Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540 |
Resumo: | The oral production ability is the most desired one by the students of my teaching context, however, the curriculum of the State of São Paulo: Languages, Codes and their Technologies - Elementary school - Cycle II and High School, Foreign Language. State Department of Education of the State of São Paulo - SEEESP (2008) does not focus on the development of this skill. The use of websites and ICT may be considered as an alternative to develop this skill. Therefore, this paper aims to analyze a site that aims to develop oral production in English. The theoretical foundations of this research covers the premises of PCN-LE (1998a), PCN (1998b) and criteria to evaluate sites and materials as suggested by Araújo(2009) and by Ramos (2009). The research is characterized as teaching materials evaluation. The results show that, although the site chosen to present itself as different from the traditional teaching of oral production in English, it contains mostly structuralist exercises. This research, therefore, invites reflection on the scarcely free online materials focused on oral production ability, as a way to promote and propose the creation of suitable materials for the current educational context |
id |
PUC_SP-1_3b8f11aad52b3adf136bdd8ccc608d31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35540 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Rosinda de Castro GuerraFabricio, Rodrigo Bering2023-07-05T19:49:36Z2023-07-05T19:49:36Z2015-02-19Fabricio, Rodrigo Bering. Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540The oral production ability is the most desired one by the students of my teaching context, however, the curriculum of the State of São Paulo: Languages, Codes and their Technologies - Elementary school - Cycle II and High School, Foreign Language. State Department of Education of the State of São Paulo - SEEESP (2008) does not focus on the development of this skill. The use of websites and ICT may be considered as an alternative to develop this skill. Therefore, this paper aims to analyze a site that aims to develop oral production in English. The theoretical foundations of this research covers the premises of PCN-LE (1998a), PCN (1998b) and criteria to evaluate sites and materials as suggested by Araújo(2009) and by Ramos (2009). The research is characterized as teaching materials evaluation. The results show that, although the site chosen to present itself as different from the traditional teaching of oral production in English, it contains mostly structuralist exercises. This research, therefore, invites reflection on the scarcely free online materials focused on oral production ability, as a way to promote and propose the creation of suitable materials for the current educational contextA habilidade de produção oral é a mais desejada pelos estudantes do meu contexto de ensino, porém, o Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ensino Fundamental - Ciclo II e Ensino Médio, Língua Estrangeira. Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo - SEEESP (2008) não foca o desenvolvimento dessa habilidade. O uso de sites e das TIC podem ser um aliado para o desenvolvimento dessa habilidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar um site que se propõe a desenvolver a habilidade de produção oral em língua inglesa. O arcabouço teórico desta pesquisa abrange as premissas dos PCN-LE (1998a), PCN (1998b) e critérios para avaliar sites e materiais didáticos como Araújo (2009) e Ramos (2009). A pesquisa caracteriza-se como avaliação de material didático. Os resultados obtidos mostram que apesar do site escolhido apresentar-se como diferencial em relação ao ensino tradicional da habilidade de produção oral em língua inglesa, ele contém em sua maioria, exercícios estruturalistas. Esta pesquisa, portanto, convida à reflexão sobre o escasso material on-line gratuito focado na habilidade de produção oral, como forma de fomentar e propor a criação de materiais mais adequados para o contexto atual de ensinoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de inglêsTecnologiaSiteProdução oralMaterial educacional digitalEnglish teachingTechnologySiteOral productionDgital educational materialAnálise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRODRIGO BERING FABRICIO.pdfapplication/pdf4960375https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/1/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf2ef880b96499193a9b8945edf7cdc655MD51TEXTRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.txtRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.txtExtracted texttext/plain168108https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/2/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.txta058c6a31608c6a00e9ac5fd262afea2MD52THUMBNAILRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.jpgRODRIGO BERING FABRICIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1354https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/3/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.jpg006617f8e343e2413807b1d8434e49dfMD53handle/355402023-07-06 01:39:09.098oai:repositorio.pucsp.br:handle/35540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:39:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa |
title |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa |
spellingShingle |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa Fabricio, Rodrigo Bering CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de inglês Tecnologia Site Produção oral Material educacional digital English teaching Technology Site Oral production Dgital educational material |
title_short |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa |
title_full |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa |
title_fullStr |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa |
title_sort |
Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa |
author |
Fabricio, Rodrigo Bering |
author_facet |
Fabricio, Rodrigo Bering |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabricio, Rodrigo Bering |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de inglês Tecnologia Site Produção oral Material educacional digital English teaching Technology Site Oral production Dgital educational material |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de inglês Tecnologia Site Produção oral Material educacional digital |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English teaching Technology Site Oral production Dgital educational material |
description |
The oral production ability is the most desired one by the students of my teaching context, however, the curriculum of the State of São Paulo: Languages, Codes and their Technologies - Elementary school - Cycle II and High School, Foreign Language. State Department of Education of the State of São Paulo - SEEESP (2008) does not focus on the development of this skill. The use of websites and ICT may be considered as an alternative to develop this skill. Therefore, this paper aims to analyze a site that aims to develop oral production in English. The theoretical foundations of this research covers the premises of PCN-LE (1998a), PCN (1998b) and criteria to evaluate sites and materials as suggested by Araújo(2009) and by Ramos (2009). The research is characterized as teaching materials evaluation. The results show that, although the site chosen to present itself as different from the traditional teaching of oral production in English, it contains mostly structuralist exercises. This research, therefore, invites reflection on the scarcely free online materials focused on oral production ability, as a way to promote and propose the creation of suitable materials for the current educational context |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:49:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:49:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Fabricio, Rodrigo Bering. Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540 |
identifier_str_mv |
Fabricio, Rodrigo Bering. Análise do potencial de um site com foco em desenvolvimento da habilidade de produção oral em língua inglesa. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/1/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/2/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35540/3/RODRIGO%20BERING%20FABRICIO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ef880b96499193a9b8945edf7cdc655 a058c6a31608c6a00e9ac5fd262afea2 006617f8e343e2413807b1d8434e49df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277805941227520 |