Compreensão do conceito de limite por alunos de cursos de Ciências Exatas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ronaldo Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24646
Resumo: This work aims to analyze the understanding of the concept of the limit of a function of a real variable by students of Exact Sciences Courses at a public university and it is part of the research line of Information Technology and Mathematical Education. Sequences of Activities developed in online meetings by the Google Meet platform were proposed due to the Covid 19 pandemic using different technologies, among them the GeoGebra Dynamic Geometry software. For the elaboration and analysis of the activities, the Theory of Semiotic Representation Records (TSRS) and the Theory of Advanced Mathematical Thinking (AMT) were used. In the qualitative methodology used aspects of Didactic Engineering were considered. The Activity Sequences involved Conceptual Image, Conceptual Definition, abstraction processes, representation, and visualization of the limit of a function concept of a real variable. Although the definition of limit is considered difficult by Calculus students to learn, the results showed the elements that emerged from all the activities developed and indicated that different representations can enhance the understanding of the formal definition of limit
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spelling Abar, Celina Aparecida Almeida Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3477699398066713http://lattes.cnpq.br/0578947962060993Ferreira, Ronaldo Dias2022-02-22T12:57:31Z2022-02-22T12:57:31Z2021-08-10Ferreira, Ronaldo Dias. Compreensão do conceito de limite por alunos de cursos de Ciências Exatas. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24646This work aims to analyze the understanding of the concept of the limit of a function of a real variable by students of Exact Sciences Courses at a public university and it is part of the research line of Information Technology and Mathematical Education. Sequences of Activities developed in online meetings by the Google Meet platform were proposed due to the Covid 19 pandemic using different technologies, among them the GeoGebra Dynamic Geometry software. For the elaboration and analysis of the activities, the Theory of Semiotic Representation Records (TSRS) and the Theory of Advanced Mathematical Thinking (AMT) were used. In the qualitative methodology used aspects of Didactic Engineering were considered. The Activity Sequences involved Conceptual Image, Conceptual Definition, abstraction processes, representation, and visualization of the limit of a function concept of a real variable. Although the definition of limit is considered difficult by Calculus students to learn, the results showed the elements that emerged from all the activities developed and indicated that different representations can enhance the understanding of the formal definition of limitEste trabalho está inserido na linha de pesquisa denominada “Tecnologia da Informação e Educação Matemática” e tem como objetivo analisar a compreensão do conceito de limite de função de uma variável real por alunos de cursos de Ciências Exatas de uma universidade pública. Para tanto, foram propostas e aplicadas seis Sequências de Atividades, as quais foram desenvolvidas, devido à pandemia da Covid-19, em encontros on-line, por meio da plataforma Google Meet e com a utilização de diferentes tecnologias, entre elas, o software de Geometria Dinâmica GeoGebra. Para a elaboração e a análise das atividades, utilizou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRSS) e a Teoria do Pensamento Matemático Avançado (PMA). Na metodologia utilizada, de cunho qualitativo, foram considerados aspectos da Engenharia Didática. Já as Sequências de Atividades envolveram Imagem Conceitual, Definição Conceitual, processos de abstração, representação e visualização do conceito de limite de função de uma variável real. Ainda que a definição de limite seja considerada de difícil aprendizagem para alunos de Cálculo, os resultados obtidos evidenciaram os elementos que emergiram de todas as atividades desenvolvidas e indicaram que diferentes representações podem potencializar a compreensão da definição formal de limiteCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação MatemáticaLimiteGeoGebraPensamento Matemático AvançadoTeoria dos Registros de Representação SemióticaMathematical EducationLimitGeoGebraAdvanced Mathematical ThinkingTheory of Semiotic Representation RecordsCompreensão do conceito de limite por alunos de cursos de Ciências Exatasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRonaldo Dias Ferreira.pdfapplication/pdf5580963https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24646/1/Ronaldo%20Dias%20Ferreira.pdfc740dfd13b9b049264e01390af20c43eMD51TEXTRonaldo Dias Ferreira.pdf.txtRonaldo Dias Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain629687https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24646/2/Ronaldo%20Dias%20Ferreira.pdf.txtb76f788052092c1574c7849f5ba020b2MD52THUMBNAILRonaldo Dias Ferreira.pdf.jpgRonaldo Dias Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24646/3/Ronaldo%20Dias%20Ferreira.pdf.jpgaac8a681c85fc24c69caefa266c1774eMD53handle/246462022-02-23 01:02:10.085oai:repositorio.pucsp.br:handle/24646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T04:02:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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