A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018 |
Resumo: | De Paula Lima, Fabiana. A relevância do profissional do AT (Acompanhante Terapêutico) na Educação Infantil. 2018. 52 páginas. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, da Pontifícia Universidade Católica de São PauloPUC/SP 2018. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do profissional Acompanhante Terapêutico (AT) dentro da educação infantil. A pesquisa deu-se a partir da grande procura por esse profissional dentro das escolas, como uma estratégia de inclusão. A metodologia utilizada para a pesquisa foi revisão bibliográfica de caráter exploratório, contando também com uma narrativa sobre a experiência profissional da pesquisadora deste estudo, como AT. Os resultados obtidos comprovam a relevância do mesmo para o processo de inclusão, possibilitando fazer intervenção com a criança em seu ambiente natural e em situação de seu cotidiano. Sendo assim, conclui-se que o Acompanhante Terapêutico necessita ser mais reconhecido no sentido de atender e valorizar os direitos da criança, estimulando-a no seu desenvolvimento e trabalhando em conjunto com o professor. |
id |
PUC_SP-1_4ae2b217d4c962ad068959de93440ef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34018 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Maria Luiza GomesLima, Fabiana de Paula2023-07-05T19:27:01Z2023-07-05T19:27:01Z2018-12-01Lima, Fabiana de Paula. A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018De Paula Lima, Fabiana. A relevância do profissional do AT (Acompanhante Terapêutico) na Educação Infantil. 2018. 52 páginas. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, da Pontifícia Universidade Católica de São PauloPUC/SP 2018. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do profissional Acompanhante Terapêutico (AT) dentro da educação infantil. A pesquisa deu-se a partir da grande procura por esse profissional dentro das escolas, como uma estratégia de inclusão. A metodologia utilizada para a pesquisa foi revisão bibliográfica de caráter exploratório, contando também com uma narrativa sobre a experiência profissional da pesquisadora deste estudo, como AT. Os resultados obtidos comprovam a relevância do mesmo para o processo de inclusão, possibilitando fazer intervenção com a criança em seu ambiente natural e em situação de seu cotidiano. Sendo assim, conclui-se que o Acompanhante Terapêutico necessita ser mais reconhecido no sentido de atender e valorizar os direitos da criança, estimulando-a no seu desenvolvimento e trabalhando em conjunto com o professor.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAcompanhante terapêuticoInclusãoInfânciaEducação infantilA relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFabiana de Paula Lima.pdfapplication/pdf362858https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/1/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf70401b877072476624caea353b0c7ca7MD51TEXTFabiana de Paula Lima.pdf.txtFabiana de Paula Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain99810https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/2/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.txt1ca8ab13d820693372eb72161b5cbdfaMD52THUMBNAILFabiana de Paula Lima.pdf.jpgFabiana de Paula Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/3/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.jpg9ba3792125361020af3b6a221d34199eMD53handle/340182023-07-06 01:15:16.656oai:repositorio.pucsp.br:handle/34018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:15:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil |
title |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil |
spellingShingle |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil Lima, Fabiana de Paula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Acompanhante terapêutico Inclusão Infância Educação infantil |
title_short |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil |
title_full |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil |
title_fullStr |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil |
title_sort |
A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil |
author |
Lima, Fabiana de Paula |
author_facet |
Lima, Fabiana de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Maria Luiza Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fabiana de Paula |
contributor_str_mv |
Machado, Maria Luiza Gomes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Acompanhante terapêutico Inclusão Infância Educação infantil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acompanhante terapêutico Inclusão Infância Educação infantil |
description |
De Paula Lima, Fabiana. A relevância do profissional do AT (Acompanhante Terapêutico) na Educação Infantil. 2018. 52 páginas. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, da Pontifícia Universidade Católica de São PauloPUC/SP 2018. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do profissional Acompanhante Terapêutico (AT) dentro da educação infantil. A pesquisa deu-se a partir da grande procura por esse profissional dentro das escolas, como uma estratégia de inclusão. A metodologia utilizada para a pesquisa foi revisão bibliográfica de caráter exploratório, contando também com uma narrativa sobre a experiência profissional da pesquisadora deste estudo, como AT. Os resultados obtidos comprovam a relevância do mesmo para o processo de inclusão, possibilitando fazer intervenção com a criança em seu ambiente natural e em situação de seu cotidiano. Sendo assim, conclui-se que o Acompanhante Terapêutico necessita ser mais reconhecido no sentido de atender e valorizar os direitos da criança, estimulando-a no seu desenvolvimento e trabalhando em conjunto com o professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:27:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:27:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lima, Fabiana de Paula. A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018 |
identifier_str_mv |
Lima, Fabiana de Paula. A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/1/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/2/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/3/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70401b877072476624caea353b0c7ca7 1ca8ab13d820693372eb72161b5cbdfa 9ba3792125361020af3b6a221d34199e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277788646014976 |