FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salla, Juliana Martendal
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Berticelli, Danilene Gullich Donin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562
Resumo: O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo com que o mesmo se torne alvo de pesquisas. Sabemos que, ao longo da história, vários autores se dedicaram a estudá-lo, trazendo contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, que irá analisar livros didáticos de matemática, em que foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nestas atividades. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (Pinto, 2007; Valente 2007, 2008b, 2015) e mobiliza referenciais teórico-metodológicos da História Cultural (Chartier, 1990).
id SBHMAT_2497870aca4a6a8ade1829baa9db46d7
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/562
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTALCálculo mentalLivro didáticoAtividadesVulgataO cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo com que o mesmo se torne alvo de pesquisas. Sabemos que, ao longo da história, vários autores se dedicaram a estudá-lo, trazendo contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, que irá analisar livros didáticos de matemática, em que foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nestas atividades. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (Pinto, 2007; Valente 2007, 2008b, 2015) e mobiliza referenciais teórico-metodológicos da História Cultural (Chartier, 1990).Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-112447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562/488Salla, Juliana MartendalBerticelli, Danilene Gullich Donininfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/562Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
title FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
spellingShingle FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
Salla, Juliana Martendal
Cálculo mental
Livro didático
Atividades
Vulgata
title_short FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
title_full FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
title_fullStr FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
title_full_unstemmed FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
title_sort FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
author Salla, Juliana Martendal
author_facet Salla, Juliana Martendal
Berticelli, Danilene Gullich Donin
author_role author
author2 Berticelli, Danilene Gullich Donin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salla, Juliana Martendal
Berticelli, Danilene Gullich Donin
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo mental
Livro didático
Atividades
Vulgata
topic Cálculo mental
Livro didático
Atividades
Vulgata
description O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo com que o mesmo se torne alvo de pesquisas. Sabemos que, ao longo da história, vários autores se dedicaram a estudá-lo, trazendo contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, que irá analisar livros didáticos de matemática, em que foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nestas atividades. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (Pinto, 2007; Valente 2007, 2008b, 2015) e mobiliza referenciais teórico-metodológicos da História Cultural (Chartier, 1990).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562/488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-11
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463720361984