Atuação do fonoaudiólogo na perspectiva de professores do Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27892 |
Resumo: | O Fonoaudiólogo, conforme a Lei Federal nº 6.965/1981, que regulamenta a profissão, atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e da voz. Nesse sentido, a fonoaudiologia, uma ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana e que envolve o desenvolvimento, as dificuldades e o aperfeiçoamento de habilidades comunicativas, se constitui como uma área com amplas possibilidades de atuação, tanto em serviços de saúde quanto de educação, nos âmbitos público e privado. Objetivo: compreender o que pensa o professor da atuação do fonoaudiólogo, quando se vê diante de uma criança com problemas de aprendizagem. Método: a presente pesquisa foi de caráter empírico e exploratório realizada com grupo de professores da rede pública municipal da cidade de São Paulo que participaram do “Grupo de Voz” do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Foi aplicado um questionário composto por três perguntas de caracterização dos entrevistados e quatro questões relativas à visão do professor sobre a atuação de especialistas, dentre eles, o fonoaudiólogo, com criança que apresenta problemas de aprendizagem na escola. Foi utilizada a teoria de Análise de Conteúdo de Bardin (2010) para o tratamento das respostas colhidas nos questionários. Resultados: os dados analisados foram classificados em duas categorias: Fazer Pedagógico e Encaminhamentos, interligadas mas com características distintas. Como parte do Fazer Pedagógico, verificou-se que a maioria dos professores faz uso de variabilidade didática quando estão diante de uma criança com dificuldades de aprendizagem, assim como avaliações. Mas também faz parte do seu fazer o encaminhamento para especialistas. Na categoria Encaminhamentos, dentre os especialistas citados, está o fonoaudiólogo, mas apenas para as questões de oralidade. Problemas de aprendizagem são encaminhados majoritariamente para psicopedagogos. O modo como os professores estão conduzindo o fazer relativo aos estudantes com problemas de aprendizagem indicam um olhar medicalizante para a questão. Conclusão: A literatura da área afirma que a fonoaudiologia na educação tem sido reconhecida pelos professores e que o trabalho fonoaudiológico também se relaciona aos problemas de aprendizagem das crianças, o que não foi observado nesta pesquisa. É necessário que o tema seja retomado pelos profissionais da área com maior escuta aos profissionais da educação sobre o trabalho fonoaudiológico |
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O Fonoaudiólogo, conforme a Lei Federal nº 6.965/1981, que regulamenta a profissão, atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e da voz. Nesse sentido, a fonoaudiologia, uma ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana e que envolve o desenvolvimento, as dificuldades e o aperfeiçoamento de habilidades comunicativas, se constitui como uma área com amplas possibilidades de atuação, tanto em serviços de saúde quanto de educação, nos âmbitos público e privado. Objetivo: compreender o que pensa o professor da atuação do fonoaudiólogo, quando se vê diante de uma criança com problemas de aprendizagem. Método: a presente pesquisa foi de caráter empírico e exploratório realizada com grupo de professores da rede pública municipal da cidade de São Paulo que participaram do “Grupo de Voz” do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Foi aplicado um questionário composto por três perguntas de caracterização dos entrevistados e quatro questões relativas à visão do professor sobre a atuação de especialistas, dentre eles, o fonoaudiólogo, com criança que apresenta problemas de aprendizagem na escola. Foi utilizada a teoria de Análise de Conteúdo de Bardin (2010) para o tratamento das respostas colhidas nos questionários. Resultados: os dados analisados foram classificados em duas categorias: Fazer Pedagógico e Encaminhamentos, interligadas mas com características distintas. Como parte do Fazer Pedagógico, verificou-se que a maioria dos professores faz uso de variabilidade didática quando estão diante de uma criança com dificuldades de aprendizagem, assim como avaliações. Mas também faz parte do seu fazer o encaminhamento para especialistas. Na categoria Encaminhamentos, dentre os especialistas citados, está o fonoaudiólogo, mas apenas para as questões de oralidade. Problemas de aprendizagem são encaminhados majoritariamente para psicopedagogos. O modo como os professores estão conduzindo o fazer relativo aos estudantes com problemas de aprendizagem indicam um olhar medicalizante para a questão. Conclusão: A literatura da área afirma que a fonoaudiologia na educação tem sido reconhecida pelos professores e que o trabalho fonoaudiológico também se relaciona aos problemas de aprendizagem das crianças, o que não foi observado nesta pesquisa. É necessário que o tema seja retomado pelos profissionais da área com maior escuta aos profissionais da educação sobre o trabalho fonoaudiológico |
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