Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212860 |
Resumo: | Esse trabalho busca analisar como o software GrafEq contribui na aprendizagem de inequações. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registos de Representação Semiótica e em outros autores que discursam sobre o potencial tecnológico na aprendizagem de Matemática. Para analisar as contribuições do GrafEq na aprendizagem de inequações, foi elaborada uma sequência de atividades, que foi aplicada a uma turma de estudantes do 3o ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Porto Alegre. O objetivo da investigação, que tem uma metodologia qualitativa, foi analisar como os estudantes transitam entre os registros algébrico e gráfico no processo de compreensão de inequações. Os resultados das análises apontam que o software GrafEq é um bom potencial para os alunos entenderem diferentes objetos matemáticos, visualizarem o que uma inequação representa no plano cartesiano e construírem a aprendizagem matemática por meio do dinamismo do software. |
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Rocha, Juliana PaimNotare, Márcia Rodrigues2020-08-12T03:35:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/212860001116443Esse trabalho busca analisar como o software GrafEq contribui na aprendizagem de inequações. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registos de Representação Semiótica e em outros autores que discursam sobre o potencial tecnológico na aprendizagem de Matemática. Para analisar as contribuições do GrafEq na aprendizagem de inequações, foi elaborada uma sequência de atividades, que foi aplicada a uma turma de estudantes do 3o ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Porto Alegre. O objetivo da investigação, que tem uma metodologia qualitativa, foi analisar como os estudantes transitam entre os registros algébrico e gráfico no processo de compreensão de inequações. Os resultados das análises apontam que o software GrafEq é um bom potencial para os alunos entenderem diferentes objetos matemáticos, visualizarem o que uma inequação representa no plano cartesiano e construírem a aprendizagem matemática por meio do dinamismo do software.This work seeks to analyze how GrafEq software contributes to the learning of inequalities. This research was based on Raymond Dval’s theory of semiotic representation roports and other authores who discuss the technological potential of mathematics learning. In order to analyze how GrafEq’s contributions to the learning of inequalities, a sequence of activities was elaborated, which was applied to a class of third year high school students in Porto Alegre state school. The objective of the research, which has a qualitative methodology, was to analyze how studens mobilize transitions between algebraic records and graphs in the process of understanding inequalities. The results of the analysis pointed to the GrafEq software is a good potential for students to understand different mathematical objects, visualize what an inequality represents in the Cartesian plane r and build a mathematical learning through the dynamism of the software.application/pdfporRepresentação semióticaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Inequações (Matemática)Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116443.pdf.txt001116443.pdf.txtExtracted Texttext/plain112911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212860/2/001116443.pdf.txt5c8ac4c543a6368ecb04b3ce5ea6e1dcMD52ORIGINAL001116443.pdfTexto completoapplication/pdf2505074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212860/1/001116443.pdfef1d215c25c0ab7664d2a58e3cc7aa5dMD5110183/2128602020-08-13 03:35:53.91573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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