Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800 |
Resumo: | The aim of this research is to investigate how a teaching material prepared by the teacher-researcher can contribute to the learning process of a group of students. This material was produced in a course offered to teachers of public schools called A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática and was elaborated according to the teaching-learning and language approaches suggested by Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). This case study examined students perceptions about that material and their learning, as well as the perceptions of the teacher-researcher. The theoretical bases for this study are the development of the reflective teacher proposed by Schön (1992, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira and Ensino Médio (1998 and 1999) and the sociointeractionist teaching-learning approach suggested by Vygotsky (1987, 1991), as well as some criteria presented for evaluating (Cunningsworth, 1984) and preparing (Ramos, 2004) EFL materials. As a reflection on my daily practice as a teacher, this study helped me to think critically about my role as a teacher and about my students practice. This research also helped students to reflect on their own learning. The results of the analyses helped to observe that the approaches of the Parâmetros for learning a foreign language are meaningful not only to the material analysed here but to any kind of published or unpublished EFL material |
id |
PUC_SP-1_06bd5d96db045f5f49fba01d664944a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13800 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Rosinda de Castro Guerrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732697E5Nogueira, Andrea Patrícia2016-04-28T18:23:15Z2008-04-022005-02-25Nogueira, Andrea Patrícia. Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800The aim of this research is to investigate how a teaching material prepared by the teacher-researcher can contribute to the learning process of a group of students. This material was produced in a course offered to teachers of public schools called A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática and was elaborated according to the teaching-learning and language approaches suggested by Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). This case study examined students perceptions about that material and their learning, as well as the perceptions of the teacher-researcher. The theoretical bases for this study are the development of the reflective teacher proposed by Schön (1992, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira and Ensino Médio (1998 and 1999) and the sociointeractionist teaching-learning approach suggested by Vygotsky (1987, 1991), as well as some criteria presented for evaluating (Cunningsworth, 1984) and preparing (Ramos, 2004) EFL materials. As a reflection on my daily practice as a teacher, this study helped me to think critically about my role as a teacher and about my students practice. This research also helped students to reflect on their own learning. The results of the analyses helped to observe that the approaches of the Parâmetros for learning a foreign language are meaningful not only to the material analysed here but to any kind of published or unpublished EFL materialO objetivo desta pesquisa é investigar como uma unidade didática preparada pela professora-pesquisadora pode contribuir para a aprendizagem de um grupo de alunos. Esse material foi produzido em um curso de formação de professores de inglês da rede pública intitulado A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática e foi elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). Este estudo de caso examinou as percepções dos alunos sobre esse material e sobre sua aprendizagem, além de percepções da professora-pesquisadora. Fundamentam teoricamente este estudo a formação do professor reflexivo proposta por Schön (1992, 2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira e do Ensino Médio (1998 e 1999) e a abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1987, 1991), além de alguns critérios apresentados para a avaliação (Cunningsworth, 1984) e preparação (Ramos, 2004) de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras. Como uma reflexão sobre minha prática diária como professora, este estudo contribuiu para que eu pensasse criticamente sobre meu papel e também sobre a prática dos meus alunos. Além disso, este trabalho trouxe um despertar de consciência dos alunos sobre sua própria aprendizagem. Os resultados ainda permitiram observar que os pressupostos dos Parâmetros para o aprendizado de uma língua estrangeira fazem sentido não só em relação ao material didático aqui estudado, mas em relação a qualquer material didático com esse fim, seja ele editado, como é o caso de um livro didático, ou um material não publicadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30628/Folha%20de%20rosto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaunidade didáticaprofessor reflexivopercepçõesLíngua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosEFL materialreflective teacherperceptionsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASUma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFolha de rosto.pdfapplication/pdf23553https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/1/Folha%20de%20rosto.pdf264cfdf43e44ab281ed9de255c78c88eMD51TEXTFolha de rosto.pdf.txtFolha de rosto.pdf.txtExtracted Texttext/plain808https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/2/Folha%20de%20rosto.pdf.txtc2336160092bed6b36f7dce07970e009MD52THUMBNAILFolha de rosto.pdf.jpgFolha de rosto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/3/Folha%20de%20rosto.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53handle/138002023-06-14 11:41:46.658oai:repositorio.pucsp.br:handle/13800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-14T14:41:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora |
title |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora |
spellingShingle |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora Nogueira, Andrea Patrícia unidade didática professor reflexivo percepções Língua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros EFL material reflective teacher perceptions CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
title_short |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora |
title_full |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora |
title_fullStr |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora |
title_full_unstemmed |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora |
title_sort |
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora |
author |
Nogueira, Andrea Patrícia |
author_facet |
Nogueira, Andrea Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732697E5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patrícia |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
unidade didática professor reflexivo percepções Língua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros |
topic |
unidade didática professor reflexivo percepções Língua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros EFL material reflective teacher perceptions CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
EFL material reflective teacher perceptions |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
The aim of this research is to investigate how a teaching material prepared by the teacher-researcher can contribute to the learning process of a group of students. This material was produced in a course offered to teachers of public schools called A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática and was elaborated according to the teaching-learning and language approaches suggested by Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). This case study examined students perceptions about that material and their learning, as well as the perceptions of the teacher-researcher. The theoretical bases for this study are the development of the reflective teacher proposed by Schön (1992, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira and Ensino Médio (1998 and 1999) and the sociointeractionist teaching-learning approach suggested by Vygotsky (1987, 1991), as well as some criteria presented for evaluating (Cunningsworth, 1984) and preparing (Ramos, 2004) EFL materials. As a reflection on my daily practice as a teacher, this study helped me to think critically about my role as a teacher and about my students practice. This research also helped students to reflect on their own learning. The results of the analyses helped to observe that the approaches of the Parâmetros for learning a foreign language are meaningful not only to the material analysed here but to any kind of published or unpublished EFL material |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-02-25 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patrícia. Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800 |
identifier_str_mv |
Nogueira, Andrea Patrícia. Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/1/Folha%20de%20rosto.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/2/Folha%20de%20rosto.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/3/Folha%20de%20rosto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
264cfdf43e44ab281ed9de255c78c88e c2336160092bed6b36f7dce07970e009 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277975131062272 |