A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824 |
Resumo: | This work presents a qualitative research whose goal is to investigate how its approach to the issue of divisibility and other matters of Elementary Theory Numbers in the Collection of Professor of Mathematics at the 8th grade, distributed by the Department of State Education São Paulo, in the 2008 and 2009 years. The relevance of studies involving the Elementary Theory of Numbers is the fact that this is a field ripe for the introduction and development of fundamental mathematical ideas, and to chance the solidification of mathematical thinking. To achieve this purpose, I use ideas for methodological content analysis described by Bardin (2009) and consider like essential topics of the Elementary Theory of Numbers to be studied in Primary Education those listed by Resende (2007) in his thesis. The analysis of the material indicate the presence of activities that promote the study of the issue of severability, and other topics in the Elementary Theory of Numbers, featuring the same way, innovative approaches to develop some content |
id |
PUC_SP-1_46f33b944d3184a19ece1e97f597bcc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10824 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276744Z0D'Almeida, Joice2016-04-27T16:56:59Z2010-11-262010-08-25D'Almeida, Joice. A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824This work presents a qualitative research whose goal is to investigate how its approach to the issue of divisibility and other matters of Elementary Theory Numbers in the Collection of Professor of Mathematics at the 8th grade, distributed by the Department of State Education São Paulo, in the 2008 and 2009 years. The relevance of studies involving the Elementary Theory of Numbers is the fact that this is a field ripe for the introduction and development of fundamental mathematical ideas, and to chance the solidification of mathematical thinking. To achieve this purpose, I use ideas for methodological content analysis described by Bardin (2009) and consider like essential topics of the Elementary Theory of Numbers to be studied in Primary Education those listed by Resende (2007) in his thesis. The analysis of the material indicate the presence of activities that promote the study of the issue of severability, and other topics in the Elementary Theory of Numbers, featuring the same way, innovative approaches to develop some contentO presente trabalho traz uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi investigar como a abordagem dada à questão da divisibilidade e a outros temas da Teoria Elementar dos Números, nos Cadernos do Professor de Matemática da 7ª série (8º ano), distribuídos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, nos anos de 2008 e 2009. A relevância de estudos envolvendo a Teoria Elementar dos Números repousa no fato deste ser um campo propício para a introdução e desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais, além de oportunizar a solidificação do pensamento matemático. Para atingir o objetivo proposto, são utilizadas as ideias metodológicas para análise de conteúdo descrita por Bardin (2009), considero como tópicos essenciais da Teoria Elementar dos Números a serem estudados no Ensino Básico aqueles listados por Resende (2007) em sua tese. As análises do material indicam a presença de atividades que favorecem o estudo da questão da divisibilidade e de outros tópicos da Teoria Elementar dos Números, apresentando, da mesma forma, abordagens inovadoras para o desenvolvimento de alguns conteúdosSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23768/Joice%20DAlmeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoDivisibilidadeTeoria elementar dos númerosCaderno do Professor de MatemáticaAnálise de conteúdoDivisibilityElementary theory of numbersNotebook Professor of MathematicsContent analysisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJoice DAlmeida.pdf.txtJoice DAlmeida.pdf.txtExtracted texttext/plain204503https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/3/Joice%20DAlmeida.pdf.txt6eae8906ab1d5b1e4c92afbe70b16c2dMD53ORIGINALJoice DAlmeida.pdfapplication/pdf3241823https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/1/Joice%20DAlmeida.pdfa8924fcb87b7c723dfad1184f181afc5MD51THUMBNAILJoice DAlmeida.pdf.jpgJoice DAlmeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/2/Joice%20DAlmeida.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/108242023-06-29 12:57:49.668oai:repositorio.pucsp.br:handle/10824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-29T15:57:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo |
title |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo |
spellingShingle |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo D'Almeida, Joice Divisibilidade Teoria elementar dos números Caderno do Professor de Matemática Análise de conteúdo Divisibility Elementary theory of numbers Notebook Professor of Mathematics Content analysis CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo |
title_full |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo |
title_fullStr |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo |
title_sort |
A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo |
author |
D'Almeida, Joice |
author_facet |
D'Almeida, Joice |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276744Z0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Almeida, Joice |
contributor_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divisibilidade Teoria elementar dos números Caderno do Professor de Matemática Análise de conteúdo |
topic |
Divisibilidade Teoria elementar dos números Caderno do Professor de Matemática Análise de conteúdo Divisibility Elementary theory of numbers Notebook Professor of Mathematics Content analysis CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Divisibility Elementary theory of numbers Notebook Professor of Mathematics Content analysis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work presents a qualitative research whose goal is to investigate how its approach to the issue of divisibility and other matters of Elementary Theory Numbers in the Collection of Professor of Mathematics at the 8th grade, distributed by the Department of State Education São Paulo, in the 2008 and 2009 years. The relevance of studies involving the Elementary Theory of Numbers is the fact that this is a field ripe for the introduction and development of fundamental mathematical ideas, and to chance the solidification of mathematical thinking. To achieve this purpose, I use ideas for methodological content analysis described by Bardin (2009) and consider like essential topics of the Elementary Theory of Numbers to be studied in Primary Education those listed by Resende (2007) in his thesis. The analysis of the material indicate the presence of activities that promote the study of the issue of severability, and other topics in the Elementary Theory of Numbers, featuring the same way, innovative approaches to develop some content |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-11-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:56:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
D'Almeida, Joice. A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824 |
identifier_str_mv |
D'Almeida, Joice. A teoria elementar dos números sob o ponto de vista dos Cadernos do Professor de Matemática da Rede Estadual de São Paulo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/3/Joice%20DAlmeida.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/1/Joice%20DAlmeida.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10824/2/Joice%20DAlmeida.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6eae8906ab1d5b1e4c92afbe70b16c2d a8924fcb87b7c723dfad1184f181afc5 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277790376165376 |