A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Christine Sant Anna de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13704
Resumo: The present research, a qualitative one, characterized as a case study (STAKE, 1995; YIN, 2010), aimed to identify the teacher education needs (SILVA, 2000; DI GIORGI et al., 2010; SANTANA, 2010) of the in-service English teachers from the public municipal schools of Vitória, ES, in order to examine to what extent the continuing education process offered by the institution meets the needs of those teachers. For that purpose, a needs analysis was conducted with the teachers (BARBIER; LESNE, 1977; HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; RODRIGUES; ESTEVES, 1993; GALINDO; INFORSATO, 2008), making use of a questionnaire with the teachers and interviews with the managers. The results revealed that the continuing education process offered does not meet the needs of the teachers and motivated the elaboration, with the purpose of illustration, of a suggestive script of in-service education activities. The script meets the requirements and guidelines of governing documents (BRASIL, 1996a, 1998b, 1998c, 2002a; VITÓRIA, 2004a, 2004b, 2007), the scholars´ suggestions as desirable for the continuing education of teachers of English (BROWN, 2001; CELANI, 2001; KUMARAVADIVELU, 2011), as well as the needs expressed by the teachers
id PUC_SP-1_0e5f4538b055623080c22bcefd426a08
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13704
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta AlbaAlmeida, Christine Sant Anna de2016-04-28T18:22:57Z2015-01-152014-12-08Almeida, Christine Sant Anna de. A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades. 2014. 229 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13704The present research, a qualitative one, characterized as a case study (STAKE, 1995; YIN, 2010), aimed to identify the teacher education needs (SILVA, 2000; DI GIORGI et al., 2010; SANTANA, 2010) of the in-service English teachers from the public municipal schools of Vitória, ES, in order to examine to what extent the continuing education process offered by the institution meets the needs of those teachers. For that purpose, a needs analysis was conducted with the teachers (BARBIER; LESNE, 1977; HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; RODRIGUES; ESTEVES, 1993; GALINDO; INFORSATO, 2008), making use of a questionnaire with the teachers and interviews with the managers. The results revealed that the continuing education process offered does not meet the needs of the teachers and motivated the elaboration, with the purpose of illustration, of a suggestive script of in-service education activities. The script meets the requirements and guidelines of governing documents (BRASIL, 1996a, 1998b, 1998c, 2002a; VITÓRIA, 2004a, 2004b, 2007), the scholars´ suggestions as desirable for the continuing education of teachers of English (BROWN, 2001; CELANI, 2001; KUMARAVADIVELU, 2011), as well as the needs expressed by the teachersO presente trabalho, uma pesquisa qualitativa caracterizada como um estudo de caso (STAKE, 1995; YIN, 2010), teve como objetivo identificar as necessidades formativas dos professores de Língua Inglesa em exercício na rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, com o propósito de examinar em que medida o processo formativo oferecido por essa instituição atende às necessidades dos docentes. Para tanto, conduziu uma análise de necessidades com esses professores (BARBIER; LESNE, 1977; HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; RODRIGUES; ESTEVES, 1993; GALINDO; INFORSATO, 2008), fazendo uso de questionário com os docentes e realizando entrevistas com os gestores. Os resultados revelaram que o processo formativo oferecido não atende às necessidades dos professores. Os resultados motivaram a elaboração, a título de ilustração, de um roteiro sugestivo de ações formativas. Tal roteiro atende às exigências e preceitos de documentos diretivos (BRASIL, 1996, 1998a, 1998b, 2002a; VITÓRIA, 2004a, 2004b, 2007) e vai ao encontro do que os estudiosos da área sugerem como desejável para a formação contínua de professores de Língua Inglesa (BROWN, 2001; CELANI, 2001; KUMARAVADIVELU, 2011) e das necessidades manifestadas pelos professores pesquisadosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30483/Christine%20Sant%20anna%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaFormação contínua de professores de InglêsAnálise de necessidadesProfessores de Inglês de escola públicaContinuing education of teachers of EnglishNeeds analysisEnglish teachers of public schoolsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTChristine Sant anna de Almeida.pdf.txtChristine Sant anna de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain504895https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13704/3/Christine%20Sant%20anna%20de%20Almeida.pdf.txt73b1fe2d72cf38857c2550a816fa2c43MD53ORIGINALChristine Sant anna de Almeida.pdfapplication/pdf1573950https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13704/1/Christine%20Sant%20anna%20de%20Almeida.pdfcae08925f01790b1697b9ba2461c0524MD51THUMBNAILChristine Sant anna de Almeida.pdf.jpgChristine Sant anna de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2092https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13704/2/Christine%20Sant%20anna%20de%20Almeida.pdf.jpgec631abf88ee23c73660c0be98570821MD52handle/137042022-04-27 22:32:34.666oai:repositorio.pucsp.br:handle/13704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
title A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
spellingShingle A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
Almeida, Christine Sant Anna de
Formação contínua de professores de Inglês
Análise de necessidades
Professores de Inglês de escola pública
Continuing education of teachers of English
Needs analysis
English teachers of public schools
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
title_full A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
title_fullStr A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
title_full_unstemmed A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
title_sort A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades
author Almeida, Christine Sant Anna de
author_facet Almeida, Christine Sant Anna de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Christine Sant Anna de
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores de Inglês
Análise de necessidades
Professores de Inglês de escola pública
topic Formação contínua de professores de Inglês
Análise de necessidades
Professores de Inglês de escola pública
Continuing education of teachers of English
Needs analysis
English teachers of public schools
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education of teachers of English
Needs analysis
English teachers of public schools
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description The present research, a qualitative one, characterized as a case study (STAKE, 1995; YIN, 2010), aimed to identify the teacher education needs (SILVA, 2000; DI GIORGI et al., 2010; SANTANA, 2010) of the in-service English teachers from the public municipal schools of Vitória, ES, in order to examine to what extent the continuing education process offered by the institution meets the needs of those teachers. For that purpose, a needs analysis was conducted with the teachers (BARBIER; LESNE, 1977; HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEY-EVANS; ST. JOHN, 1998; RODRIGUES; ESTEVES, 1993; GALINDO; INFORSATO, 2008), making use of a questionnaire with the teachers and interviews with the managers. The results revealed that the continuing education process offered does not meet the needs of the teachers and motivated the elaboration, with the purpose of illustration, of a suggestive script of in-service education activities. The script meets the requirements and guidelines of governing documents (BRASIL, 1996a, 1998b, 1998c, 2002a; VITÓRIA, 2004a, 2004b, 2007), the scholars´ suggestions as desirable for the continuing education of teachers of English (BROWN, 2001; CELANI, 2001; KUMARAVADIVELU, 2011), as well as the needs expressed by the teachers
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-08
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:22:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Christine Sant Anna de. A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades. 2014. 229 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13704
identifier_str_mv Almeida, Christine Sant Anna de. A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades. 2014. 229 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13704/3/Christine%20Sant%20anna%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13704/1/Christine%20Sant%20anna%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13704/2/Christine%20Sant%20anna%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73b1fe2d72cf38857c2550a816fa2c43
cae08925f01790b1697b9ba2461c0524
ec631abf88ee23c73660c0be98570821
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277940380205056