Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983 |
Resumo: | Tomada como prática discursiva, a leitura se dá na interação entre texto, autor e leitor e é nessa interlocução que se dão os efeitos de sentido. Além disso, as práticas de leitura contribuem significativamente para o exercício pleno e responsável da cidadania. O trabalho de formação de mediadores de leitura visa capacitar sujeitos com diferentes formações (educadores, profissionais da saúde, assistentes sociais, voluntários etc.) para ações de acesso (a) e mediação de leitura, incluindo a capacitação para a montagem de salas de leitura, organização e disponibilização do acervo, além de ações de mediação da leitura propriamente dita. Essa pesquisa é embasada em um projeto de extensão aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da PUC-SP, denominado Formação de Mediadores de Leitura, coordenado pela Profª Cristiane Mori-de Angelis e vicecoordenado pela Profª Denise de Oliveira Teixeira. Este projeto visa capacitar educadores e voluntários que atuam na ONG (Organização Não Governamental) NovOlhar, com sede no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. O objetivo é o de caracterizar a formação em mediação de leitura realizada na ONG NovOlhar e, subseqüentemente, analisar a ação de mediação de leitura empreendida. Como metodologia, foram analisados os Relatórios Parcial e Final do projeto de extensão e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da ONG que participaram da ação de formação e com a vice–coordenadora do projeto. Os resultados revelaram que a formação de mediadores de leitura empreendida teve efeitos bastante positivos, na medida em que conscientizou os educadores para a importância da leitura, motivou-os a ler e despertou neles o desejo de mediarem leitura para as crianças e jovens com os quais trabalham diariamente |
id |
PUC_SP-1_50f5a9da36fe1f4826f532d6ab2c1a4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28983 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mori-de Angelis, CristianeSantos, Daniele Alves dosCampos, Eliane Karolina B2022-10-18T17:42:34Z2022-10-18T17:42:34Z2008-12-03Santos, Daniele Alves dos; Campos, Eliane Karolina B. Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983Tomada como prática discursiva, a leitura se dá na interação entre texto, autor e leitor e é nessa interlocução que se dão os efeitos de sentido. Além disso, as práticas de leitura contribuem significativamente para o exercício pleno e responsável da cidadania. O trabalho de formação de mediadores de leitura visa capacitar sujeitos com diferentes formações (educadores, profissionais da saúde, assistentes sociais, voluntários etc.) para ações de acesso (a) e mediação de leitura, incluindo a capacitação para a montagem de salas de leitura, organização e disponibilização do acervo, além de ações de mediação da leitura propriamente dita. Essa pesquisa é embasada em um projeto de extensão aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da PUC-SP, denominado Formação de Mediadores de Leitura, coordenado pela Profª Cristiane Mori-de Angelis e vicecoordenado pela Profª Denise de Oliveira Teixeira. Este projeto visa capacitar educadores e voluntários que atuam na ONG (Organização Não Governamental) NovOlhar, com sede no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. O objetivo é o de caracterizar a formação em mediação de leitura realizada na ONG NovOlhar e, subseqüentemente, analisar a ação de mediação de leitura empreendida. Como metodologia, foram analisados os Relatórios Parcial e Final do projeto de extensão e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da ONG que participaram da ação de formação e com a vice–coordenadora do projeto. Os resultados revelaram que a formação de mediadores de leitura empreendida teve efeitos bastante positivos, na medida em que conscientizou os educadores para a importância da leitura, motivou-os a ler e despertou neles o desejo de mediarem leitura para as crianças e jovens com os quais trabalham diariamenteporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIALeituraMediadorFormação em serviçoFonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlharinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdfapplication/pdf774157https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/1/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf36abf997dc6238340f8d855c4319b706MD51TEXTDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.txtDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.txtExtracted texttext/plain235971https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/2/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.txt7e8631e2f5ad0ca761818939e45c5f88MD52THUMBNAILDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.jpgDaniele Alves dos Santos, Eliane Karolina B. Campos - TCC .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/3/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.jpgf2449912a4b1f71b96015d12ae6c878dMD53handle/289832023-08-02 11:56:21.437oai:repositorio.pucsp.br:handle/28983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-02T14:56:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar |
title |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar |
spellingShingle |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar Santos, Daniele Alves dos CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Leitura Mediador Formação em serviço |
title_short |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar |
title_full |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar |
title_fullStr |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar |
title_full_unstemmed |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar |
title_sort |
Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar |
author |
Santos, Daniele Alves dos |
author_facet |
Santos, Daniele Alves dos Campos, Eliane Karolina B |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Eliane Karolina B |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mori-de Angelis, Cristiane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniele Alves dos Campos, Eliane Karolina B |
contributor_str_mv |
Mori-de Angelis, Cristiane |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA Leitura Mediador Formação em serviço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Mediador Formação em serviço |
description |
Tomada como prática discursiva, a leitura se dá na interação entre texto, autor e leitor e é nessa interlocução que se dão os efeitos de sentido. Além disso, as práticas de leitura contribuem significativamente para o exercício pleno e responsável da cidadania. O trabalho de formação de mediadores de leitura visa capacitar sujeitos com diferentes formações (educadores, profissionais da saúde, assistentes sociais, voluntários etc.) para ações de acesso (a) e mediação de leitura, incluindo a capacitação para a montagem de salas de leitura, organização e disponibilização do acervo, além de ações de mediação da leitura propriamente dita. Essa pesquisa é embasada em um projeto de extensão aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da PUC-SP, denominado Formação de Mediadores de Leitura, coordenado pela Profª Cristiane Mori-de Angelis e vicecoordenado pela Profª Denise de Oliveira Teixeira. Este projeto visa capacitar educadores e voluntários que atuam na ONG (Organização Não Governamental) NovOlhar, com sede no bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo. O objetivo é o de caracterizar a formação em mediação de leitura realizada na ONG NovOlhar e, subseqüentemente, analisar a ação de mediação de leitura empreendida. Como metodologia, foram analisados os Relatórios Parcial e Final do projeto de extensão e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os profissionais da ONG que participaram da ação de formação e com a vice–coordenadora do projeto. Os resultados revelaram que a formação de mediadores de leitura empreendida teve efeitos bastante positivos, na medida em que conscientizou os educadores para a importância da leitura, motivou-os a ler e despertou neles o desejo de mediarem leitura para as crianças e jovens com os quais trabalham diariamente |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:42:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Daniele Alves dos; Campos, Eliane Karolina B. Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983 |
identifier_str_mv |
Santos, Daniele Alves dos; Campos, Eliane Karolina B. Fonoaudiologia e mediação de leitura: análise de uma prática na Ong NovOlhar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Fonoaudiologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/1/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/2/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28983/3/Daniele%20Alves%20dos%20Santos%2c%20Eliane%20Karolina%20B.%20Campos%20-%20TCC%20.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36abf997dc6238340f8d855c4319b706 7e8631e2f5ad0ca761818939e45c5f88 f2449912a4b1f71b96015d12ae6c878d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277827221028864 |