Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33397 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é identificar qual a organização matemática proposta pelos autores de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental, a respeito do estudo de números fracionários, e para alcançar o nosso objetivo fundamentamos o nosso trabalho na teoria antropológica do didático de Yves Chevallard (1992) e nas concepções de números fracionários propostas no trabalho de Silva (2005). Desta forma formulamos a seguinte questão para ser respondida: Qual a organização matemática proposta nos livros didáticos analisados, para o estudo de fração, no sexto ano do ensino fundamental? Assim verificamos que nos dois livros analisados há a presença constante de tarefas e técnicas que contemplam às concepções: parte-todo e operador. De modo geral, podemos constatar que os livros didáticos analisados privilegiam tarefas do tipo: determinar uma fração, assim como a técnica da dupla contagem |
id |
PUC_SP-1_1228b23b8addfe423c01030810212f69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33397 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Ferreira daAndrade, Antonio Carlos de2023-07-05T19:18:56Z2023-07-05T19:18:56Z2014-12-01Andrade, Antonio Carlos de. Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33397O objetivo deste trabalho é identificar qual a organização matemática proposta pelos autores de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental, a respeito do estudo de números fracionários, e para alcançar o nosso objetivo fundamentamos o nosso trabalho na teoria antropológica do didático de Yves Chevallard (1992) e nas concepções de números fracionários propostas no trabalho de Silva (2005). Desta forma formulamos a seguinte questão para ser respondida: Qual a organização matemática proposta nos livros didáticos analisados, para o estudo de fração, no sexto ano do ensino fundamental? Assim verificamos que nos dois livros analisados há a presença constante de tarefas e técnicas que contemplam às concepções: parte-todo e operador. De modo geral, podemos constatar que os livros didáticos analisados privilegiam tarefas do tipo: determinar uma fração, assim como a técnica da dupla contagemporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivro didáticoNúmeros fracionáriosOrganização matemáticaUma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANTONIO CARLOS DE ANDRADE.pdfapplication/pdf2309453https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33397/1/ANTONIO%20CARLOS%20DE%20ANDRADE.pdf1684fb68b6d1c4a700c9b67c4b9ff967MD51TEXTANTONIO CARLOS DE ANDRADE.pdf.txtANTONIO CARLOS DE ANDRADE.pdf.txtExtracted texttext/plain76225https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33397/2/ANTONIO%20CARLOS%20DE%20ANDRADE.pdf.txte33eebc6166c93e03a0656fd094dbe46MD52THUMBNAILANTONIO CARLOS DE ANDRADE.pdf.jpgANTONIO CARLOS DE ANDRADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33397/3/ANTONIO%20CARLOS%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg579af6d8fea9895b95e8041594b2a1d2MD53handle/333972023-07-06 01:08:08.065oai:repositorio.pucsp.br:handle/33397Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:08:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários |
title |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários |
spellingShingle |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários Andrade, Antonio Carlos de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Números fracionários Organização matemática |
title_short |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários |
title_full |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários |
title_fullStr |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários |
title_full_unstemmed |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários |
title_sort |
Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários |
author |
Andrade, Antonio Carlos de |
author_facet |
Andrade, Antonio Carlos de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Antonio Carlos de |
contributor_str_mv |
Silva, Maria José Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Livro didático Números fracionários Organização matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Números fracionários Organização matemática |
description |
O objetivo deste trabalho é identificar qual a organização matemática proposta pelos autores de dois livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental, a respeito do estudo de números fracionários, e para alcançar o nosso objetivo fundamentamos o nosso trabalho na teoria antropológica do didático de Yves Chevallard (1992) e nas concepções de números fracionários propostas no trabalho de Silva (2005). Desta forma formulamos a seguinte questão para ser respondida: Qual a organização matemática proposta nos livros didáticos analisados, para o estudo de fração, no sexto ano do ensino fundamental? Assim verificamos que nos dois livros analisados há a presença constante de tarefas e técnicas que contemplam às concepções: parte-todo e operador. De modo geral, podemos constatar que os livros didáticos analisados privilegiam tarefas do tipo: determinar uma fração, assim como a técnica da dupla contagem |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:18:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:18:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Andrade, Antonio Carlos de. Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33397 |
identifier_str_mv |
Andrade, Antonio Carlos de. Uma análise praxeológica de livros didáticos: um estudo das concepções de números fracionários. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33397/1/ANTONIO%20CARLOS%20DE%20ANDRADE.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33397/2/ANTONIO%20CARLOS%20DE%20ANDRADE.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33397/3/ANTONIO%20CARLOS%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1684fb68b6d1c4a700c9b67c4b9ff967 e33eebc6166c93e03a0656fd094dbe46 579af6d8fea9895b95e8041594b2a1d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277857857273856 |