Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabricio, Rodrigo Bering
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540
Resumo: The oral production ability is the most desired one by the students of my teaching context, however, the curriculum of the State of São Paulo: Languages, Codes and their Technologies - Elementary school - Cycle II and High School, Foreign Language. State Department of Education of the State of São Paulo - SEEESP (2008) does not focus on the development of this skill. The use of websites and ICT may be considered as an alternative to develop this skill. Therefore, this paper aims to analyze a site that aims to develop oral production in English. The theoretical foundations of this research covers the premises of PCN-LE (1998a), PCN (1998b) and criteria to evaluate sites and materials as suggested by Araújo(2009) and by Ramos (2009). The research is characterized as teaching materials evaluation. The results show that, although the site chosen to present itself as different from the traditional teaching of oral production in English, it contains mostly structuralist exercises. This research, therefore, invites reflection on the scarcely free online materials focused on oral production ability, as a way to promote and propose the creation of suitable materials for the current educational context
id PUC_SP-1_3b8f11aad52b3adf136bdd8ccc608d31
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35540
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ramos, Rosinda de Castro GuerraFabricio, Rodrigo Bering2023-07-05T19:49:36Z2023-07-05T19:49:36Z2015-02-19Fabricio, Rodrigo Bering. Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540The oral production ability is the most desired one by the students of my teaching context, however, the curriculum of the State of São Paulo: Languages, Codes and their Technologies - Elementary school - Cycle II and High School, Foreign Language. State Department of Education of the State of São Paulo - SEEESP (2008) does not focus on the development of this skill. The use of websites and ICT may be considered as an alternative to develop this skill. Therefore, this paper aims to analyze a site that aims to develop oral production in English. The theoretical foundations of this research covers the premises of PCN-LE (1998a), PCN (1998b) and criteria to evaluate sites and materials as suggested by Araújo(2009) and by Ramos (2009). The research is characterized as teaching materials evaluation. The results show that, although the site chosen to present itself as different from the traditional teaching of oral production in English, it contains mostly structuralist exercises. This research, therefore, invites reflection on the scarcely free online materials focused on oral production ability, as a way to promote and propose the creation of suitable materials for the current educational contextA habilidade de produção oral é a mais desejada pelos estudantes do meu contexto de ensino, porém, o Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ensino Fundamental - Ciclo II e Ensino Médio, Língua Estrangeira. Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo - SEEESP (2008) não foca o desenvolvimento dessa habilidade. O uso de sites e das TIC podem ser um aliado para o desenvolvimento dessa habilidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar um site que se propõe a desenvolver a habilidade de produção oral em língua inglesa. O arcabouço teórico desta pesquisa abrange as premissas dos PCN-LE (1998a), PCN (1998b) e critérios para avaliar sites e materiais didáticos como Araújo (2009) e Ramos (2009). A pesquisa caracteriza-se como avaliação de material didático. Os resultados obtidos mostram que apesar do site escolhido apresentar-se como diferencial em relação ao ensino tradicional da habilidade de produção oral em língua inglesa, ele contém em sua maioria, exercícios estruturalistas. Esta pesquisa, portanto, convida à reflexão sobre o escasso material on-line gratuito focado na habilidade de produção oral, como forma de fomentar e propor a criação de materiais mais adequados para o contexto atual de ensinoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de inglêsTecnologiaSiteProdução oralMaterial educacional digitalEnglish teachingTechnologySiteOral productionDgital educational materialAnálise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRODRIGO BERING FABRICIO.pdfapplication/pdf4960375https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/1/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf2ef880b96499193a9b8945edf7cdc655MD51TEXTRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.txtRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.txtExtracted texttext/plain168108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/2/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.txta058c6a31608c6a00e9ac5fd262afea2MD52THUMBNAILRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.jpgRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1354https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/3/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.jpg006617f8e343e2413807b1d8434e49dfMD53handle/355402023-07-06 01:39:09.098oai:repositorio.pucsp.br:handle/35540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:39:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
title Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
spellingShingle Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
Fabricio, Rodrigo Bering
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de inglês
Tecnologia
Site
Produção oral
Material educacional digital
English teaching
Technology
Site
Oral production
Dgital educational material
title_short Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
title_full Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
title_fullStr Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
title_full_unstemmed Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
title_sort Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
author Fabricio, Rodrigo Bering
author_facet Fabricio, Rodrigo Bering
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabricio, Rodrigo Bering
contributor_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de inglês
Tecnologia
Site
Produção oral
Material educacional digital
English teaching
Technology
Site
Oral production
Dgital educational material
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de inglês
Tecnologia
Site
Produção oral
Material educacional digital
dc.subject.eng.fl_str_mv English teaching
Technology
Site
Oral production
Dgital educational material
description The oral production ability is the most desired one by the students of my teaching context, however, the curriculum of the State of São Paulo: Languages, Codes and their Technologies - Elementary school - Cycle II and High School, Foreign Language. State Department of Education of the State of São Paulo - SEEESP (2008) does not focus on the development of this skill. The use of websites and ICT may be considered as an alternative to develop this skill. Therefore, this paper aims to analyze a site that aims to develop oral production in English. The theoretical foundations of this research covers the premises of PCN-LE (1998a), PCN (1998b) and criteria to evaluate sites and materials as suggested by Araújo(2009) and by Ramos (2009). The research is characterized as teaching materials evaluation. The results show that, although the site chosen to present itself as different from the traditional teaching of oral production in English, it contains mostly structuralist exercises. This research, therefore, invites reflection on the scarcely free online materials focused on oral production ability, as a way to promote and propose the creation of suitable materials for the current educational context
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:49:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:49:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fabricio, Rodrigo Bering. Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540
identifier_str_mv Fabricio, Rodrigo Bering. Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/1/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/2/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/3/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ef880b96499193a9b8945edf7cdc655
a058c6a31608c6a00e9ac5fd262afea2
006617f8e343e2413807b1d8434e49df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277805941227520