O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marcelo de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11126
Resumo: The present study aims to detect how pre-service mathematic teachers develop inequalities among their students and what are the sources of their work in this subject. In order to accomplish that, we chose Raymond Duval theoretical framework about semiotic registers of representation. According to this theory the coordination among several semiotic representational registers promote the conceptualization of a mathematical object. In this perspective, we collected and analyzed data from: institutional documents; interviews with four teachers of the investigated course; didactical materials recommended and used by them. Besides that, we used data from student s exercise books
id PUC_SP-1_38a01f02c5fbb36642ebcc72bb117839
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11126
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maranhão, Maria Cristina Souza de AlbuquerqueMelo, Marcelo de2016-04-27T16:57:53Z2007-06-152007-04-10Melo, Marcelo de. O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11126The present study aims to detect how pre-service mathematic teachers develop inequalities among their students and what are the sources of their work in this subject. In order to accomplish that, we chose Raymond Duval theoretical framework about semiotic registers of representation. According to this theory the coordination among several semiotic representational registers promote the conceptualization of a mathematical object. In this perspective, we collected and analyzed data from: institutional documents; interviews with four teachers of the investigated course; didactical materials recommended and used by them. Besides that, we used data from student s exercise booksEste trabalho teve o objetivo de detectar como professores de um curso de Licenciatura em Matemática desenvolvem desigualdades e inequações com suas classes e quais as fontes orientadoras de seu trabalho a respeito desses assuntos. Para realizar tal investigação escolhemos como referencial teórico central a teoria de Raymond Duval que trata dos registros de representação semiótica. Segundo esta teoria a coordenação de diversos registros de representação semiótica viabiliza a apreensão conceitual de um objeto matemático. Nesta perspectiva, coletamos e analisamos dados de: documentos institucionais; entrevistas com quatro professores do curso investigado; de material didático utilizado e recomendado por eles e de cadernos de alguns de seus alunosSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24374/dissertacao_marcelo_de_melo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãodesigualdades e inequaçõesregistros de representação semióticaensino na Licenciatura em MatemáticaEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoinequalitiessemiotic representational registersteaching in pre-service mathematical courseCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_marcelo_de_melo.pdf.txtdissertacao_marcelo_de_melo.pdf.txtExtracted texttext/plain118581https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11126/3/dissertacao_marcelo_de_melo.pdf.txt312288eb1aac8f32b9f8f5fe91556c77MD53ORIGINALdissertacao_marcelo_de_melo.pdfapplication/pdf424951https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11126/1/dissertacao_marcelo_de_melo.pdf640fdd659d848506165f0413befc130bMD51THUMBNAILdissertacao_marcelo_de_melo.pdf.jpgdissertacao_marcelo_de_melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3342https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11126/2/dissertacao_marcelo_de_melo.pdf.jpg8f8abfbfaf44ab4b03d56eb7fd207074MD52handle/111262022-04-27 13:36:21.096oai:repositorio.pucsp.br:handle/11126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
title O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
spellingShingle O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
Melo, Marcelo de
desigualdades e inequações
registros de representação semiótica
ensino na Licenciatura em Matemática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
inequalities
semiotic representational registers
teaching in pre-service mathematical course
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
title_full O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
title_fullStr O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
title_sort O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática
author Melo, Marcelo de
author_facet Melo, Marcelo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Marcelo de
contributor_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv desigualdades e inequações
registros de representação semiótica
ensino na Licenciatura em Matemática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic desigualdades e inequações
registros de representação semiótica
ensino na Licenciatura em Matemática
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
inequalities
semiotic representational registers
teaching in pre-service mathematical course
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv inequalities
semiotic representational registers
teaching in pre-service mathematical course
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present study aims to detect how pre-service mathematic teachers develop inequalities among their students and what are the sources of their work in this subject. In order to accomplish that, we chose Raymond Duval theoretical framework about semiotic registers of representation. According to this theory the coordination among several semiotic representational registers promote the conceptualization of a mathematical object. In this perspective, we collected and analyzed data from: institutional documents; interviews with four teachers of the investigated course; didactical materials recommended and used by them. Besides that, we used data from student s exercise books
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Melo, Marcelo de. O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11126
identifier_str_mv Melo, Marcelo de. O ensino de desigualdades e inequações em um curso de Licenciatura em Matemática. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11126/3/dissertacao_marcelo_de_melo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11126/1/dissertacao_marcelo_de_melo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11126/2/dissertacao_marcelo_de_melo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 312288eb1aac8f32b9f8f5fe91556c77
640fdd659d848506165f0413befc130b
8f8abfbfaf44ab4b03d56eb7fd207074
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796114760663040