A importância da utilização das ciências sociais, antropologia, sociologia, psicologia e filosofia, no estudo do comportamento de compra e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rodrigo Okayama
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35555
Resumo: A presente monografia visa agregar valor ao estudo do Marketing, especificamente no estudo dos hábitos e do comportamento do consumidor, encontrando nas ciências sociais essências que enriqueçam o conhecimento utilizado para tal, criando assim fortes bases teóricas para futuros estudos. Além de trazer das ciências sociais novas perspectivas, busca através de pesquisas bibliográficas, análises críticas e amplos estudos, criar e desenvolver um novo foco de estudos baseado na motivação por desejos, indo além do arquétipo de Marketing cujo foco se encontra em estudos voltados para a motivação por necessidades, prognosticando assim uma nova teoria de motivação, A Hierarquia dos Desejos. O consumidor, que é o tema central desta monografia, é estudado em diversas vertentes, pois quando se busca entender seu comportamento e seus hábitos, mostra-se necessário estudar primeiro sua genealogia e sua formação intelectual, social, psicológica e moral, para assim justificar-se o estudo de seus hábitos culturais e coletivos. Para tal, buscou nas ciências sociais, antropologia, sociologia, psicologia e filosofia, conceitos e bases teóricas para fundamentar um estudo que trará aos profissionais de Marketing e Publicidade & Propaganda uma nova visão a qual resultará em novas oportunidades de trabalhar os hábitos e o comportamento do consumidor, além da oportunidade do autodesenvolvimento profissional ao estudar novas áreas e expandir os horizontes intelectuais. Durante o estudo foram traçados panoramas onde se procurou mostrar como tais ciências sociais se encontram com o Marketing e como as mesmas podem contribuir, seja por novas perspectivas de fatos que já aconteceram e que agora, com conhecimentos de áreas específicas, ganham novos significados, seja por ampliar o campo de visão dos profissionais de estratégia e planejamento na hora de criar um plano de Marketing ou estudar certo nicho de mercado. Observou-se que a sociedade atual é resultado de diversas adaptações e transformações culturais, sociais, econômicas, tecnológicas, ambientais e etc., onde o estudo das ciências sociais nos auxiliou a entender melhor os motivos de tais mudanças, tal como a evolução completa do ser humano, pois na antropologia o estudamos como cultura, na sociologia o desvendamos como sociedade, junto à psicologia procuramos entender seus comportamentos e motivações e na filosofia buscamos respostas para algumas de suas reflexões morais e anseios existenciais. Após adquirir tais conhecimentos, este estudo concluiu que existe uma oportunidade de trabalhar o mercado consumidor que até então não foi explorada profundamente embasada em teorias e conhecimentos técnicos amplos, tal como o estudo junto às ciências sociais, onde o foco dos investimentos de Marketing é nos desejos, pois concluímos aqui que os desejos são infinitos e não seguem um padrão cronológico, mostrando-se tão forte quanto as motivações por necessidades, e assim desenvolveu-se a teoria da Hierarquia dos Desejos, que é totalmente embasada em estudos antropológicos, sociológicos, psicológicos e filosóficos, além de estudos de mercado como hábitos de compra e consumo e comportamento do consumidor, buscando melhor compreendê-lo e atendê-lo.
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Além de trazer das ciências sociais novas perspectivas, busca através de pesquisas bibliográficas, análises críticas e amplos estudos, criar e desenvolver um novo foco de estudos baseado na motivação por desejos, indo além do arquétipo de Marketing cujo foco se encontra em estudos voltados para a motivação por necessidades, prognosticando assim uma nova teoria de motivação, A Hierarquia dos Desejos. O consumidor, que é o tema central desta monografia, é estudado em diversas vertentes, pois quando se busca entender seu comportamento e seus hábitos, mostra-se necessário estudar primeiro sua genealogia e sua formação intelectual, social, psicológica e moral, para assim justificar-se o estudo de seus hábitos culturais e coletivos. Para tal, buscou nas ciências sociais, antropologia, sociologia, psicologia e filosofia, conceitos e bases teóricas para fundamentar um estudo que trará aos profissionais de Marketing e Publicidade & Propaganda uma nova visão a qual resultará em novas oportunidades de trabalhar os hábitos e o comportamento do consumidor, além da oportunidade do autodesenvolvimento profissional ao estudar novas áreas e expandir os horizontes intelectuais. Durante o estudo foram traçados panoramas onde se procurou mostrar como tais ciências sociais se encontram com o Marketing e como as mesmas podem contribuir, seja por novas perspectivas de fatos que já aconteceram e que agora, com conhecimentos de áreas específicas, ganham novos significados, seja por ampliar o campo de visão dos profissionais de estratégia e planejamento na hora de criar um plano de Marketing ou estudar certo nicho de mercado. Observou-se que a sociedade atual é resultado de diversas adaptações e transformações culturais, sociais, econômicas, tecnológicas, ambientais e etc., onde o estudo das ciências sociais nos auxiliou a entender melhor os motivos de tais mudanças, tal como a evolução completa do ser humano, pois na antropologia o estudamos como cultura, na sociologia o desvendamos como sociedade, junto à psicologia procuramos entender seus comportamentos e motivações e na filosofia buscamos respostas para algumas de suas reflexões morais e anseios existenciais. Após adquirir tais conhecimentos, este estudo concluiu que existe uma oportunidade de trabalhar o mercado consumidor que até então não foi explorada profundamente embasada em teorias e conhecimentos técnicos amplos, tal como o estudo junto às ciências sociais, onde o foco dos investimentos de Marketing é nos desejos, pois concluímos aqui que os desejos são infinitos e não seguem um padrão cronológico, mostrando-se tão forte quanto as motivações por necessidades, e assim desenvolveu-se a teoria da Hierarquia dos Desejos, que é totalmente embasada em estudos antropológicos, sociológicos, psicológicos e filosóficos, além de estudos de mercado como hábitos de compra e consumo e comportamento do consumidor, buscando melhor compreendê-lo e atendê-lo.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComportamento do consumidorHábitos de compra e consumoCiências SociaisDesejosA importância da utilização das ciências sociais, antropologia, sociologia, psicologia e filosofia, no estudo do comportamento de compra e consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRODRIGO OKAYAMA PEREIRA.pdfapplication/pdf330133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35555/1/RODRIGO%20OKAYAMA%20PEREIRA.pdf9ab84a7075d7e1969043e0e25fd53590MD51TEXTRODRIGO OKAYAMA PEREIRA.pdf.txtRODRIGO OKAYAMA PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain103232https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35555/2/RODRIGO%20OKAYAMA%20PEREIRA.pdf.txtefd41dcec2ea5828dca4754885a920fbMD52THUMBNAILRODRIGO OKAYAMA PEREIRA.pdf.jpgRODRIGO OKAYAMA PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35555/3/RODRIGO%20OKAYAMA%20PEREIRA.pdf.jpgc8d501d233d661ce3295c08b1619939bMD53handle/355552023-07-06 01:39:26.27oai:repositorio.pucsp.br:handle/35555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:39:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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