Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Andrea Patrícia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800
Resumo: The aim of this research is to investigate how a teaching material prepared by the teacher-researcher can contribute to the learning process of a group of students. This material was produced in a course offered to teachers of public schools called A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática and was elaborated according to the teaching-learning and language approaches suggested by Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). This case study examined students perceptions about that material and their learning, as well as the perceptions of the teacher-researcher. The theoretical bases for this study are the development of the reflective teacher proposed by Schön (1992, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira and Ensino Médio (1998 and 1999) and the sociointeractionist teaching-learning approach suggested by Vygotsky (1987, 1991), as well as some criteria presented for evaluating (Cunningsworth, 1984) and preparing (Ramos, 2004) EFL materials. As a reflection on my daily practice as a teacher, this study helped me to think critically about my role as a teacher and about my students practice. This research also helped students to reflect on their own learning. The results of the analyses helped to observe that the approaches of the Parâmetros for learning a foreign language are meaningful not only to the material analysed here but to any kind of published or unpublished EFL material
id PUC_SP-1_06bd5d96db045f5f49fba01d664944a4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13800
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ramos, Rosinda de Castro Guerrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732697E5Nogueira, Andrea Patrícia2016-04-28T18:23:15Z2008-04-022005-02-25Nogueira, Andrea Patrícia. Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800The aim of this research is to investigate how a teaching material prepared by the teacher-researcher can contribute to the learning process of a group of students. This material was produced in a course offered to teachers of public schools called A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática and was elaborated according to the teaching-learning and language approaches suggested by Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). This case study examined students perceptions about that material and their learning, as well as the perceptions of the teacher-researcher. The theoretical bases for this study are the development of the reflective teacher proposed by Schön (1992, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira and Ensino Médio (1998 and 1999) and the sociointeractionist teaching-learning approach suggested by Vygotsky (1987, 1991), as well as some criteria presented for evaluating (Cunningsworth, 1984) and preparing (Ramos, 2004) EFL materials. As a reflection on my daily practice as a teacher, this study helped me to think critically about my role as a teacher and about my students practice. This research also helped students to reflect on their own learning. The results of the analyses helped to observe that the approaches of the Parâmetros for learning a foreign language are meaningful not only to the material analysed here but to any kind of published or unpublished EFL materialO objetivo desta pesquisa é investigar como uma unidade didática preparada pela professora-pesquisadora pode contribuir para a aprendizagem de um grupo de alunos. Esse material foi produzido em um curso de formação de professores de inglês da rede pública intitulado A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática e foi elaborado de acordo com as abordagens de ensino-aprendizagem e de linguagem sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). Este estudo de caso examinou as percepções dos alunos sobre esse material e sobre sua aprendizagem, além de percepções da professora-pesquisadora. Fundamentam teoricamente este estudo a formação do professor reflexivo proposta por Schön (1992, 2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira e do Ensino Médio (1998 e 1999) e a abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem proposta por Vygotsky (1987, 1991), além de alguns critérios apresentados para a avaliação (Cunningsworth, 1984) e preparação (Ramos, 2004) de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras. Como uma reflexão sobre minha prática diária como professora, este estudo contribuiu para que eu pensasse criticamente sobre meu papel e também sobre a prática dos meus alunos. Além disso, este trabalho trouxe um despertar de consciência dos alunos sobre sua própria aprendizagem. Os resultados ainda permitiram observar que os pressupostos dos Parâmetros para o aprendizado de uma língua estrangeira fazem sentido não só em relação ao material didático aqui estudado, mas em relação a qualquer material didático com esse fim, seja ele editado, como é o caso de um livro didático, ou um material não publicadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30628/Folha%20de%20rosto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaunidade didáticaprofessor reflexivopercepçõesLíngua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosEFL materialreflective teacherperceptionsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASUma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFolha de rosto.pdfapplication/pdf23553https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/1/Folha%20de%20rosto.pdf264cfdf43e44ab281ed9de255c78c88eMD51TEXTFolha de rosto.pdf.txtFolha de rosto.pdf.txtExtracted Texttext/plain808https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/2/Folha%20de%20rosto.pdf.txtc2336160092bed6b36f7dce07970e009MD52THUMBNAILFolha de rosto.pdf.jpgFolha de rosto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/3/Folha%20de%20rosto.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53handle/138002023-06-14 11:41:46.658oai:repositorio.pucsp.br:handle/13800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-14T14:41:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
title Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
spellingShingle Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
Nogueira, Andrea Patrícia
unidade didática
professor reflexivo
percepções
Língua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
EFL material
reflective teacher
perceptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
title_full Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
title_fullStr Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
title_full_unstemmed Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
title_sort Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora
author Nogueira, Andrea Patrícia
author_facet Nogueira, Andrea Patrícia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732697E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patrícia
contributor_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv unidade didática
professor reflexivo
percepções
Língua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
topic unidade didática
professor reflexivo
percepções
Língua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
EFL material
reflective teacher
perceptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
dc.subject.eng.fl_str_mv EFL material
reflective teacher
perceptions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description The aim of this research is to investigate how a teaching material prepared by the teacher-researcher can contribute to the learning process of a group of students. This material was produced in a course offered to teachers of public schools called A Formação Contínua do Professor de Inglês: um Contexto para a Reconstrução da Prática and was elaborated according to the teaching-learning and language approaches suggested by Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (1998). This case study examined students perceptions about that material and their learning, as well as the perceptions of the teacher-researcher. The theoretical bases for this study are the development of the reflective teacher proposed by Schön (1992, 2000), Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira and Ensino Médio (1998 and 1999) and the sociointeractionist teaching-learning approach suggested by Vygotsky (1987, 1991), as well as some criteria presented for evaluating (Cunningsworth, 1984) and preparing (Ramos, 2004) EFL materials. As a reflection on my daily practice as a teacher, this study helped me to think critically about my role as a teacher and about my students practice. This research also helped students to reflect on their own learning. The results of the analyses helped to observe that the approaches of the Parâmetros for learning a foreign language are meaningful not only to the material analysed here but to any kind of published or unpublished EFL material
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-25
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patrícia. Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800
identifier_str_mv Nogueira, Andrea Patrícia. Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepção de alunos e professora. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/1/Folha%20de%20rosto.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/2/Folha%20de%20rosto.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13800/3/Folha%20de%20rosto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 264cfdf43e44ab281ed9de255c78c88e
c2336160092bed6b36f7dce07970e009
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277975131062272