A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fabiana de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018
Resumo: De Paula Lima, Fabiana. A relevância do profissional do AT (Acompanhante Terapêutico) na Educação Infantil. 2018. 52 páginas. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, da Pontifícia Universidade Católica de São PauloPUC/SP 2018. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do profissional Acompanhante Terapêutico (AT) dentro da educação infantil. A pesquisa deu-se a partir da grande procura por esse profissional dentro das escolas, como uma estratégia de inclusão. A metodologia utilizada para a pesquisa foi revisão bibliográfica de caráter exploratório, contando também com uma narrativa sobre a experiência profissional da pesquisadora deste estudo, como AT. Os resultados obtidos comprovam a relevância do mesmo para o processo de inclusão, possibilitando fazer intervenção com a criança em seu ambiente natural e em situação de seu cotidiano. Sendo assim, conclui-se que o Acompanhante Terapêutico necessita ser mais reconhecido no sentido de atender e valorizar os direitos da criança, estimulando-a no seu desenvolvimento e trabalhando em conjunto com o professor.
id PUC_SP-1_4ae2b217d4c962ad068959de93440ef2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34018
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Maria Luiza GomesLima, Fabiana de Paula2023-07-05T19:27:01Z2023-07-05T19:27:01Z2018-12-01Lima, Fabiana de Paula. A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018De Paula Lima, Fabiana. A relevância do profissional do AT (Acompanhante Terapêutico) na Educação Infantil. 2018. 52 páginas. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, da Pontifícia Universidade Católica de São PauloPUC/SP 2018. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do profissional Acompanhante Terapêutico (AT) dentro da educação infantil. A pesquisa deu-se a partir da grande procura por esse profissional dentro das escolas, como uma estratégia de inclusão. A metodologia utilizada para a pesquisa foi revisão bibliográfica de caráter exploratório, contando também com uma narrativa sobre a experiência profissional da pesquisadora deste estudo, como AT. Os resultados obtidos comprovam a relevância do mesmo para o processo de inclusão, possibilitando fazer intervenção com a criança em seu ambiente natural e em situação de seu cotidiano. Sendo assim, conclui-se que o Acompanhante Terapêutico necessita ser mais reconhecido no sentido de atender e valorizar os direitos da criança, estimulando-a no seu desenvolvimento e trabalhando em conjunto com o professor.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAcompanhante terapêuticoInclusãoInfânciaEducação infantilA relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFabiana de Paula Lima.pdfapplication/pdf362858https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/1/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf70401b877072476624caea353b0c7ca7MD51TEXTFabiana de Paula Lima.pdf.txtFabiana de Paula Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain99810https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/2/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.txt1ca8ab13d820693372eb72161b5cbdfaMD52THUMBNAILFabiana de Paula Lima.pdf.jpgFabiana de Paula Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/3/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.jpg9ba3792125361020af3b6a221d34199eMD53handle/340182023-07-06 01:15:16.656oai:repositorio.pucsp.br:handle/34018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:15:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
title A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
spellingShingle A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
Lima, Fabiana de Paula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Acompanhante terapêutico
Inclusão
Infância
Educação infantil
title_short A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
title_full A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
title_fullStr A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
title_full_unstemmed A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
title_sort A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil
author Lima, Fabiana de Paula
author_facet Lima, Fabiana de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Luiza Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fabiana de Paula
contributor_str_mv Machado, Maria Luiza Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Acompanhante terapêutico
Inclusão
Infância
Educação infantil
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhante terapêutico
Inclusão
Infância
Educação infantil
description De Paula Lima, Fabiana. A relevância do profissional do AT (Acompanhante Terapêutico) na Educação Infantil. 2018. 52 páginas. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, da Pontifícia Universidade Católica de São PauloPUC/SP 2018. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância do profissional Acompanhante Terapêutico (AT) dentro da educação infantil. A pesquisa deu-se a partir da grande procura por esse profissional dentro das escolas, como uma estratégia de inclusão. A metodologia utilizada para a pesquisa foi revisão bibliográfica de caráter exploratório, contando também com uma narrativa sobre a experiência profissional da pesquisadora deste estudo, como AT. Os resultados obtidos comprovam a relevância do mesmo para o processo de inclusão, possibilitando fazer intervenção com a criança em seu ambiente natural e em situação de seu cotidiano. Sendo assim, conclui-se que o Acompanhante Terapêutico necessita ser mais reconhecido no sentido de atender e valorizar os direitos da criança, estimulando-a no seu desenvolvimento e trabalhando em conjunto com o professor.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:27:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:27:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lima, Fabiana de Paula. A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018
identifier_str_mv Lima, Fabiana de Paula. A relevância do profissional acompanhante terapêutico (AT) na educação infantil. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/1/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/2/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34018/3/Fabiana%20de%20Paula%20Lima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70401b877072476624caea353b0c7ca7
1ca8ab13d820693372eb72161b5cbdfa
9ba3792125361020af3b6a221d34199e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277788646014976