Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo construir uma sequência didática que seja suficientemente significativa na formação de professores de pedagogia, de forma que possam perceber como deve ser introduzido o número decimal no ensino fundamental para despertar no aluno a necessidade de sua criação em diversas situações e que sejam trabalhados, o mais amplamente possível, os erros, as dificuldades e os obstáculos didáticos que são encontrados no processo da construção da ideia de números decimal. A construção da sequência se apoiou em resultados de pesquisas e esse estudo justificou-se por meio de teorias, tais como a de Schulman sobre a base de conhecimento para o ensino; na Teoria dos Registros de Representações de Duval, e por meio da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Foram analisadas três pesquisas. Da primeira pesquisa, foram obtidas as categorias de conhecimento do que o professor precisa saber para promover a aprendizagem dos alunos, assim como os resultados da pesquisa sobre esses conhecimentos em relação aos números decimais. Da segunda, foram obtidos os contextos (matemático, monetário, medida) em que se deve trabalhar o ensino do número decimal e alguns aspectos em que podemos obter diferentes pontos de vista do número decimal. Da terceira pesquisa, foram obtidos os resultados, tanto positivos como negativos, da aplicação de uma sequência didática para o ensino dos números decimais em alunos da 3ª série do ensino fundamental que nortearam as escolhas das variáveis a serem utilizadas na sequência didática a ser construída. O estudo de Pérez forneceu sugestões de diferentes formas de introduzir o ensino de números decimais e algumas possíveis articulações entre essas formas |
id |
PUC_SP-1_538692bd1425b57801dd6d6fb9d81fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31181 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Manrique, Ana LúciaFernandes, Giselle Probst do Amaral2023-02-28T22:38:43Z2023-02-28T22:38:43Z2011-06-17Fernandes, Giselle Probst do Amaral. Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181Este trabalho tem como objetivo construir uma sequência didática que seja suficientemente significativa na formação de professores de pedagogia, de forma que possam perceber como deve ser introduzido o número decimal no ensino fundamental para despertar no aluno a necessidade de sua criação em diversas situações e que sejam trabalhados, o mais amplamente possível, os erros, as dificuldades e os obstáculos didáticos que são encontrados no processo da construção da ideia de números decimal. A construção da sequência se apoiou em resultados de pesquisas e esse estudo justificou-se por meio de teorias, tais como a de Schulman sobre a base de conhecimento para o ensino; na Teoria dos Registros de Representações de Duval, e por meio da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Foram analisadas três pesquisas. Da primeira pesquisa, foram obtidas as categorias de conhecimento do que o professor precisa saber para promover a aprendizagem dos alunos, assim como os resultados da pesquisa sobre esses conhecimentos em relação aos números decimais. Da segunda, foram obtidos os contextos (matemático, monetário, medida) em que se deve trabalhar o ensino do número decimal e alguns aspectos em que podemos obter diferentes pontos de vista do número decimal. Da terceira pesquisa, foram obtidos os resultados, tanto positivos como negativos, da aplicação de uma sequência didática para o ensino dos números decimais em alunos da 3ª série do ensino fundamental que nortearam as escolhas das variáveis a serem utilizadas na sequência didática a ser construída. O estudo de Pérez forneceu sugestões de diferentes formas de introduzir o ensino de números decimais e algumas possíveis articulações entre essas formasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e MetodológicosPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de números decimaisFormação de professoresConcepções de alunosSequências didáticasUma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdfapplication/pdf795070https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/1/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf891c9fd421e8cdf82f8164a839c8aa24MD51TEXTGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.txtGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain261449https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/2/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.txt490663d7bcdaaee893543ce070fa56b5MD52THUMBNAILGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.jpgGISELLE PROBST DO AMARAL FERNANDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/3/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.jpg03f8ccf436b11d83d4a49c4e32839bd3MD53handle/311812023-03-01 01:07:41.884oai:repositorio.pucsp.br:handle/31181Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:07:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental Fernandes, Giselle Probst do Amaral CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de números decimais Formação de professores Concepções de alunos Sequências didáticas |
title_short |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Fernandes, Giselle Probst do Amaral |
author_facet |
Fernandes, Giselle Probst do Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Manrique, Ana Lúcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Giselle Probst do Amaral |
contributor_str_mv |
Manrique, Ana Lúcia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de números decimais Formação de professores Concepções de alunos Sequências didáticas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de números decimais Formação de professores Concepções de alunos Sequências didáticas |
description |
Este trabalho tem como objetivo construir uma sequência didática que seja suficientemente significativa na formação de professores de pedagogia, de forma que possam perceber como deve ser introduzido o número decimal no ensino fundamental para despertar no aluno a necessidade de sua criação em diversas situações e que sejam trabalhados, o mais amplamente possível, os erros, as dificuldades e os obstáculos didáticos que são encontrados no processo da construção da ideia de números decimal. A construção da sequência se apoiou em resultados de pesquisas e esse estudo justificou-se por meio de teorias, tais como a de Schulman sobre a base de conhecimento para o ensino; na Teoria dos Registros de Representações de Duval, e por meio da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Foram analisadas três pesquisas. Da primeira pesquisa, foram obtidas as categorias de conhecimento do que o professor precisa saber para promover a aprendizagem dos alunos, assim como os resultados da pesquisa sobre esses conhecimentos em relação aos números decimais. Da segunda, foram obtidos os contextos (matemático, monetário, medida) em que se deve trabalhar o ensino do número decimal e alguns aspectos em que podemos obter diferentes pontos de vista do número decimal. Da terceira pesquisa, foram obtidos os resultados, tanto positivos como negativos, da aplicação de uma sequência didática para o ensino dos números decimais em alunos da 3ª série do ensino fundamental que nortearam as escolhas das variáveis a serem utilizadas na sequência didática a ser construída. O estudo de Pérez forneceu sugestões de diferentes formas de introduzir o ensino de números decimais e algumas possíveis articulações entre essas formas |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:38:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Fernandes, Giselle Probst do Amaral. Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181 |
identifier_str_mv |
Fernandes, Giselle Probst do Amaral. Uma sequência didática para o ensino dos números decimais para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Matemática: Fundamentos Teóricos e Metodológicos |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/1/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/2/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31181/3/GISELLE%20PROBST%20DO%20AMARAL%20FERNANDES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
891c9fd421e8cdf82f8164a839c8aa24 490663d7bcdaaee893543ce070fa56b5 03f8ccf436b11d83d4a49c4e32839bd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277878632710144 |