Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniele Alves dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Campos, Eliane Karolina B
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983
Resumo: Tomada como prática discursiva, a leitura se dá na interação entre texto, autor e leitor e é nessa interlocução que se dão os efeitos de sentido. Além disso, as práticas de leitura contribuem significativamente para o exercício pleno e responsável da cidadania. O trabalho de formação de mediadores de leitura visa capacitar sujeitos com diferentes formações (educadores, profissionais da saúde, assistentes sociais, voluntários etc.) para ações de acesso (a) e mediação de leitura, incluindo a capacitação para a montagem de salas de leitura, organização e disponibilização do acervo, além de ações de mediação da leitura propriamente dita. Essa pesquisa é embasada em um projeto de extensão aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da PUC-SP, denominado Formação de Mediadores de Leitura, coordenado pela Profª Cristiane Mori-de Angelis e vicecoordenado pela Profª Denise de Oliveira Teixeira. Este projeto visa capacitar educadores e voluntários que atuam na ONG (Organização Não Governamental) NovOlhar, com sede no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. O objetivo é o de caracterizar a formação em mediação de leitura realizada na ONG NovOlhar e, subseqüentemente, analisar a ação de mediação de leitura empreendida. Como metodologia, foram analisados os Relatórios Parcial e Final do projeto de extensão e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da ONG que participaram da ação de formação e com a vice–coordenadora do projeto. Os resultados revelaram que a formação de mediadores de leitura empreendida teve efeitos bastante positivos, na medida em que conscientizou os educadores para a importância da leitura, motivou-os a ler e despertou neles o desejo de mediarem leitura para as crianças e jovens com os quais trabalham diariamente
id PUC_SP-1_50f5a9da36fe1f4826f532d6ab2c1a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28983
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mori-de Angelis, CristianeSantos, Daniele Alves dosCampos, Eliane Karolina B2022-10-18T17:42:34Z2022-10-18T17:42:34Z2008-12-03Santos, Daniele Alves dos; Campos, Eliane Karolina B. Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983Tomada como prática discursiva, a leitura se dá na interação entre texto, autor e leitor e é nessa interlocução que se dão os efeitos de sentido. Além disso, as práticas de leitura contribuem significativamente para o exercício pleno e responsável da cidadania. O trabalho de formação de mediadores de leitura visa capacitar sujeitos com diferentes formações (educadores, profissionais da saúde, assistentes sociais, voluntários etc.) para ações de acesso (a) e mediação de leitura, incluindo a capacitação para a montagem de salas de leitura, organização e disponibilização do acervo, além de ações de mediação da leitura propriamente dita. Essa pesquisa é embasada em um projeto de extensão aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da PUC-SP, denominado Formação de Mediadores de Leitura, coordenado pela Profª Cristiane Mori-de Angelis e vicecoordenado pela Profª Denise de Oliveira Teixeira. Este projeto visa capacitar educadores e voluntários que atuam na ONG (Organização Não Governamental) NovOlhar, com sede no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. O objetivo é o de caracterizar a formação em mediação de leitura realizada na ONG NovOlhar e, subseqüentemente, analisar a ação de mediação de leitura empreendida. Como metodologia, foram analisados os Relatórios Parcial e Final do projeto de extensão e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da ONG que participaram da ação de formação e com a vice–coordenadora do projeto. Os resultados revelaram que a formação de mediadores de leitura empreendida teve efeitos bastante positivos, na medida em que conscientizou os educadores para a importância da leitura, motivou-os a ler e despertou neles o desejo de mediarem leitura para as crianças e jovens com os quais trabalham diariamenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIALeituraMediadorFormação em serviçoFonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlharinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdfapplication/pdf774157https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/1/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf36abf997dc6238340f8d855c4319b706MD51TEXTDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.txtDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.txtExtracted texttext/plain235971https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/2/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.txt7e8631e2f5ad0ca761818939e45c5f88MD52THUMBNAILDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.jpgDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/3/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.jpgf2449912a4b1f71b96015d12ae6c878dMD53handle/289832023-08-02 11:56:21.437oai:repositorio.pucsp.br:handle/28983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-02T14:56:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
title Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
spellingShingle Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
Santos, Daniele Alves dos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Leitura
Mediador
Formação em serviço
title_short Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
title_full Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
title_fullStr Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
title_full_unstemmed Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
title_sort Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
author Santos, Daniele Alves dos
author_facet Santos, Daniele Alves dos
Campos, Eliane Karolina B
author_role author
author2 Campos, Eliane Karolina B
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mori-de Angelis, Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniele Alves dos
Campos, Eliane Karolina B
contributor_str_mv Mori-de Angelis, Cristiane
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Leitura
Mediador
Formação em serviço
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Mediador
Formação em serviço
description Tomada como prática discursiva, a leitura se dá na interação entre texto, autor e leitor e é nessa interlocução que se dão os efeitos de sentido. Além disso, as práticas de leitura contribuem significativamente para o exercício pleno e responsável da cidadania. O trabalho de formação de mediadores de leitura visa capacitar sujeitos com diferentes formações (educadores, profissionais da saúde, assistentes sociais, voluntários etc.) para ações de acesso (a) e mediação de leitura, incluindo a capacitação para a montagem de salas de leitura, organização e disponibilização do acervo, além de ações de mediação da leitura propriamente dita. Essa pesquisa é embasada em um projeto de extensão aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da PUC-SP, denominado Formação de Mediadores de Leitura, coordenado pela Profª Cristiane Mori-de Angelis e vicecoordenado pela Profª Denise de Oliveira Teixeira. Este projeto visa capacitar educadores e voluntários que atuam na ONG (Organização Não Governamental) NovOlhar, com sede no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. O objetivo é o de caracterizar a formação em mediação de leitura realizada na ONG NovOlhar e, subseqüentemente, analisar a ação de mediação de leitura empreendida. Como metodologia, foram analisados os Relatórios Parcial e Final do projeto de extensão e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da ONG que participaram da ação de formação e com a vice–coordenadora do projeto. Os resultados revelaram que a formação de mediadores de leitura empreendida teve efeitos bastante positivos, na medida em que conscientizou os educadores para a importância da leitura, motivou-os a ler e despertou neles o desejo de mediarem leitura para as crianças e jovens com os quais trabalham diariamente
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-18T17:42:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Daniele Alves dos; Campos, Eliane Karolina B. Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983
identifier_str_mv Santos, Daniele Alves dos; Campos, Eliane Karolina B. Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Fonoaudiologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/1/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/2/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/3/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36abf997dc6238340f8d855c4319b706
7e8631e2f5ad0ca761818939e45c5f88
f2449912a4b1f71b96015d12ae6c878d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277827221028864