Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Juliana Paim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212860
Resumo: Esse trabalho busca analisar como o software GrafEq contribui na aprendizagem de inequações. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registos de Representação Semiótica e em outros autores que discursam sobre o potencial tecnológico na aprendizagem de Matemática. Para analisar as contribuições do GrafEq na aprendizagem de inequações, foi elaborada uma sequência de atividades, que foi aplicada a uma turma de estudantes do 3o ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Porto Alegre. O objetivo da investigação, que tem uma metodologia qualitativa, foi analisar como os estudantes transitam entre os registros algébrico e gráfico no processo de compreensão de inequações. Os resultados das análises apontam que o software GrafEq é um bom potencial para os alunos entenderem diferentes objetos matemáticos, visualizarem o que uma inequação representa no plano cartesiano e construírem a aprendizagem matemática por meio do dinamismo do software.
id UFRGS-2_d997217aae5beabad818d3b29610eb69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212860
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Juliana PaimNotare, Márcia Rodrigues2020-08-12T03:35:58Z2019http://hdl.handle.net/10183/212860001116443Esse trabalho busca analisar como o software GrafEq contribui na aprendizagem de inequações. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registos de Representação Semiótica e em outros autores que discursam sobre o potencial tecnológico na aprendizagem de Matemática. Para analisar as contribuições do GrafEq na aprendizagem de inequações, foi elaborada uma sequência de atividades, que foi aplicada a uma turma de estudantes do 3o ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Porto Alegre. O objetivo da investigação, que tem uma metodologia qualitativa, foi analisar como os estudantes transitam entre os registros algébrico e gráfico no processo de compreensão de inequações. Os resultados das análises apontam que o software GrafEq é um bom potencial para os alunos entenderem diferentes objetos matemáticos, visualizarem o que uma inequação representa no plano cartesiano e construírem a aprendizagem matemática por meio do dinamismo do software.This work seeks to analyze how GrafEq software contributes to the learning of inequalities. This research was based on Raymond Dval’s theory of semiotic representation roports and other authores who discuss the technological potential of mathematics learning. In order to analyze how GrafEq’s contributions to the learning of inequalities, a sequence of activities was elaborated, which was applied to a class of third year high school students in Porto Alegre state school. The objective of the research, which has a qualitative methodology, was to analyze how studens mobilize transitions between algebraic records and graphs in the process of understanding inequalities. The results of the analysis pointed to the GrafEq software is a good potential for students to understand different mathematical objects, visualize what an inequality represents in the Cartesian plane r and build a mathematical learning through the dynamism of the software.application/pdfporRepresentação semióticaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Inequações (Matemática)Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semióticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116443.pdf.txt001116443.pdf.txtExtracted Texttext/plain112911http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212860/2/001116443.pdf.txt5c8ac4c543a6368ecb04b3ce5ea6e1dcMD52ORIGINAL001116443.pdfTexto completoapplication/pdf2505074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212860/1/001116443.pdfef1d215c25c0ab7664d2a58e3cc7aa5dMD5110183/2128602020-08-13 03:35:53.91573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
title Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
spellingShingle Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
Rocha, Juliana Paim
Representação semiótica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inequações (Matemática)
title_short Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
title_full Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
title_fullStr Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
title_full_unstemmed Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
title_sort Aprendizagem de inequações no ensino médio : um estudo com o software GrafEq e os registros de representação semiótica
author Rocha, Juliana Paim
author_facet Rocha, Juliana Paim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Juliana Paim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Representação semiótica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inequações (Matemática)
topic Representação semiótica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Inequações (Matemática)
description Esse trabalho busca analisar como o software GrafEq contribui na aprendizagem de inequações. A pesquisa teve sustentação teórica na teoria de Raymond Duval sobre os Registos de Representação Semiótica e em outros autores que discursam sobre o potencial tecnológico na aprendizagem de Matemática. Para analisar as contribuições do GrafEq na aprendizagem de inequações, foi elaborada uma sequência de atividades, que foi aplicada a uma turma de estudantes do 3o ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Porto Alegre. O objetivo da investigação, que tem uma metodologia qualitativa, foi analisar como os estudantes transitam entre os registros algébrico e gráfico no processo de compreensão de inequações. Os resultados das análises apontam que o software GrafEq é um bom potencial para os alunos entenderem diferentes objetos matemáticos, visualizarem o que uma inequação representa no plano cartesiano e construírem a aprendizagem matemática por meio do dinamismo do software.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:35:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212860
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116443
url http://hdl.handle.net/10183/212860
identifier_str_mv 001116443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212860/2/001116443.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212860/1/001116443.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c8ac4c543a6368ecb04b3ce5ea6e1dc
ef1d215c25c0ab7664d2a58e3cc7aa5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597738094592