Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140 |
Resumo: | This dissertation aims at investigating how two groups of teachers and future teachers of English evaluate their undergraduate courses: - Letters Portuguese and English, in 1997 and Letters - English in 2007, in a public university in the state of Bahia. It also tries to understand the reasons that contribute to these teachers rejection to work as teachers, specially, as English teachers. In order to support this investigation, I used as theoretical references: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986, 1996), Prabhu (1990) and Freeman (1989, 2000). Questionnaires, interviews and the curricula of the two courseswere used as research instruments. This research has an ethnographic qualitative interpretative nature (Chizzotti (2006) and can be seen as a case study (Leffa, 2006) in which I want to understand the reasons why those teachers don t want to teach English. The results indicate that the frequent teachers replacement during the course, the students lack of interest in the course, the lack of information about the professional possibilities offered by the course, the low salary and the difficulties in dealing with new technologies, contributed to discouraging Letters students to want to become teachers. This led to changes in their academic education and suggested the need for continued teacher education |
id |
PUC_SP-1_172485587a7b221b8cb77309c6169f85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14140 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Celani, Maria Antonieta Albahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737079U7Carvalho, Eliana Márcia dos Santos2016-04-28T18:24:15Z2014-10-092010-05-07Carvalho, Eliana Márcia dos Santos. Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140This dissertation aims at investigating how two groups of teachers and future teachers of English evaluate their undergraduate courses: - Letters Portuguese and English, in 1997 and Letters - English in 2007, in a public university in the state of Bahia. It also tries to understand the reasons that contribute to these teachers rejection to work as teachers, specially, as English teachers. In order to support this investigation, I used as theoretical references: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986, 1996), Prabhu (1990) and Freeman (1989, 2000). Questionnaires, interviews and the curricula of the two courseswere used as research instruments. This research has an ethnographic qualitative interpretative nature (Chizzotti (2006) and can be seen as a case study (Leffa, 2006) in which I want to understand the reasons why those teachers don t want to teach English. The results indicate that the frequent teachers replacement during the course, the students lack of interest in the course, the lack of information about the professional possibilities offered by the course, the low salary and the difficulties in dealing with new technologies, contributed to discouraging Letters students to want to become teachers. This led to changes in their academic education and suggested the need for continued teacher educationEsta dissertação tem como objetivo investigar as concepções sobre o curso de formação e o campo de atuação de dois grupos: professores que fizeram curso de Graduação em Letras, Habilitação em Português, Inglês e Literaturas em 1997, e professores que fizeram o curso de Letras/Inglês em 2007, em uma universidade do interior da Bahia. Também procura entender as razões que levam os egressos desses cursos a não querer trabalhar como professor (de inglês). Para embasar esta investigação, utilizei como aportes teóricos: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986 , 1996), Prabhu (1990), Freeman (1989, 2000). É uma pesquisa de natureza etnográfica qualitativa interpretativista (Chizzotti, 2006) e um estudo de caso (Leffa, 2006), em que procuro entender os motivos que levam os professores a não quererem dar aulas (de inglês). Como instrumentos de pesquisa, utilizei questionários, entrevistas e os fluxogramas dos dois cursos. Os dados foram analisados de acordo com a metodologia proposta, a fim de encontrar no todo das respostas obtidas, informações que justificassem a resistência ao ensino. A interpretação feita levou-me a analisar os dados de acordo com as minhas representações, tendo como base a fundamentação teórica. Os resultados indicam que a troca constante de professor durante o curso de formação, o desinteresse de muitos alunos pelo curso, a falta de conhecimento das possibilidades profissionais que o curso oferece, o baixo salário e as dificuldades encontradas para lidar com as novas tecnologias em sala de aula, são aspectos que certamente desestimulam os estudantes do curso de Letras a atuarem como professores. Isso implica mudanças na sua formação acadêmica e indica a necessidade de um programa de formação continuada do professorFundação Fordapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29457/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino-aprendizagem de língua inglesaTeaching-learning of English languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAReflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.txtEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain317824https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/3/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.txt2f4d2c4acaeb354774a671efebba9e2eMD53ORIGINALEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdfapplication/pdf1129927https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/1/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf24077e3f3a9df33922dae640e2fae48aMD51THUMBNAILEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.jpgEliana Marcia dos Santos Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/2/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/141402022-04-28 08:57:50.638oai:repositorio.pucsp.br:handle/14140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T11:57:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia |
title |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia |
spellingShingle |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia Carvalho, Eliana Márcia dos Santos Ensino-aprendizagem de língua inglesa Teaching-learning of English language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia |
title_full |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia |
title_fullStr |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia |
title_sort |
Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia |
author |
Carvalho, Eliana Márcia dos Santos |
author_facet |
Carvalho, Eliana Márcia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737079U7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Eliana Márcia dos Santos |
contributor_str_mv |
Celani, Maria Antonieta Alba |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de língua inglesa |
topic |
Ensino-aprendizagem de língua inglesa Teaching-learning of English language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching-learning of English language |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This dissertation aims at investigating how two groups of teachers and future teachers of English evaluate their undergraduate courses: - Letters Portuguese and English, in 1997 and Letters - English in 2007, in a public university in the state of Bahia. It also tries to understand the reasons that contribute to these teachers rejection to work as teachers, specially, as English teachers. In order to support this investigation, I used as theoretical references: Celani (1996, 2000, 2004), Moita Lopes (1996, 2005), Almeida Filho (1993, 1999, 2007), Leffa (1999), Freire (1986, 1996), Prabhu (1990) and Freeman (1989, 2000). Questionnaires, interviews and the curricula of the two courseswere used as research instruments. This research has an ethnographic qualitative interpretative nature (Chizzotti (2006) and can be seen as a case study (Leffa, 2006) in which I want to understand the reasons why those teachers don t want to teach English. The results indicate that the frequent teachers replacement during the course, the students lack of interest in the course, the lack of information about the professional possibilities offered by the course, the low salary and the difficulties in dealing with new technologies, contributed to discouraging Letters students to want to become teachers. This led to changes in their academic education and suggested the need for continued teacher education |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:24:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, Eliana Márcia dos Santos. Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Eliana Márcia dos Santos. Reflexões sobre a resistência à prática docente de língua Inglesa no interior da Bahia. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/3/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/1/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14140/2/Eliana%20Marcia%20dos%20Santos%20Carvalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f4d2c4acaeb354774a671efebba9e2e 24077e3f3a9df33922dae640e2fae48a cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278030500069376 |