Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kole, Adilson Tabain
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086
Resumo: After fast words on the concepts of Distance education and Virtual Environments of learning, we summarized what it is the Portal Clickideia searched by means of a questionnaire and interviewed with students of the ETEC “Lauro Gomes” of São Bernardo do Campo city, the advantages and disadvantages of the Portal use for pupils who use this tool for its studies and search. We’ve evidenced that good part of the students still prefers traditional strategies and didactic book, contradicting what the specialists say on generation Y as for the strategies that more contribute for the assimilation of the speech on construction of the knowledge. On the other hand all the pupils have computers and they have access them daily however for other ends not toward the study and search and thus they do not see the tools of WEB 2,0 as clear forms of education and learning, giving preference to the traditional strategies. Finally we call attention for the necessity the adequate preparation of the professors and an organization of the courses and spaces of work for convenient use of the new technologies in order not to implant new technologies for commercial or ideological imperatives
id PUC_SP-1_3d9ceea11126dd0e62b2b0e91b32409a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31086
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Palácio, Patrícia Passos GonçalvesKole, Adilson Tabain2023-02-28T22:38:06Z2023-02-28T22:38:06Z2010-12-14Kole, Adilson Tabain. Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086After fast words on the concepts of Distance education and Virtual Environments of learning, we summarized what it is the Portal Clickideia searched by means of a questionnaire and interviewed with students of the ETEC “Lauro Gomes” of São Bernardo do Campo city, the advantages and disadvantages of the Portal use for pupils who use this tool for its studies and search. We’ve evidenced that good part of the students still prefers traditional strategies and didactic book, contradicting what the specialists say on generation Y as for the strategies that more contribute for the assimilation of the speech on construction of the knowledge. On the other hand all the pupils have computers and they have access them daily however for other ends not toward the study and search and thus they do not see the tools of WEB 2,0 as clear forms of education and learning, giving preference to the traditional strategies. Finally we call attention for the necessity the adequate preparation of the professors and an organization of the courses and spaces of work for convenient use of the new technologies in order not to implant new technologies for commercial or ideological imperativesApós rápida colocação sobre os conceitos de Educação a distância e Ambientes virtuais de aprendizagem, resumimos o que é o Portal Clickideia e pesquisamos por meio de um questionário e entrevista com alunos do Ensino Médio da ETEC “Lauro Gomes” de São Bernardo do Campo quais as vantagens e desvantagens do uso do Portal por alunos que utilizam esta ferramenta para seus estudos e pesquisa. Constatamos por um lado que boa parte dos alunos ainda prefere estratégias tradicionais de ensino como Aula expositiva do professor, livro didático, contradizendo o que dizem os especialistas sobre a geração Y. Por outro lado todos os alunos têm computadores e os acessam diariamente porém para outros fins que não os voltados para o estudo e pesquisa e assim não vêem as ferramentas da WEB 2.0 como formas claras de ensino e aprendizagem, dando preferência às estratégias tradicionais. Por ultimo chamamos atenção para a necessidade da preparação adequada dos docentes e uma organização dos cursos e espaços de trabalho para uso conveniente das novas tecnologias a fim de não implantarmos novas tecnologias por imperativos comerciais ou ideológicosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducação a distânciaAmbientes Virtuais de AprendizagemPortal ClickideiaDistance educationVirtual Environments of LearningPortal ClickideiaPortais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALADILSON TABAIN KOLE.pdfapplication/pdf1910095https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/1/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf7ff34b76704284c86245d7450c9cd503MD51TEXTADILSON TABAIN KOLE.pdf.txtADILSON TABAIN KOLE.pdf.txtExtracted texttext/plain43460https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/2/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.txtb7e9875805a4f21e1a8d34aa33aae369MD52THUMBNAILADILSON TABAIN KOLE.pdf.jpgADILSON TABAIN KOLE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/3/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.jpg11bec2e3bbdcd6eeb0baec70f3772b9bMD53handle/310862023-09-18 10:51:25.471oai:repositorio.pucsp.br:handle/31086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T13:51:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
title Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
spellingShingle Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
Kole, Adilson Tabain
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação a distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Portal Clickideia
Distance education
Virtual Environments of Learning
Portal Clickideia
title_short Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
title_full Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
title_fullStr Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
title_full_unstemmed Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
title_sort Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
author Kole, Adilson Tabain
author_facet Kole, Adilson Tabain
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palácio, Patrícia Passos Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Kole, Adilson Tabain
contributor_str_mv Palácio, Patrícia Passos Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação a distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Portal Clickideia
Distance education
Virtual Environments of Learning
Portal Clickideia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Portal Clickideia
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Virtual Environments of Learning
Portal Clickideia
description After fast words on the concepts of Distance education and Virtual Environments of learning, we summarized what it is the Portal Clickideia searched by means of a questionnaire and interviewed with students of the ETEC “Lauro Gomes” of São Bernardo do Campo city, the advantages and disadvantages of the Portal use for pupils who use this tool for its studies and search. We’ve evidenced that good part of the students still prefers traditional strategies and didactic book, contradicting what the specialists say on generation Y as for the strategies that more contribute for the assimilation of the speech on construction of the knowledge. On the other hand all the pupils have computers and they have access them daily however for other ends not toward the study and search and thus they do not see the tools of WEB 2,0 as clear forms of education and learning, giving preference to the traditional strategies. Finally we call attention for the necessity the adequate preparation of the professors and an organization of the courses and spaces of work for convenient use of the new technologies in order not to implant new technologies for commercial or ideological imperatives
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Kole, Adilson Tabain. Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086
identifier_str_mv Kole, Adilson Tabain. Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/1/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/2/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/3/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ff34b76704284c86245d7450c9cd503
b7e9875805a4f21e1a8d34aa33aae369
11bec2e3bbdcd6eeb0baec70f3772b9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277839496708096