Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Inara Martins Passos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11183
Resumo: This study analyses how Mathematics, as a school subject, developed itself within the first years of its creation, from the so-called Francisco Campos Reform, in 1931. Based on the ideas of academics such as André Chervel and Roger Chartier, among others, the study intends to answer the following question: How Brazilian school books, which have been written after the Francisco Campos Reform, organized and stabilized the Mathematics as a subject, which was created from the fusion of Arithmetic, Algebra, and Geometry. The answer to such a question points towards the appropriation of the official text, which reveals to us incorporations of the project of globally restructuring the teaching of Mathematics from the heuristic method
id PUC_SP-1_450848702a25e0efa8f4d02e4a19ad32
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11183
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Valente, Wagner RodriguesPires, Inara Martins Passos2016-04-27T16:58:12Z2007-06-282004-11-05Pires, Inara Martins Passos. Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11183This study analyses how Mathematics, as a school subject, developed itself within the first years of its creation, from the so-called Francisco Campos Reform, in 1931. Based on the ideas of academics such as André Chervel and Roger Chartier, among others, the study intends to answer the following question: How Brazilian school books, which have been written after the Francisco Campos Reform, organized and stabilized the Mathematics as a subject, which was created from the fusion of Arithmetic, Algebra, and Geometry. The answer to such a question points towards the appropriation of the official text, which reveals to us incorporations of the project of globally restructuring the teaching of Mathematics from the heuristic methodEsta pesquisa analisa como se desenvolveu a disciplina escolar Matemática nos primeiros anos de sua criação, a partir da chamada Reforma Francisco Campos, de 1931. Lançando mão de teóricos como André Chervel e Roger Chartier, dentre outros, o trabalho busca responder à questão: Como os livros didáticos escritos a partir da Reforma organizaram e estabilizaram a nova disciplina, Matemática, criada a partir da fusão da Aritmética, da Álgebra e da Geometria. A resposta à questão aponta para uma apropriação do texto oficial, que revela a nós incorporações do projeto de reestruturar globalmente o ensino da Matemática a partir do método heurísticoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22066/dissertacao_inara_martins_pires.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoReforma Francisco CamposEuclides RoxoVulgataapropriação e método heurísticoLivros didaticosMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaFrancisco Campos ReformEuclides RoxoVulgataAppropriation and heuristic methodCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALivros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Camposinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_inara_martins_pires.pdf.txtdissertacao_inara_martins_pires.pdf.txtExtracted texttext/plain237306https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11183/3/dissertacao_inara_martins_pires.pdf.txt38aeb5c603f92028b7f59bafad66b9c5MD53ORIGINALdissertacao_inara_martins_pires.pdfapplication/pdf12123644https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11183/1/dissertacao_inara_martins_pires.pdffd8a44b5f2ad765d8ea36378d4c0608eMD51THUMBNAILdissertacao_inara_martins_pires.pdf.jpgdissertacao_inara_martins_pires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3840https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11183/2/dissertacao_inara_martins_pires.pdf.jpg65c5ee8b3f88c128be6c612f50895a1fMD52handle/111832022-04-27 19:12:25.222oai:repositorio.pucsp.br:handle/11183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T22:12:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
title Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
spellingShingle Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
Pires, Inara Martins Passos
Reforma Francisco Campos
Euclides Roxo
Vulgata
apropriação e método heurístico
Livros didaticos
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Francisco Campos Reform
Euclides Roxo
Vulgata
Appropriation and heuristic method
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
title_full Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
title_fullStr Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
title_full_unstemmed Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
title_sort Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos
author Pires, Inara Martins Passos
author_facet Pires, Inara Martins Passos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Inara Martins Passos
contributor_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma Francisco Campos
Euclides Roxo
Vulgata
apropriação e método heurístico
Livros didaticos
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
topic Reforma Francisco Campos
Euclides Roxo
Vulgata
apropriação e método heurístico
Livros didaticos
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
Francisco Campos Reform
Euclides Roxo
Vulgata
Appropriation and heuristic method
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Francisco Campos Reform
Euclides Roxo
Vulgata
Appropriation and heuristic method
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study analyses how Mathematics, as a school subject, developed itself within the first years of its creation, from the so-called Francisco Campos Reform, in 1931. Based on the ideas of academics such as André Chervel and Roger Chartier, among others, the study intends to answer the following question: How Brazilian school books, which have been written after the Francisco Campos Reform, organized and stabilized the Mathematics as a subject, which was created from the fusion of Arithmetic, Algebra, and Geometry. The answer to such a question points towards the appropriation of the official text, which reveals to us incorporations of the project of globally restructuring the teaching of Mathematics from the heuristic method
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-11-05
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pires, Inara Martins Passos. Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11183
identifier_str_mv Pires, Inara Martins Passos. Livros didáticos e a matemática do ginásio: um estudo da vulgata para a reforma Francisco Campos. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11183/3/dissertacao_inara_martins_pires.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11183/1/dissertacao_inara_martins_pires.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11183/2/dissertacao_inara_martins_pires.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38aeb5c603f92028b7f59bafad66b9c5
fd8a44b5f2ad765d8ea36378d4c0608e
65c5ee8b3f88c128be6c612f50895a1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277810936643584