A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balca, Angela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Fernando, Barros, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21635
Resumo: Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.
id RCAP_1b2915ba39f25c0d1a5bab0216d93734
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leituraFamíliaEscolaMediador de leituraFormaçãoNeste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.2017-12-21T16:25:34Z2017-12-212017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21635http://hdl.handle.net/10174/21635porCIDEHUSapb@uevora.ptndndBalca, AngelaAzevedo, FernandoBarros, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:46.209380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
spellingShingle A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
Balca, Angela
Família
Escola
Mediador de leitura
Formação
title_short A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_full A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_fullStr A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_full_unstemmed A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_sort A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
author Balca, Angela
author_facet Balca, Angela
Azevedo, Fernando
Barros, Lúcia
author_role author
author2 Azevedo, Fernando
Barros, Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balca, Angela
Azevedo, Fernando
Barros, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Mediador de leitura
Formação
topic Família
Escola
Mediador de leitura
Formação
description Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21T16:25:34Z
2017-12-21
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21635
http://hdl.handle.net/10174/21635
url http://hdl.handle.net/10174/21635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CIDEHUS
apb@uevora.pt
nd
nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136609192378368