Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Antonio Carlos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33397
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar qual a organização matemática proposta pelos autores de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental, a respeito do estudo de números fracionários, e para alcançar o nosso objetivo fundamentamos o nosso trabalho na teoria antropológica do didático de Yves Chevallard (1992) e nas concepções de números fracionários propostas no trabalho de Silva (2005). Desta forma formulamos a seguinte questão para ser respondida: Qual a organização matemática proposta nos livros didáticos analisados, para o estudo de fração, no sexto ano do ensino fundamental? Assim verificamos que nos dois livros analisados há a presença constante de tarefas e técnicas que contemplam às concepções: parte-todo e operador. De modo geral, podemos constatar que os livros didáticos analisados privilegiam tarefas do tipo: determinar uma fração, assim como a técnica da dupla contagem
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