Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086 |
Resumo: | After fast words on the concepts of Distance education and Virtual Environments of learning, we summarized what it is the Portal Clickideia searched by means of a questionnaire and interviewed with students of the ETEC “Lauro Gomes” of São Bernardo do Campo city, the advantages and disadvantages of the Portal use for pupils who use this tool for its studies and search. We’ve evidenced that good part of the students still prefers traditional strategies and didactic book, contradicting what the specialists say on generation Y as for the strategies that more contribute for the assimilation of the speech on construction of the knowledge. On the other hand all the pupils have computers and they have access them daily however for other ends not toward the study and search and thus they do not see the tools of WEB 2,0 as clear forms of education and learning, giving preference to the traditional strategies. Finally we call attention for the necessity the adequate preparation of the professors and an organization of the courses and spaces of work for convenient use of the new technologies in order not to implant new technologies for commercial or ideological imperatives |
id |
PUC_SP-1_3d9ceea11126dd0e62b2b0e91b32409a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31086 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Palácio, Patrícia Passos GonçalvesKole, Adilson Tabain2023-02-28T22:38:06Z2023-02-28T22:38:06Z2010-12-14Kole, Adilson Tabain. Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086After fast words on the concepts of Distance education and Virtual Environments of learning, we summarized what it is the Portal Clickideia searched by means of a questionnaire and interviewed with students of the ETEC “Lauro Gomes” of São Bernardo do Campo city, the advantages and disadvantages of the Portal use for pupils who use this tool for its studies and search. We’ve evidenced that good part of the students still prefers traditional strategies and didactic book, contradicting what the specialists say on generation Y as for the strategies that more contribute for the assimilation of the speech on construction of the knowledge. On the other hand all the pupils have computers and they have access them daily however for other ends not toward the study and search and thus they do not see the tools of WEB 2,0 as clear forms of education and learning, giving preference to the traditional strategies. Finally we call attention for the necessity the adequate preparation of the professors and an organization of the courses and spaces of work for convenient use of the new technologies in order not to implant new technologies for commercial or ideological imperativesApós rápida colocação sobre os conceitos de Educação a distância e Ambientes virtuais de aprendizagem, resumimos o que é o Portal Clickideia e pesquisamos por meio de um questionário e entrevista com alunos do Ensino Médio da ETEC “Lauro Gomes” de São Bernardo do Campo quais as vantagens e desvantagens do uso do Portal por alunos que utilizam esta ferramenta para seus estudos e pesquisa. Constatamos por um lado que boa parte dos alunos ainda prefere estratégias tradicionais de ensino como Aula expositiva do professor, livro didático, contradizendo o que dizem os especialistas sobre a geração Y. Por outro lado todos os alunos têm computadores e os acessam diariamente porém para outros fins que não os voltados para o estudo e pesquisa e assim não vêem as ferramentas da WEB 2.0 como formas claras de ensino e aprendizagem, dando preferência às estratégias tradicionais. Por ultimo chamamos atenção para a necessidade da preparação adequada dos docentes e uma organização dos cursos e espaços de trabalho para uso conveniente das novas tecnologias a fim de não implantarmos novas tecnologias por imperativos comerciais ou ideológicosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaDPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducação a distânciaAmbientes Virtuais de AprendizagemPortal ClickideiaDistance educationVirtual Environments of LearningPortal ClickideiaPortais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALADILSON TABAIN KOLE.pdfapplication/pdf1910095https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/1/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf7ff34b76704284c86245d7450c9cd503MD51TEXTADILSON TABAIN KOLE.pdf.txtADILSON TABAIN KOLE.pdf.txtExtracted texttext/plain43460https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/2/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.txtb7e9875805a4f21e1a8d34aa33aae369MD52THUMBNAILADILSON TABAIN KOLE.pdf.jpgADILSON TABAIN KOLE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/3/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.jpg11bec2e3bbdcd6eeb0baec70f3772b9bMD53handle/310862023-09-18 10:51:25.471oai:repositorio.pucsp.br:handle/31086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T13:51:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa |
title |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa |
spellingShingle |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa Kole, Adilson Tabain CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Educação a distância Ambientes Virtuais de Aprendizagem Portal Clickideia Distance education Virtual Environments of Learning Portal Clickideia |
title_short |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa |
title_full |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa |
title_fullStr |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa |
title_full_unstemmed |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa |
title_sort |
Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa |
author |
Kole, Adilson Tabain |
author_facet |
Kole, Adilson Tabain |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palácio, Patrícia Passos Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kole, Adilson Tabain |
contributor_str_mv |
Palácio, Patrícia Passos Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Educação a distância Ambientes Virtuais de Aprendizagem Portal Clickideia Distance education Virtual Environments of Learning Portal Clickideia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Ambientes Virtuais de Aprendizagem Portal Clickideia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance education Virtual Environments of Learning Portal Clickideia |
description |
After fast words on the concepts of Distance education and Virtual Environments of learning, we summarized what it is the Portal Clickideia searched by means of a questionnaire and interviewed with students of the ETEC “Lauro Gomes” of São Bernardo do Campo city, the advantages and disadvantages of the Portal use for pupils who use this tool for its studies and search. We’ve evidenced that good part of the students still prefers traditional strategies and didactic book, contradicting what the specialists say on generation Y as for the strategies that more contribute for the assimilation of the speech on construction of the knowledge. On the other hand all the pupils have computers and they have access them daily however for other ends not toward the study and search and thus they do not see the tools of WEB 2,0 as clear forms of education and learning, giving preference to the traditional strategies. Finally we call attention for the necessity the adequate preparation of the professors and an organization of the courses and spaces of work for convenient use of the new technologies in order not to implant new technologies for commercial or ideological imperatives |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Kole, Adilson Tabain. Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086 |
identifier_str_mv |
Kole, Adilson Tabain. Portais educacionais: sua utilização pelos alunos para estudo e pesquisa. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/1/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/2/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31086/3/ADILSON%20TABAIN%20KOLE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ff34b76704284c86245d7450c9cd503 b7e9875805a4f21e1a8d34aa33aae369 11bec2e3bbdcd6eeb0baec70f3772b9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277839496708096 |