A multiplicidade pela sintaxe cinematográfica: uma análise dos filmes Smoking e No smoking de Alain Resnais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cesar Augusto Baio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4774
Resumo: The object of study of this research is the multiplicity at the semiotic process in Smoking and No Smoking, aiming to deep in the narrative and esthetics questions of these Alain Resnais movies. At the same time they structure themselves on a new way of narrative, these two twin works point out to the dissolution of the esthetics barriers determined by the formats, incorporating to them different languages, esthetics, genres and works. The movies come from the same situation to develop twelve different and independent stories, carnivaling the characters sense, sequence and dialogs. To this narrative complexity, add esthetics elements from the XIX century scenery to the games, from the theater to the hipertextual applicative. This diversity of elements points out to a multiplicity produced at the building of sense in the narrative and esthetics sphere. The notion of multiplicity is assumed at the same time as being an integrant of the object of study and of the analysis methodology carried out. In this sense, the multiplicity concept suggested by Ítalo Calvino is taken into account, on the literature field, in the search of a theoretical deep at the contemporary thinking. This way is made possible through Mikhail Bakhtin s concepts of polyphony, dialogism and carnivalesque and to Gilles Deluze and Feliz Guattari s notions of rhizome, moving forward to the dialogic relations among movie, theater, scenery, digital means, information architecture and games. Finally, the approach between the multiplicity applied in Smoking and No Smoking and the concept of rhizome is carried out, making evident that multiplicity is essential in the building of sense process at Resnais works
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To this narrative complexity, add esthetics elements from the XIX century scenery to the games, from the theater to the hipertextual applicative. This diversity of elements points out to a multiplicity produced at the building of sense in the narrative and esthetics sphere. The notion of multiplicity is assumed at the same time as being an integrant of the object of study and of the analysis methodology carried out. In this sense, the multiplicity concept suggested by Ítalo Calvino is taken into account, on the literature field, in the search of a theoretical deep at the contemporary thinking. This way is made possible through Mikhail Bakhtin s concepts of polyphony, dialogism and carnivalesque and to Gilles Deluze and Feliz Guattari s notions of rhizome, moving forward to the dialogic relations among movie, theater, scenery, digital means, information architecture and games. Finally, the approach between the multiplicity applied in Smoking and No Smoking and the concept of rhizome is carried out, making evident that multiplicity is essential in the building of sense process at Resnais worksA presente pesquisa tem como objeto de estudo a multiplicidade nos processos de construção de sentido em Smoking e No Smoking, visando um aprofundamento sobre as questões narrativas e estéticas destes filmes de Alain Resnais. Ao mesmo tempo em que se estruturam sobre uma a forma da narrativa permutativa, estas duas obras gêmeas apontam para a dissolução das barreiras estéticas determinadas pelos formatos, incorporando diferentes linguagens, estéticas, gêneros e obras. Os filmes partem da mesma situação para desenvolver doze histórias diferentes e autônomas, carnavalizando o sentido dos personagens, seqüências e diálogos. A esta complexidade narrativa, somam-se elementos estéticos intertextuais que vão dos panoramas do século XIX aos games, do teatro aos aplicativos hipertextuais. A diversidade de elementos aponta para a multiplicidade operada nos processos de construção de sentido nos âmbitos estético e narrativo. A noção de multiplicidade é assumida ao mesmo tempo como integrante do objeto de estudo e da metodologia das análises realizadas. Para isso, parte-se do conceito de multiplicidade proposto por Ítalo Calvino, no campo da literatura, em busca de um aprofundamento teórico no pensamento contemporâneo. Este percurso é viabilizado metodologicamente pelos conceitos de polifonia, dialogismo e carnavalesco de Mikhail Bakhtin e pela noção de rizoma de Gilles Deluze e Feliz Guattari, avançando rumo às relações dialógicas entre cinema, teatro, panorama, meios digitais, arquitetura da informação e games. Por fim, é realizada a aproximação entre a multiplicidade implicada em Smoking e No Smoking e o conceito de rizoma, evidenciado a multiplicidade como elemento fundamental nos processos de construção de sentido das obras de ResnaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13316/A%20multiplicidade%20pela%20sintaxe%20cinematografica.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoMultiplicidadeAlain ResnaisSmoking e No smokingNarrativa permutativaIntertextualidadeDialogismoResnais, Alain 1922- -- Critica e interpretacaoCinema -- ApreciacaoMultiplicityAlain ResnaisSmoking and No smokingNarrativeIntertextualityDialogismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA multiplicidade pela sintaxe cinematográfica: uma análise dos filmes Smoking e No smoking de Alain Resnaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTA multiplicidade pela sintaxe cinematografica.pdf.txtA multiplicidade pela sintaxe cinematografica.pdf.txtExtracted texttext/plain214945https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4774/3/A%20multiplicidade%20pela%20sintaxe%20cinematografica.pdf.txt9cbe3f53d8cc361b17c65ccf92147af6MD53ORIGINALA multiplicidade pela sintaxe cinematografica.pdfapplication/pdf2463609https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4774/1/A%20multiplicidade%20pela%20sintaxe%20cinematografica.pdf4c0b40e3077b1eaa2d0ac2dd5a214ea7MD51THUMBNAILA multiplicidade pela sintaxe cinematografica.pdf.jpgA multiplicidade pela sintaxe cinematografica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3048https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4774/2/A%20multiplicidade%20pela%20sintaxe%20cinematografica.pdf.jpga7f586fd17819516f6cbe3cdc7dd905dMD52handle/47742022-04-28 17:46:45.748oai:repositorio.pucsp.br:handle/4774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:46:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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