Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise dos Cadernos do Aluno e do Professor de matemática, material didático integrante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantada desde 2008 que tem como objetivo auxiliar os estudantes no aprendizado das matérias escolares, proporcionando também aos pais e professores acompanharem o desenvolvimento de cada aluno. Nosso trabalho tem como objetivo identificar a Organização Matemática destes cadernos para o ensino dos Números fracionários e suas Operações no 6º ano do Ensino Fundamental II, de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard (1992), determinando as Tarefas e Técnicas no Bloco Prático e Teórico-Tecnológico. De modo geral, a análise nos permitiu verificar que tais documentos buscam fornecer meios para que o ensino dos números fracionários sejam alcançados e compreendidos pelos alunos, no entanto, algumas atividades apresentam certos equívocos para tal ensino, prejudicando o real objetivo deste material
id PUC_SP-1_1d66db581237cb17756b5cc8292ae6f0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29660
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira daAlmeida, Carlos Eduardo Anselmo de2022-11-11T21:27:01Z2022-11-11T21:27:01Z2012-12-18Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de. Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660O presente trabalho apresenta uma análise dos Cadernos do Aluno e do Professor de matemática, material didático integrante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantada desde 2008 que tem como objetivo auxiliar os estudantes no aprendizado das matérias escolares, proporcionando também aos pais e professores acompanharem o desenvolvimento de cada aluno. Nosso trabalho tem como objetivo identificar a Organização Matemática destes cadernos para o ensino dos Números fracionários e suas Operações no 6º ano do Ensino Fundamental II, de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard (1992), determinando as Tarefas e Técnicas no Bloco Prático e Teórico-Tecnológico. De modo geral, a análise nos permitiu verificar que tais documentos buscam fornecer meios para que o ensino dos números fracionários sejam alcançados e compreendidos pelos alunos, no entanto, algumas atividades apresentam certos equívocos para tal ensino, prejudicando o real objetivo deste materialporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACadernos do Aluno e do ProfessorNúmeros fracionáriosOrganização matemáticaAnálise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf1905382https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/1/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf6c50a9c3faefa1d85eb85f96c21cae58MD51TEXTCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.txtCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.txtExtracted texttext/plain92659https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/2/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.txtfc02ffd45b39438a870863dd5a471b13MD52THUMBNAILCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.jpgCARLOS EDUARDO ANSELMO DE ALMEIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/3/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg98f4b5ba488c635364584a5783a124c9MD53handle/296602022-11-12 01:02:37.718oai:repositorio.pucsp.br:handle/29660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:02:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
title Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Cadernos do Aluno e do Professor
Números fracionários
Organização matemática
title_short Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
title_full Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
title_sort Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental
author Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de
author_facet Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Cadernos do Aluno e do Professor
Números fracionários
Organização matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Cadernos do Aluno e do Professor
Números fracionários
Organização matemática
description O presente trabalho apresenta uma análise dos Cadernos do Aluno e do Professor de matemática, material didático integrante da Proposta Curricular do Estado de São Paulo implantada desde 2008 que tem como objetivo auxiliar os estudantes no aprendizado das matérias escolares, proporcionando também aos pais e professores acompanharem o desenvolvimento de cada aluno. Nosso trabalho tem como objetivo identificar a Organização Matemática destes cadernos para o ensino dos Números fracionários e suas Operações no 6º ano do Ensino Fundamental II, de acordo com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard (1992), determinando as Tarefas e Técnicas no Bloco Prático e Teórico-Tecnológico. De modo geral, a análise nos permitiu verificar que tais documentos buscam fornecer meios para que o ensino dos números fracionários sejam alcançados e compreendidos pelos alunos, no entanto, algumas atividades apresentam certos equívocos para tal ensino, prejudicando o real objetivo deste material
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:27:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:27:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de. Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660
identifier_str_mv Almeida, Carlos Eduardo Anselmo de. Análise do Caderno do Aluno da Rede Pública do Estado de São Paulo: o ensino dos números fracionários e suas operações no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/1/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/2/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29660/3/CARLOS%20EDUARDO%20ANSELMO%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c50a9c3faefa1d85eb85f96c21cae58
fc02ffd45b39438a870863dd5a471b13
98f4b5ba488c635364584a5783a124c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796134361694208