-02T14:05:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes |
title |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes |
spellingShingle |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes PIM, Jussara Fernandes do Relacionamentos Clientes Marketing Fidelização Negócio |
title_short |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes |
title_full |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes |
title_fullStr |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes |
title_sort |
A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes |
author |
PIM, Jussara Fernandes do |
author_facet |
PIM, Jussara Fernandes do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIM, Jussara Fernandes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamentos Clientes Marketing Fidelização Negócio |
topic |
Relacionamentos Clientes Marketing Fidelização Negócio |
description |
Considerando que manter relacionamentos com o cliente é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso a longo prazo, este estudo buscou compreender como construir e manter relacionamentos duradouros com os clientes aplicando o marketing de relacionamento. Tendo como objetivo geral, a análise da influência do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização dos clientes nas organizações, para isso, pesquisou – se sobre a evolução histórica do marketing, os principais conceitos e benefícios do marketing de relacionamento e procurou também, identificar as principais estratégias do marketing de relacionamento e como aplicá-las. A metodologia utilizada para a realização desta monografia consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados ao marketing de relacionamento, com fontes secundárias e de natureza descritiva. Onde, os resultados mostram a efetividade da aplicação de ferramentas e estratégias do marketing de relacionamento como diferencial no processo de retenção e fidelização dos clientes, visto que, obtém-se uma vantagem competitiva em relação à concorrência, além de ser uma das condições mais importantes no que se refere ao crescimento de vendas de uma organização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-10-02T14:05:34Z 2023-10-02T14:05:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64284 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672977357668352 |