A importância do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIM, Jussara Fernandes do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/64284
Resumo: Considerando que manter relacionamentos com o cliente é essencial para qualquer negócio que queira ter sucesso a longo prazo, este estudo buscou compreender como construir e manter relacionamentos duradouros com os clientes aplicando o marketing de relacionamento. Tendo como objetivo geral, a análise da influência do marketing de relacionamento no processo de retenção e fidelização dos clientes nas organizações, para isso, pesquisou – se sobre a evolução histórica do marketing, os principais conceitos e benefícios do marketing de relacionamento e procurou também, identificar as principais estratégias do marketing de relacionamento e como aplicá-las. A metodologia utilizada para a realização desta monografia consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados ao marketing de relacionamento, com fontes secundárias e de natureza descritiva. Onde, os resultados mostram a efetividade da aplicação de ferramentas e estratégias do marketing de relacionamento como diferencial no processo de retenção e fidelização dos clientes, visto que, obtém-se uma vantagem competitiva em relação à concorrência, além de ser uma das condições mais importantes no que se refere ao crescimento de vendas de uma organização.
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